The Conjuring 2 © 2016 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

Filmes de Terror inspirados em históricas verídicas

No Halloween os filmes de terror são reis mas sabes quais são ficção e os que têm uma base de verdade? Nós desvendamos as histórias verdadeiras.

Um bom filme de terror diz-se ser capaz de nos dar os maiores sustos mas também pode ser um verdadeiro jogo psicológico. Por entre histórias de brutais assassinos, possessões demoníacas ou bonecos simplesmente aterrorizantes, nós fomos descobrir quais os filmes que têm uma ponta de verdade.

Desvenda alguns dos filmes de terror mais conhecidos da sétima arte e que tiveram origem no mundo real e não apenas na cabeça de alguém.

ANNABELLE (2014)

Annabelle
A aparência de Annabelle foi alterada do mundo real para a ficção. Na realidade, a boneca é maior e considerada uma boneca de trapos. “Annabelle 3: O Regresso a Casa” | © NOS Audiovisuais

Uma boneca amaldiçoada, Annabelle apareceu pela primeira vez no cinema no universo The Conjuring. A personagem deu origem a uma saga spin-off com três filmes: “Annabelle” (2014), “Annabelle: A Criação do Mal” (2017) e “Annabelle Comes Home” (2019).

Annabelle inspira-se numa boneca Raggedy Anne que foi oferecida a uma jovem enfermeira. Depois de vários eventos misteriosos terem acontecido com o namorado da enfermeira, entre dos quais experiências traumáticas, a enfermeira chamou uma medium. A medium constatou que a boneca tinha em si um espírito de uma rapariga de 7 anos já falecida, Annabelle Higgins. Alegadamente amaldiçoada por um espírito demoníaco, diz-se que a boneca foi responsável por ataques violentos e duas experiências de quase morte. A verdadeira boneca está no Museu do Oculto, dos investigadores do paranormal Ed e Lorraine Warren, com a mensagem debaixo da caixa de vidro que não deverá ser aberta.




LIVRAI-NOS DO MAL (2014)

Filmes Terror Histórias Verídicas
Livrai-nos do Mal © 2014 Screen Gems, Inc. All Rights Reserved.

(“Deliver Us From Evil”) A história de um polícia de Nova Iorque que começou a lidar com actividade paranormal quando resolvia crimes ocorridos na cidade.




MASSACRE NO TEXAS (1974)

The Texas Chainsaw Massacre
Leatherface surgiu no cinema em 1974 © Raven Pictures International

(“The Texas Chainsaw Massacre”) O filme de 1974 centra-se no assassino da motoserra, Leatherface. Esta personagem é vagamente inspirada na vida e crimes do assassino Ed Gein, conhecido como ‘the Butcher of Plainfield’ (trad. livre: o talhante de Plainfield) ou ‘Plainfield Ghoul’ nos anos 50. Gein exumava corpos dos cemitérios e fazia lembranças dos seus ossos e pele. Tinha também um historial de usar roupas de mulher, como Leatherface fazia no filme original.




O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005)

Filmes de Terror
O Exorcismo de Emily Rose © Screen Gems

A história do filme é vagamente baseada na de Anneliese Michel, uma jovem mulher alemã que foi submetida a um exorcismo e morreu mais tarde por desnutrição e desidratação. Os seus pais e os padres envolvidos no exorcismo foram acusados por homicídio negligente.




O EXORCISTA (1973)

Halloween
©Warner Bros. Pictures

Um filme de terror que continua a assombrar audiências, “O Exorcista” tem por base um caso verdadeiro. A premisa do filme parte do caso de Roland Doe, um rapaz de 14 anos. Foi relatado que Doe foi possuído por algo sinistro, tendo sido por isso sido alvo de exorcismo por vários padres. Supostamente o exorcismo teve de ser interrompido porque Doe rasgou e atirou parte de um colchão a um padre. Dias mais tarde Doe começou a ter arranhões vermelhos a aparecerem em si, lendo-se ‘LOUIS’. Até hoje as circunstâncias à volta do que aconteceu a Roland Doe continuam a ser um mistério.




O RITUAL (2011)

The Rite
O Ritual © 2011 New Line Productions, Inc. All Rights Reserved.

(“The Rite”) Colin O’Donoghue é Michael Kovak, uma personagem cujas experiências se baseiam na história do real Padre Gary Thomas, reconhecido como um dos 14 exorcistas a trabalhar nos EUA, e certificado pelo Vaticano. A história surge de um artigo escrito pelo jornalista Matt Baglio, e o Padre Gary Thomas fez parte da equipa do filme.




OS ESTRANHOS (2008)

The Strangers 2008
Os Estranhos © 2008 – Universal Studios

(“The Strangers”) Uma crónica de uma aterradora invasão domiciliária. A história inspira-se nos violentos crimes da vida real; em parte os da Família Manson, e por outra os Homicídios de Keddie Cabin em 1981, onde quatro pessoas foram mortas por três assaltantes mascarados numa cidade da California.




PESADELO EM ELM STREET (1984)

Filmes de Terror
Pesadelo em Elm Street | © 1984 – New Line Cinema Entertainment, Inc.

No slasher de Wes Craven conhecemos Freddy Krueger, um assassino que persegue as suas vítimas enquanto elas dormem. Segundo uma entrevista dada à Vulture, Craven afirmou que a premissa do filme foi na verdade inspirada numa série de artigos do Los Angeles Times sobre jovens rapazes refugiados do Sudeste Asiático que morriam no seu sono. Segundo conta, muitos foram os homens que se começaram a recusar a dormir devido aos pesadelos, com medo que estes levassem à morte; no total morreram 26 homens durante o sono, em 1981.




POLTERGEIST (1982)

Poltergeist
Poltergeist | © 1982 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved

O clássico co-escrito por Steven Spielberg conta a história de uma família cuja casa foi construída num antigo cemitério, estando por isso afectada pelos seus violentos espíritos. A premissa é baseada na família Hermann, que afirmou ter a sua casa de Long Island, Nova Iorque, assombrada por um poltergeist. Com relatos de objectos a voarem misteriosamente pela casa, a família atribuiu os eventos ao facto da casa estar perto de um antigo cemitério de nativos americanos.




PSYCHO (1960)

Psycho
Psycho | © 1960 – Paramount Pictures

Um clássico do cinema, e de Alfred Hitchcock, “Psycho” tem origens na vida real. A história de Norman Bates e os seus problemas maternos acredita-se serem inspirados pela história de Ed Gein, um homem do Wisconsin condenado por homicídio nos anos 50 e que se acredita ter sido um serial killer.

Curiosamente, a história da obsessão de Ed Gein com decoração de casa peculiar através de restos humanos deu também origem a outro filme de terror mais tarde, “Massacre no Texas”.




SCREAM (1996)

Scream 1996
Drew Barrymore em “Scream” (1996) © Dimension Films

Uma das sagas slasher mais famosas, “Scream” inspira-se nos casos de mutilação ocorridos em Gainesville, Florida, onde vários jovens foram assassinados na comunidade da Flórida.




SUSSURROS DAS TREVAS (2021)

Filmes Terror Netflix
Sussurros das Trevas © Anna Kooris/NETFLIX

(“Things Heard & Seen”) Um filme baseado na obra de 2016, “All Things Cease to Appear” de Elizabeth Brundage, este segue um casal de Manhattan que se muda para uma vila histórica onde descobrem que o seu casamento tem sinistros segredos que envolvem a história da nova casa.

Tanto o filme como o livro baseiam-se vagamente em alegadas experiências sobrenaturais de uma casa que a autora, Elizabeth Brundage, arrendou com o seu marido.




THE AMITYVILLE HORROR (1979)

The Amityville Horror Terror
Josh Brolin e Margot Kidder © 1979 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved

A primeira versão é de 1979 mas até agora a história já deu origem a cerca de 11 filmes de terror. “The Amityville Horror” inspira-se nas experiências reais da família Lutz durante os seus 28 dias na casa de Amityville, Nova Iorque, morada 112 Ocean Avenue. Treze meses antes da família se mudar, Ronald DeFeo Jr. havia matado seis membros da sua família dentro daquela casa. A história relata como é que George Lutz, o pai da nova família, começou a experienciar actividades paranormais quando se mudaram para a casa.




THE BIRDS (1963)

Celebridades +90 anos 2022
Tippi Hedrin em “The Birds” (1963) © Universal Pictures

O clássico de Alfred Hitchcock baseia-se na short story de Daphne du Maurier mas o filme inspirou-se ainda mais em eventos da vida real. A acção foca-se numa cidade costeira californiana que foi aterrorizada por um bando de pássaros. Em 1961, foi relatado que bandos de pássaros começaram a agir desorientados numa área de Monterey Bay, tendo inclusive ido contra as casas dos habitantes sem razão aparente. Apenas anos mais tarde, em 2011, é que se apurou que tal acontecimento pode ter sido despoletado por uma toxina que causa amnésia, desorientação e convulsões aos pássaros.




THE CONJURING (2013)

Patrick Wilson e Vera Farmiga são Ed e Lorraine Warren no cinema | © Warner Bros. Entertainment Inc.

O filme que deu origem a um dos universos mais assustadores do género de terror, “The Conjuring” inspira-se na história do casal Ed e Lorraine Warren. Investigadores do paranormal, ficaram conhecidos, entre outros tantos casos, por investigarem a família Lutz e o mistério de Amityville. Os seus variados casos têm sido retratados no filme, como um caso com uma boneca assustadora.




THE HAUNTING IN CONNECTICUT (2009)

Filmes Terror Histórias Verídicas
The Haunting in Connecticut © Lionsgate

No filme de terror a história centra-se na família Campbell mas na realidade os visados foram os Snedeker. Depois de arrendarem uma casa em 1986, a família Snedeker rapidamente descobriu, após terríveis experiências, que a sua nova casa no Connecticut havia sido uma morgue. Ed e Lorraine Warren, investigadores do paranormal e demonologistas, também estiveram ligados a este caso e declararam mesmo que a casa estava repleta de demónios.



THE POSSESSION (2012)

Filmes Terror Histórias Verídicas
The Possession © 2012 – Lionsgate

A história do filme de 2012 deriva de uma história de terror escrita por Kevin Mannis, que acompanhou um artigo colocado à venda no eBay, descrito como “dybbuk box”. No folclore hebraico, dybbuk é um espírito malicioso que tem a habilidade de assombrar e possuir os vivos.




WINCHESTER (2018)

Helen Mirren
Winchester © Lionsgate

Descrito como um thriller sobrenatural, “Winchester” apresenta Helen Mirren como Sarah Winchester. O filme é baseado na verdadeira história da Casa Misteriosa Winchester, um marco histórico em San Jose, California, e a antiga residência de Sarah Winchester. O local tem permanecido um mistério pelas suas constantes renovações e relatos de actividade paranormal. Sarah Winchester mudou-se para a casa depois da sua filha morrer em criança e do seu marido morrer com tuberculose. O seu objectivo passou a ser a renovação de uma quinta que possuía apenas oito quartos, transformando o espaço, até à sua morte em 1992, numa casa com 40 quartos, 40 escadarias, 13 casas de banho, 6 cozinhas, 10 000 janelas, 2000 portas, 52 clarabóias, 47 lareiras, três elevadores, duas caves e um duche. Actualmente a Mansão Winchester está aberta a visitas.

Para ti, qual o filme/história mais aterrador desta lista?

Lê Também:
Fresh e os filmes sobre o terror dos namoros

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3061 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.