Sunmi | ©Abyss Company

Sunmi | Tudo o que precisas de saber

Vem conhecer uma das mais popular artistas a solo na Coreia do Sul, Sunmi!

Sunmi é uma cantora sul coreana que, originalmente, estreou em 2007 como membro do grupo Wonder Girls. Em 2013, Sunmi estreou-se a solo, no entanto ela continuou no grupo até à separação do grupo em 2017. Aí a artista deixou a JYP Entertainment e juntou-se à Makeus Entertainment, agora Abyss Company, para continuar a sua carreira a solo.

História

sunmi kpop
Sunmi | ©Abyss Company

Sunmi nasceu como Lee Sun-Mi a 2 de Maio de 1992 em Iksan, na Coreia do Sul. Durante um episódio de “Talkmon”, a artista revelou que decidiu tornar-se numa celebridade aos 12 anos após o seu pai ter sido internado por causa de complicações de turbeculose pulmonar. A artista inspirou-se me BoA, que estreou aos 13 anos, e viu que esta era a maneira mais fácil de fazer dinheiro para tomar conta da sua mãe e dos seus irmãos. Ela veio até Seoul para fazer uma audição e tornou-se numa trainee da JYP Entertainment aos 14 anos. O seu pai, infelizmente, acabou por falecer três meses antes da sua estreia com as Wonder Girls.

A artista estreou-se com o grupo em 2007 com o single “Irony”. O grupo creceu em popularidade com as músicas “Tell Me”, “Nobody” e “So Hot”. Sunmi também participou nas actividades do grupo nos Estados Unidos, fazendo uma digressão ao lado dos Jonas Brothers.

Lê Também:   HyunA | Tudo o que precisas de saber

Já em 2010, a JYP anunciou que a artista iria colocar a sua carreira em pausa para se focar nos estudos mas concluíu as suas atividades com o grupo. Em 2012, um representante da companhia revelou que a artista continuava com a companhia mas que não haviam planos para Sunmi regressar como membro das Wonder Girls.

Em Agosto de 2013, foi anunciado o regresso da artista, estreando-se como artista a solo. Sunmi estreou com o single “24 Hours”, que foi um grande sucesso. Subsquentemente, foi lançado o seu EP “Full Moon”, com o single com o mesmo nome, que saiu em Fevereiro de 2014. A canção foi muito elogiado por ser inovativo.




sunmi kpop
Sunmi | ©Abyss Company

No ano seguinte, a JYP Entertainemtn anunciou que a artista iria regressar às Wonder Girls para o comeback do grupo, passados dois anos. O grupo regressou com um conceito de banda onde Sunmi tocava baixo. Em Agosto, o grupo lançou o álbum “Reboot”, onde Sunmi co-escreveu e co-produziu três músicas. Em 2016, Sunmi escreveu e produziu duas músicas presentes no EP “Why So Lonely”, incluindo o single com o mesmo nome.

No início de 2017, foi anunciada a separação das Wonder Girls após a companhia não ter conseguido renovar os contratos com Yeeun e Sunmi. A último música lançada pelo o grupo foi “Draw Me”, esta música também serviu como música de celebração do 10º aniversário do grupo. Em Março desse ano, a artista assinou contrato com a Makeus Entertainment e nesse Agosto, lançou o single “Gashina”, que foi produzida por Ted Park da The Balck Label. A música teve um grande sucesso tendo sido a terceira melhor música k-pop do ano de 2017, segundo a Billboard.

Lê Também:   K-Pop | As Músicas da Década

Sunmi regressou no início de 2017 com o single “Heroine”, que foi descrito como uma prequela de “Gashina”. Em Setembro desse ano, SUnmi lançou o EP “Warning”, com o single “Siren”. A música foi um sucesso em todos os programas de música. De Fevereiro a Junho de 2019, a artista fez a sua primeira digressão mundial, passando por 18 cidades na Ásia, America e Europa. A meio da digressão, ela lançou o single “Noir” e após a digressão lançou o single “Lalalay”.




sunmi kpop
Sunmi | ©Abyss Company

Já em Fevereiro de 2020, a artista lançou o single “Gotta Go” como parte da banda sonora da série “XX”, onde fez um pequeno cameo. O vídeo de dança desta música acabou por se tornar no vídeo mais popular do canal da artista. Sunmi fez um novo comeback em Junho com “Pporappippam”. No mês seguinte, Sunmi tornou-se na cara da versão coreana do jogo “Yokai Kitchen”. Em Agosto, ela fez duas colaborações: a primeira com J. Y. Park com a música “When We Disco”, e a segunda com Park Won com a música “Oh Yeah”.

Lê Também:   K-Pop | As músicas mais icónicas que deves conhecer

Em Fevereiro de 2021, a artista lançou “Tail” e em Agosto lançou o EP “1/6”, com o single “You Can’t Sit With Us”. Já em Outubro, Sunmi lançou o single digital “Go or Stop?”, que foi uma colaboração com DWG KIA, uma equipa de esport de “League of Legends” que foi campeão mundial em 2020.

Já este ano (2022), a artista lançou “Heart Burn” e fez uma nova digressão mundial, começando na Europa indo aos Estados Unidos e acabando na Coreia do Sul. Também neste ano, Sunmi foi a escolhida para substituir Jessi no programa que agora é conhecido como “Sunmi Show! Interview”.

Já conhecias a artista?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *