Street Food

Street Food | Uma viagem deliciosa pelas ruas do mundo

Num mundo globalizado, onde o homem tende a preferir o McDonald’s à comida tradicional quando viaja, “Street Food” mostra o poder social e económico dos pequenos negócios de rua.

1 de 10

“Street Food” explora as particularidades de várias cidades e países da Ásia, na procura de tradições culinárias através de pratos típicos mas também de reinvenções dos mesmos, que passam frequentemente de geração em geração. Apesar de ainda não haver a confirmação de mais temporadas, será de esperar que venham mais com destinos continentais diferentes, pois mesmo descrição da série refere sempre os sabores do mundo e não exclusivamente da Ásia.

Para nós, ocidentais, este documentário é delicioso (e peço desculpa pela óbvia escolha de palavras). Para além da parte culinária interessante (que pode ajudar quem está na área a retirar boas ideias), este documentário tem um papel pedagógico muito importante. Não só nos ajuda a descobrir os “cantinhos do mundo” como nos mostra os costumes tão diferentes dos nossos. A Ásia tem realmente esta tradição muito forte da comida de rua, que cá pela Europa vai crescendo especialmente com negócios importados de lá ou inspirados neles. Em Portugal encontram-se alguns kebabs e pequenas lojas de noodles (e não falo nas roulottes por não serem, na maioria, negócios fixos) e, ao viajar, apercebi-me que realmente temos um grande défice dessa tradição. Apesar de enchermos frequentemente as esplanadas do país, é engraçado comparar e perceber que só recentemente começámos a ter, por exemplo, os típicos mercados de Natal com as barracas de comida, que foi algo que sempre encontrei (sim, viajei sempre muito pelo Natal!) nos vários países europeus que visitei.

mapa
Mapa com os locais retratados na série (elaborado pela autora)

Quem gosta dos programas de competição culinária ou dos famosos programas da Netflix como o “Chef’s Table” (cujos criadores são os mesmos), este documentário será certamente interessante, mas para aqueles que adoram viajar e conhecer as particularidades dos diferentes sítios do mundo, “Street Food” é um must. Este documentário é uma autêntica viagem geográfica e também no tempo, pois estes negócios de comida de rua acompanham frequentemente gerações e gerações de famílias. “Street Food” é mais do que um documentário sobre tradições culinárias, é um testemunho de idosos quase centenários que dedicaram (e continuam a dedicar) a sua vida à comida, é um testemunho da vida social daqueles países, é um testemunho do império das tradições e costumes num mundo onde os gigantes reinam.

Posto isto, se ainda não vos convenci a ver a série, que tal uma pequena viagem (sem “spoilers”!) pelas cidades e países retratados na série? Vamos a isso!

1 de 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *