Bran Stark e Jon Snow em "Game of Thrones" |©HBO

Game of Thrones | Livros terão um final diferente

“Game of Thrones” terminou a sua aventura na televisão mas os livros continuam. George R. R. Martin confirmou que fará um final diferente.

Na legião de fãs que “Game of Thrones” conseguiu assegurar, muitos são aqueles que começaram por ler os livros de George R. R. Martin, e só depois a ver a série da HBO. Ao longo das oito temporadas, foi por isso inevitável que muitas teorias dos fãs viessem diretamente da informação que tinham dos livros, porque embora não fossem sempre explícitas nos episódios, os fãs sabiam que existiam e que tinham origem na mente de George R. R. Martin, o criador deste universo.

Com uma última temporada que pareceu abrupta para muitos seguidores, com pouco enredo e uma falta de desenvolvimento ajustado das personagens, os fãs reagiram e criaram insluive uma petição online para pedir uma nova temporada completa, como se esta última nunca tivesse existido. Tal não irá acontecer mas, para aqueles que desejam mesmo um final diferente, ainda há uma réstia de esperança: “The Winds of Winter”, o próximo livro de Martin.

Lê Também:
Game of Thrones: Desilusão ou Final Épico?

Num post do seu blog, intitulado “An Ending” (“Um Fim”), o autor fala sobre o futuro do seu próximo livro e como o seu final de “Game of Thrones” irá ser diferente do que foi apresentado a semana passada às audiências. Martin não deixa no entanto de começar o seu post com uma retrospectiva a como tudo começou e com um agradecimento a todos os envolvidos na série, incluindo David Benioff e D.B. Weiss, os criadores da série televisiva, e à HBO por ter acolhido o projecto.

Eu não tinha ideia, naquela tarde [no Palm], que estava prestes a embarcar em uma jornada que mudaria a minha vida. Eu tinha optado por livros e histórias para televisão e cinema antes. Alguns até foram feitos. Não havia como saber que este seria diferente, que este piloto não só seria gravado, mas iria continuar para se tornar a série de maior sucesso na história da HBO, ganhar um número recorde de Emmy Awards, tornar-se a série mais popular (e mais pirateada) do mundo, e transformar um grupo de telentosos e desconhecidos actores em grandes celebridades e estrelas. Aina menos imaginei que eu, de alguma forma, também me tornaria uma celebridade… e, verdade seja dita, ainda não tenho a certeza de como tudo aconteceu.”

Sobre o livro no entanto, George R. R. Martin refere que apesar do atraso evidente da publicação do próximo capítulo, garante aos fãs que o mesmo irá sair (a previsão inicial era 2016). Sem avançar datas para não prejudicar o trabalho, garante aos fãs que “Winds of Winter” irá sair assim que possível, e que irá ser seguido por “A Dream of Spring”, possívelmente o último livro da saga. No que diz respeito ao final da história no entanto, o escritor é enimágtico, realçando que em relação à série o final poderá ser diferente ou não. Não é referido em que medida poderá divergir ou não mas sabendo que não tem um limite de horas como os criadores da série tiveram para a última temporada, Martin acredita que os seus últimos manuscritos poderão ascender às 3000 páginas e que poderá ter vários capítulos adicionados sempre que necessários.

Lê Também:
Game of Thrones | As personagens a recordar, de A a Z

O autor relembrou também os fãs que apesar do desenvolvimento da série, nem todas as personagens apareceram no pequeno ecrã, e que nos livros ainda têm espaço para serem desenvolvidas e terem um final diferente. Jeyne Poole, Lady Stoneheart, Penny e o seu porco, Skahaz Shavepate, Arianne Martel, Darkstar, Victarion Greyjoy, Ser Garlan the Gallant e Aegon VI são apenas algumas das personagens cuja história ainda é possível descobrir nas próximas sequelas. Sobre o final, George R. R. Martin foi no entanto sucinto:

Livro ou série, qual será o final ‘real’? É uma pergunta tola… Que tal isto? Eu vou escrever. Vocês vão ler. Depois todos podem pensar no final e discutir sobre isso na internet”.

Foste apenas seguidor da série ou também leste os livros?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *