Tesla Model Y | O carro mais vendido no mundo não é perfeito
Nunca um carro elétrico fora o mais vendido do mundo, nem tão caro. Quais os seus defeitos e trunfos?
Quando se fala de carros elétricos, fala-se de Tesla. A marca de Elon Musk que massificou a venda de carros elétricos, viu o seu modelo mais recente, o Tesla Model Y, tornar-se no carro mais vendido em todo o mundo. Mesmo em Portugal, um país com um salário médio muito abaixo para um carro tão caro, foi o elétrico mais vendido e chegou a ser o carro mais vendido em alguns meses. O que o torna tão apetecível e quais as suas falhas?
Algumas coisas saltam à vista num Model Y quando o analisamos uns minutos: velocidade, autonomia, tamanho e segurança. A versão que mostramos no vídeo em baixo é a Long Range, sendo um carro que facilmente faz mais de 480km em cidade e uns 300km em autoestrada com apenas um carregamento, e que impressiona pela sua segurança. Aliás, toda a marca Tesla está de parabéns nesse aspeto, com os seus 4 modelos a serem os 4 carros com melhor classificação de sempre nos testes de colisão (tanto na Europa como nos EUA)
Por outro lado, existem alguns pontos onde a Tesla se afasta demasiado do normal e que pode não agradar a alguns condutores, principalmente a questão de praticamente quase tudo ter de ser feito e controlado a partir do ecrã principal, ou até a mais controversa e que apenas está presente no novo Model 3: os piscas em botões no volante… É uma questão de hábito? Acreditamos que sim, mas é importante experimentar primeiro. A isto junta-se a questão do carregamento, talvez o tema onde existem mais dúvidas e que claramente poderá afastar qualquer comprador, principalmente se não tiver forma de carregar o carro na sua casa ou local de trabalho.
No vídeo que podes ver a seguir, exploramos, depois de muitos quilómetros com o Tesla Model Y, o que realmente faz diferença, quais os seus pontos positivos e negativos, e aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas sobre a parte da autonomia, carregamento e carregadores. Mas claro que, no fim, o ideal será sempre experimentar, porque não é por ser o carro mais vendido do mundo que irá agradar a todos.