Eric e Donna regressam temporariamente a Point Place |©Netflix

That 90’s Show, primeira temporada em análise

A 19 de janeiro de 2023, a Netflix começou o ano com um revival algo aguardado – “That 90’s Shows: Que Loucura de Família“, sequela da comédia de sucesso “That 70’s Show”. Com participações especiais da vasta maioria do elenco original, será que esta viagem no tempo, até aos anos 90, merece ser descoberta? 

Lê Também:   Netflix em Janeiro | Novo ano, novas séries

A época dos reboots, remakes e sequelas ainda não acabou, quiçá talvez dure para sempre, num ciclo eterno de recriação de ideias prévias. Prova disso é a nova aposta da Netflix, “That 90’s Show”, uma comédia que, tal como o nome indica, se passa nos anos 90 e até aproveita para reciclar os característicos “risos enlatados”, hoje em dia ausentes da vasta maioria dos conteúdos cómicos.

Entre 1998 e 2006, “That’s 70’s Show” foi uma comédia de situação bem-sucedida, que viria a tornar-se um sucesso de culto, e que lançou a carreira de vários atores relevantes de Hollywood, como Ashton Kutcher, Mila Kunis, Topher Grace, Laura Prepon ou ainda Wilmer Valderrama. À excepção de Danny Masterson como Hyde, ator afastado do revival devido aos seus escândalos sexuais, todos estes intérpretes estão de volta, agora como adultos. Longe estão os tempos em que passavam dias ociosos de verão na cave dos Foreman, Red (Kurtwood Smith) e Kitty (Debra Jo Rupp). Longe ficam os namoricos de Jackie (Kunis) e Kelson (Kutcher), a excentricidade de Fez (Walderrama) e a eterna promessa romântica entre o protagonista Eric (Grace) e Donna (Prepon).

That 90's Show Red
Kurtwood Smith volta a interpretar Red, em todo o seu esplendor |©Netflix

Passados mais de 20 anos, a ação desta sequela decorre em 1995, e convida-nos a voltar à cave de Red e Kitty, para mais um ocioso verão na cidade fictícia de Point Place, Wisconsin. Continua a haver pouco para fazer, e fumar erva numa cave permanece a atividade predileta de um grupo de jovens. E se Eric fora o protagonista da série original, o ponto de partida desta nova história é a filha de Eric e Donna, Leia Forman (Callie Haverda), que fica em Point Place com os avós durante um verão. Por lá, irá conhecer os restantes miúdos da rua, inclusive Jay Kelso (Mace Coronel), filho de Jackie e Michael Kelso, e a cara chapada do pai.

Uma vez mais, Red e Kitty são os anfitriões e guardiões de um verão adolescente ao rubro, para felicidade de Kitty e desatino de Red. Esta dupla está impecável, como se nunca os tivéssemos deixado no início dos anos 2000, e até como se o tempo nunca tivesse passado por eles. Quanto aos miúdos, são novos, incluíndo a espevitada Gwen, a nova melhor amiga de Leia, o seu irmão Nate, a sua inteligente namorada Nikkie, o excêntrico Ozzie e ainda, como já apresentado, o encantador Jay Kelso. Aqui, Leia aprende pela primeira vez o que é pertencer verdadeiramente a um grupo, no verão em que faz 15 anos.

that 90s show netflix
De regresso à cave com um novo grupo de miúdos | © Netflix

“That 90’s Show” vence na sua capacidade de nos transportar para o passado, e de traduzir um sentimento antigo e transportá-lo para o presente. Kitty interage várias vezes com Fezo, nalgumas das melhores – e das poucas engraçadas – cenas desta nova série, e até Bob (Don Stark) está de volta como o avó de Leia. E apesar de toda a novidade apresentada em termos de personagens, a verdade é que a série vive do regresso das suas icónicas personagens, mesmo que por exemplo o Eric de Topher Grace ou a Jackie de Mila Kunis apenas gracejem o ecrã durante cerca de cinco minutos.

Quiçá, é esse mesmo o problema de “That 90’s Show”. Nunca nos afeiçoamos verdadeiramente às novas personagens, e estamos, ao invés disso, à procura de fantasmas, sempre a ansiar pelo momento em que um dos antigos protagonistas surge em cena. A dependência face ao passado leva-nos a crer que, quiçá, esta produção não fosse verdadeiramente necessária. Sim, passaram-se 20 anos, mas os planos de filmagem são os mesmos, bem como todas as localizações-chave, da cave à cisterna. No fundo, esta série pode ser uma continuação, mas o seu espírito é o de um reboot ipsis verbis.

Netflix That 90s show
Donna e Fez temporariamente de regresso à cave |©Netflix

Com o tempo e com mais algumas temporadas, se os ratings o permitirem, “That 90’s Show” poderá ganhar um espírito próprio, fruto da interação entre o novo grupo de adolescentes. Por agora, ainda não chegámos lá. Por agora, vivemos de recordações. Aliás, a série inclui até um pequeno clipe das personagens antigas nos anos 2000, tal é o nível de nostalgia evocada.

Por aí, prontos e prontas para uma autêntica viagem ao passado?

TRAILER | THAT 90’s SHOW ESTREOU A 1ª TEMPORADA NA NETFLIX

 

That 90's Show, primeira temporada em análise
Poster T1 That 90's Show

Name: That 90's Show

Description: Olá, Wisconsin! Estamos no ano de 1995, e Leia Forman, filha de Eric e Donna, vai passar o verão com os avós, onde trava amizade com uma nova geração de jovens de Point Place sob o olhar atento de Kitty e a austeridade de Red. Ela vai descobrir que o lema "sexo, drogas e rock 'n' roll" nunca morre, apenas muda de roupa.

[ More ]

  • Maggie Silva - 71
71

CONCLUSÃO

“That 90’s Show” não é particularmente engraçado mas, em sua defesa, “That 70’s Show” também nunca foi uma série de partir o coco a rir, mas antes um conteúdo capaz de nos fazer sorrir. Depois de uma primeira temporada e do primeiro verão inteiro de Leia em Point Place, a verdade é que “That 90’s Show” ainda não conseguiu criar uma identidade própria e sair da sombra da série que a antecedeu. Quiçá nas próximas férias de Natal?

Pros

  • O regresso de Kitty e de Red, ambos como presenças recorrentes no elenco;
  • As participações especiais dos protagonistas originais de “That 70’s Show”;
  • O eco dos movimentos de câmara do passado;
  • O novo elenco é verdadeiramente jovem, e não pessoas de 27 anos a desempenhar adolescentes, como aliás tinha já sucedido em “That 70’s Show”.

Cons

  • O sentimento de repetição que permeia toda a produção;
  • A incapacidade, por agora, de testemunharmos uma verdadeira união entre os miúdos novos;
  • Alguns dos membros antigos do elenco pouco apareceram nesta sequela.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply