BoA | Tudo o que precisas de saber
[tps_header]
Pela primeira vez, um ‘Tudo que Precisas de Saber’ vai focar-se num artista a solo. Desta vez é BoA, um das artistas mais queridas da indústria k-pop!
BoA é uma cantora, produtora e atriz sul coreana que tem estado ativa na Coreia do Sul e Japão. Ela é conhecida como a “Rainha de K-Pop” e foi reconhecida como uma das artistas com mais sucesso e mais influenciadoras do país.
[/tps_header]
História
O nome verdadeiro dela é Kwon Bo-ah, tendo nascido a 5 de Novembro de 1986 em Guri. Com apenas 11 anos, ela acompanhou o seu irmão mais velho a uma audição para a SM. Embora tenha sido o seu irmão a ir à audição como break dancer, BoA capturou a atenção da companhia e recebeu um contrato nesse mesmo dia. Os seus pais, inicialmente, era contra ela deixar a a escola para entrar na industria do entretenimento, mas o irmão dela conseguiu convence-los. Ela referiu que a sua inspiração nos seus primeiros anos como cantora foi Seo Taiji.
Ela treinou durante 2 anos, envolvendo treino vocal, dança, inglês e japonês, e aos 13 anos fez a sua estreia com o álbum “ID: Peace B” em Agosto de 2000, com o single com o mesmo nome. O álbum teve um sucesso moderado no país e poucos meses depois, a companhia falou com a companhia japonesa Avex Trax para a lançar no mercado japonês.
Ela foi forçada a sair da escola no início de 2001 e lançou o mini-álbum “Don’t Start Now”. Depois deste lançamento, ela fez um pequeno hiatus em promoções na Coreia do Sul para se focar no mercado japonês. O álbum de estreia japonês foi “Listen to My Heart” que foi lançado em Março de 2002, que acabou por ser o álbum que catapultou a carreia de BoA. Ela promoveu o álbum com vários singles: “ID: Peace B”, “Amazing Kiss”, “Kimochi wa Tsutawaru”, “Listen to My Heart” e “Every Heart: Minna no Kimochi”.
Depois dos ataques de 11 de Setembro, ela gravou a música “The Meaning of Peace” com Kumi Koda, num projeto solidário. De 2001 a 2007, ela fez um programa de rádio no Japão chamado “Beat It BoA’s World”.
Após o lançamento “Listen to My Heart”, ela lançou o seu segundo álbum coreano “No.1”, com o single com o mesmo nome, que acabou por se tornar 4º álbum mais vendido do ano na Coreia do Sul. “Jumping into the World” e “Don’t Start Now”, singles japoneses, foram lançados um mês depois. E no final do ano, ela lançou o seu segundo mini-álbum “Miracle”.
O segundo álbum japonês da artista “Valenti” (Janeiro 2003), que se tornou no seu álbum com mais vendas no Japão. 3 singles foram lançados antes do álbum com “Valenti”, “Kiseki /No.1” e “Jewel Song /Beside You: Boku o Yubo Koe”. Para apoiar o álbum a cantora fez a sua primeira digressão no Japão. Para o final desse ano, a cantora lançou dois álbuns coreanos, o primeiro foi “Atlantis Princess” e depois foi o mini-álbum “Shine We Are!”.
Em 2004, a cantora lançou o seu terceiro álbum em japonês “Love & Honesty” que foi considerado como uma mudança de estilo musical com rock e R&B no álbum. O álbum não conseguiu bater os números de “Valenti”. E para promover este álbum, BoA fez uma nova digressão no país com uma temática de sci-fi.
Ela reinventou a sua imagem para o seu 4º e 5º álbum coreano, com “My Name” a sair em Junho de 2004 e “Girls On Top”, deixando a sua imagem de ‘menina bonita’ para adotar uma imagem mais sexy. No entanto em Setembro desse ano, ela viu-se envolvida numa controvérsia no Japão quando fez uma doação para o memorial de An Jung-Geun, um ativista para a independência coreana e nacionalista.
O seu 4º álbum em japonês, “Outgrow”, saiu em Fevereiro de 2006 e chegou ao topo dos tops japoneses e teve como single “Do the Motion”. Em Maio, ela voltou a assinar contrato com a SM Entertainment até 2012. Ela também foi a voz de Heather, na versão coreana, de “Pular a Cerca”. Em Setembro, ela lançou o seu primeiro single digital coreano, “Key f Heart”. E depois fez uma digressão nos espaços Zepp.
Em Janeiro de 2007, ela lançou mais um álbum em japonês, “Made in Twenty”, onde escreveu algumas das músicas do álbum. Isto levou a que ela tomasse controlo criativo do seu 6º álbum japonês “The Face”, que foi lançado a Fevereiro de 2008. Em Junho desse ano, ela juntou-se a outros artistas para a cover inglesa de “Dedication of Love” de Wei Wei, para ajudar a angariar fundos para as vítimas do terramoto em Sichuan. Mas por causa da sua agenda, BoA não conseguiu participar.
Em Setembro desse ano, foi anunciado que ela iria fazer a sua estreia no mercado americano, na esperança de se tornar na nova Janet Jackson. O single de estreia foi “Eat You Up”, que conseguiu um lugar no Top 10 de um top da Billboard. E para promover este single, a artista cantou esta música no concerto Youtube’s Tokyo Live, depois tocou em Nova Iorque e no Jingle Ball em Anaheim.
No ano seguinte (2009), a artista lançou “Ein/Universe/Believe in Love” e depois o seu primeiro álbum em inglês, “BoA”. No Verão, a artista participou no San Francisco Pride Festival, onde cantou a música “Energetic” pela primeira vez. Em Agosto, foi lançado uma versão repackaged do álbum.
Com a sua carreia nos E.U.A. a não conseguir ganhar muita tração, a artista regressou a Ásia, lançando mais um álbum japonês, “Identity” (Fevereiro 2010), que teve como singles “Bump! Bump!” e “Mamoritai: White Wishes”. O álbum não teve o mesmo sucesso dos álbuns anteriores da artista, também porque a companhia não promoveu muito o que levou a perceber que era muito difícil para a artista manter a carreira que tinha em 3 territórios ao mesmo tempo.
(continuação)
Depois de 5 anos, BoA regressa ao mercado coreano com o álbum “Hurricane Venus” que foi lançado em Agosto de 2010. Em 2013, a artista fez a sua estreia em Hollywood com o filme “Mostra o Que Vales”, onde BoA é Aya e protagoniza o filme ao lado de Derek Hough. E para celebrar 10 anos desde a sua estreia no mercado japonês, ela lançou “Milestone”.
BoA regressou ao seu país natal para fazer parte do programa “K-Pop Star”, onde era a juíz representante da SM Entertainment ao lado de Yang Hyun-Suk da YG Entertainment e de Park Jin-Young da JYP Entertainment. A artista recebeu boas críticas em como atuou no programa.
O sétimo álbum coreano da artista foi “Only One” (Julho 2012), onde ela escreveu o single de mesmo nome, e foi um sucesso no país. Em 2013, ela fez a sua primeira digressão na Coreia do Sul, e lançou a música “Disturbance”. Em Setembro, ela estreou num drama especial, “Expect to Date”, com Choi Daniel e Im Si-Wan, o seu primeiro papel numa k-drama.
Em Março de 2014, ela foi apontada como a diretora criativa na SM Entertainment, onde ficou com a área da saúde mental dos artistas que se estreiam muito jovens. Em Setembro foi lançado mais um álbum em japonês, “Who’s Back?”, que foi seguido de uma digressão no Japão. Depois da digressão, a artista gravou o seu primeiro filme coreano, “Big Match”, ao lado de Lee Jung-Jae e Shin Ha-Kyun.
O seu oitava álbum coreano, “Kiss My Lips”, foi lançado em Maio de 2015, tendo sido o primeiro a ser totalmente escrito e produzido pela artista. O single do álbum foi “Who Are You”, onde o MV teve a participação de Suho dos EXO. Em Julho, a artista deu um concerto especial para celebrar os 15 anos desde a sua estreia, e no ano seguinte fez a mesma coisa no Japão.
Em Janeiro de 2016, foi lançado o single em inglês “Make Me Complete”, já em Junho fez uma colaboração com o rapper Beenzino, lançando o single “No Matter What”. E de Outubro a Novembro, a artista fez parte da k-drama “Listen to Love”.
No ano seguinte, a artista foi um dos produtores da segunda temporada de “Produce 101”, pouco depois lançou a música “Spring Rain”. Em Maio, a artista fez uma nova digressão no Japão. E depois lançou o single “Camo”, que tinha um som um pouco diferente das suas músicas anteriores. E em Julho lançou o single japonês “Right Here, Right Everywhere” que fez parte do drama japonês “Yanuera no Koibito”. Ela também participou no filme “Autumn Sonata” ao lado Lee Hak-Joo.
Em 2018, BoA regressou ao Japão com o álbum “Watashi Konomama de Iinokana” e foi seguido do EP “Unchained”, que ela promoveu com uma digressão no país. No entanto, em Janeiro, a artista lançou o EP coreano “Nega Dola” e depois lançou o EP “One Shot, Two Shot”. E em Outubro desse ano lançou o seu nono álbum coreano “Woman”, que teve o single com o mesmo nome.
Já em 2019, a artista lançou o single “Feedback” “com o rapper Nucksal. De seguida fez uma digressão com datas no Japão e Coreia do Sul. No final do ano, a artista lançou o single japonês “Wishing Well” e depois foi lançado o EP “Starry Night”.
Este ano, BoA faz parte do painel de juízes da versão coreana de “The Voice”, ao lado de Dynamic Duo, Sung Si-Kyung e Kim Jong-Kook.
Já conhecias esta artista? Ou ficaste a conhecê-la agora?
[tps_footer]
[/tps_footer]