© LucasFilm

Star Wars: Porque razão a Trilogia exibida no Disney+ é diferente do original?

Star Wars é uma das trilogias mais influentes da história, mas sabias que a versão disponível em 2023 é diferente das originais?

Lançado em 1977, “Guerra das estrelas” tornou-se um imediato sucesso e originou uma das sagas mais influentes da história do cinema moderno.  No entanto, a versão que encantou gerações em 1977 é um pouco diferente da que está disponível ao público na plataforma da Disney+.

© LucasFilm

Ao longo dos anos, a trilogia original tem sido alvo de remasterizações, atualizações de efeitos visuais e adição de cenas. Já para não falar da adição do subtítulo “Uma Nova Esperança” em 1980, aquando da estreia de “O Império Contra-Ataca”.

De todas estas alterações, talvez a mais crucial para a narrativa é a que envolve Han Solo (Harrison Ford) a conversar com Greedo (Larry Ward), um criminoso perigoso, num bar alienígena. A dupla está sentada numa mesa no canto, onde Greedo ameaça Han. Han estende a mão sob a mesa e envolve o dedo no gatilho da sua arma. Antes que Greedo consiga atirar, Han dispara sob a mesa, abatendo o criminoso.




Lê Também:   Star Wars | Toda a cronologia de uma galáxia muito distante

A controvérsia à volta desta cena vem da ideia de que aquele que é suposto ser um “herói” mata alguém indefeso. Nos anos 90, George Lucas procurou retrabalhar a cena para que Greedo disparasse primeiro e só depois, Solo puxasse da arma em legítima defesa. O que altera profundamente a situação e a concepção do próprio Han Solo enquanto personagem.

Nestas versões mencionadas, os fãs começaram também a notar diferenças na temperatura da cor e na qualidade melhorada da imagem.

AS VÁRIAS ALTERAÇÕES POR QUAL STAR WARS PASSOU AO LONGO DOS ANOS

Lê Também:   Star Wars | Conhece o futuro da saga

Por mais influente que a trilogia iniciada por George Lucas seja, não deixa de ser curioso que apenas tenhamos acesso a modernizações e atualizações e não às versões originais.

És fã da trilogia “Star Wars” original? Ou preferes as sequelas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *