Spike Lee | © HBO Portugal

Spike Lee apresenta NYC EPICENTERS 9/11➔2021½ na HBO Portugal

Numa viagem especial, Spike Lee apresenta ao mundo NYC EPICENTERS 9/11, um retrato dos momentos mais impactantes em Nova Iorque. Estreia na HBO Portugal.

Num relato que se divide em quatro partes, o aclamado realizador Spike Lee (“4 Meninas – Uma História Real”) apresenta ao mundo a sua visão de duas décadas de momentos impactantes na vida dos nova-iorquinos. Celebrando a cidade, os seus residentes e a sua resiliência, Lee une as histórias, memórias e percepções dos que foram testemunhas oculares dos maiores desafios de Nova Iorque em “NYC EPICENTERS 9/11➔2021½”.

Com estreia marcada na HBO Portugal no dia 23 de agosto, o documentário reúne mais de 200 entrevistas com relatos em primeira mão de residentes de todas as esferas da sociedade, incluindo socorristas, políticos e jornalistas, mas também do próprio Spike Lee e a sua família e amigos.

Lê Também:
Os 10 melhores filmes de Spike Lee

“NYC EPICENTERS 9/11➔2021½” aborda não só as consequências dos devastadores ataques terroristas de 11 de setembro mas também os acontecimentos mais recentes da história da nação como a pandemia global a decorrer e a urgência do movimento Black Lives Matter, que se sentiu por todos os EUA nos últimos meses. Captando o sabor e alma da cidade de Nova Iorque, “a maior cidade na terra de Deus” segundo palavras do próprio realizador, esta abordagem visa explorar a resistência e coragem, realçando a capacidade inata de se recuperar, reconstruir e resistir.

Em forma de homenagem, Spike Lee inclui no documentário cenas de filmes clássicos, para amplificar os seus temas, juntando previsões como “Não Dês Bronca” e “Infiltrado”, ou intercalando com cenas de filmes como “Há Lodo no Cais”, “Casablanca”, “Um Dia em Nova Iorque”, assim como personalidades culturais como Leonard Bernstein, na sua narrativa.

Spike Lee
Spike Lee presta homenagem a Nova Iorque no seu novo trabalho © HBO Portugal

O documentário reúne em si um coro de vozes que procura reflectir a diversidade da própria cidade de Nova Iorque, incluindo entrevistados como Jon Stewart, Rosie Perez, Jeffrey Wright, John Turturro; os políticos Chuck Schumer, Bill De Blasio, Alexandria Ocasio-Cortez, Ron Kim, Mondaire Jones, Stacey Plaskett, Ritchie Torres, Muriel Bowser; profissionais médicos Dr. Anthony Fauci, Dr. Ian Lipkin, Dr. Fritz Francois; membros do Departamento de Bombeiros de Nova Iorque; operadores de máquinas do Ground Zero; engenheiros, arquitetos, jornalistas e repórteres.

De peso emocional, e com um toque provocador, “NYC EPICENTERS 9/11➔2021½” é uma homenagem a Nova Iorque e é nos aprsentado pela 40 Acres and a Mule, via HBO Documentary Films.

Vais aproveitar para ver este documentário na HBO Portugal?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2329 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.