Spike Lee

Os 10 melhores filmes de Spike Lee

De “Os Bons Amantes” a “BlacKkKlansman”, a carreira de Spike Lee é uma montanha-russa de experimentação cinematográfica e retórica política que tanto entretém como galvaniza os espetadores que têm o privilégio de experienciar tais maravilhas do grande ecrã.

1 de 11

Spike Lee é um dos cineastas mais importantes do atual panorama americano, tendo esculpido sua posição de destaque na tradição fílmica do seu país com obras tão excecionais como “Não Dês Bronca” e “Malcolm X”. Devido ao teor altamente político e desbocado do seu cinema e discurso pessoal, este é um realizador que tende a ser relativamente menosprezado dentro e fora da sua nação, mas, de vez em quando, lá Hollywood se digna a honrá-lo devidamente.

Há uns anos, o cineasta foi homenageado com um Óscar Honorário e, este ano, finalmente foi nomeado na categoria de Melhor Realizador e ganhou um troféu competitivo pelo argumento adaptado de “BlacKkKlansman: O Infiltrado”. Esses prémios doirados não significariam nada, contudo, se Lee não tivesse para sempre mudado o cinema como fez, abrindo as portas a um renascimento da expressão afro-americana no grande ecrã. Muitos são os cineastas que lhe devem a inspiração para suas carreiras. A figurinista Ruth E. Carter e o diretor de fotografia Matthew Libatique, por exemplo, apontam para este cineasta como a razão pela qual começaram a trabalhar no cinema.

bamboozled spike lee
BAMBOOZLED é um dos filmes mais ambiciosos de Spike Lee.

Por todas essas razões, e porque este mês se celebra o 62º aniversário deste mestre da sétima arte, decidimos explorar a filmografia de Spike Lee e selecionar quais são as suas melhores e mais importantes obras. Colocámos de parte seus trabalhos televisivos e formidáveis documentários para nos focarmos principalmente nas longas-metragens de ficção, mesmo aquelas que nunca chegaram aos cinemas portugueses.

Antes de indicarmos este nosso top 10 Spike Lee, convém fazer uma menção honrosa. Apesar do seu estatuto e importância, este é um cineasta cuja filmografia é marcada por uma extrema oscilação qualitativa de projeto para projeto. Tratando-se Lee de um realizador altamente ambicioso, mesmo a nível técnico, esta é uma condição facilmente explicável, mesmo que agravante para seus fãs. “Bamboozled” é o melhor exemplo de um filme que sofre pela ambição desmesurada do seu criador, sendo uma formidável documentação da relação entre o público e a herança cultural americana para com a caricatura humilhante de afro-americanos. Porém, trata-se também de um poço sem fundo de incoerências narrativas e escolhas formais arriscadas que nem sempre pagam seus dividendos. Merece respeito, mas não tanta aclamação como outras obras de Lee.

Lê Também:
Óscares 2019 | Quem é Ruth E. Carter?

Com tudo isto dito, passemos à nossa lista final. Basta seguires as setas para passares os slides que estão ordenados por ordem crescente de qualidade. Por outras palavras, na última página encontrarás aquele que nós definimos como o melhor filme de Spike Lee.

1 de 11

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *