StarCraft II DeepMind

StarCraft II | Stream do DeepMind sobre Inteligência Artificial

DeepMind vai partilhar as suas inovações no mundo da Inteligência Artificial em StarCraft II num interessante livestream.

Inteligência artificial (IA) era apenas um conceito que apareceu primeiro em livros de ficção cientifica, sendo tornado realidade nos anos 50. Esta área de estudo é cada vez mais estudada à media que se fazem avanços no mundo da tecnologia. E é mesmo isso que DeepMind faz. A empresa estuda IA inspirada em neurociência, desenvolvendo algoritmos de aprendizagem automática e aplicando-os em desafios. DeepMind foi fundado em Londres no ano de 2010, tendo publicado já mais de 200 artigos e sendo 7 destes destacados nas revistas científicas Nature e Science – algo nunca feito antes por um laboratório de computação científica. Um dos seus projetos mais conhecidos foi AlphaGo, um computador que derrotou o campeão mundial de Go em 2016. Esse avanço foi tão importante que existe um documentário no Netflix sobre ele. A firma utiliza os jogos para estudar, mas com o objetivo de aplicar os seus resultados nas áreas da ciência, energia e saúde. Esse foco deve-se ao facto de que os ambientes dos jogos simulados fornecem uma plataforma perfeita para desenvolver e testar algoritmos de IA rapidamente e de maneira eficiente.

Lê Também:
Guia dos Videojogos para 2019

StarCraft II não foi escolhido ao calhas – existe um conjunto de razões que o faz um jogo perfeito para estudo. Este jogo é um dos mais desafiantes do género, sendo também um dos jogos competidos há mais tempo em eSports. Sendo um RTS (real-time strategy) oferece problemas difíceis de resolver e incerteza, assim como requer a capacidade de planeamento e racionalização espacial. Não possui apenas uma estratégia, obrigando o IA a explorar novas maneiras de resolver as situações. A grande diversidade de edifícios e combinações tem muita influência nisto, visto que existe um número infinito de possibilidades. Enquanto que em jogos como Xadrez e Go vê-se tudo, em StarCraft II os jogadores têm de investigar o mapa para descobrirem toda a informação oculta. Também enquanto nesses jogos as jogadas são alternadas entre o jogador e o adversário, neste RTS tudo acontece ao mesmo tempo. Assim todos os movimentos têm consequências, mas estas não são imediatas – cada passo importa.

Apesar de muitos jogos terem modos em que é o jogador contra o computador, sendo referido como IA, as escolhas que este faz são predefinidas e não é na realidade uma verdadeira Inteligência Artificial.

Em 2017 a Blizzard e o DeepMind lançaram um conjunto de ferramentas open-source conhecido como PySC2 aos investigadores de IA e machine learning. Com esses meios foram efetuados avanços na investigação, habilitando o IA a entender as regras básicas do jogo e a efetuar algumas estratégias básicas.

Hoje, dia 24 de janeiro, entre as 17h e as 19h em Portugal, vai ser transmitido um livestream do DeepMind onde vão partilhar detalhes sobre a sua pesquisa em StarCraft II. O evento vai ser emitido no canal de Youtube do DeepMind e no canal do StarCraft de Twitch.

Se te interessas por novas tecnologias passa pelo livestream e vê os seus avanços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *