Tilda Swinton narra filme inovador a estrear no Festival de Veneza em 2024
Tilda Swinton será a narradora do filme interativo “Impulse”, uma experiência sobre Hiperatividade e Défice de Atenção.
Sumário:
- Tilda Swinton vai narrar “Impulse”, um documentário interativo sobre Défice de Atenção;
- O filme é assinado por May Abdalla e Barry Gene Murphy e vai estrear no Programa Imersivo do Festival de Veneza em 2024;
- “Impulse” acompanhou pessoas com Défice de Atenção durante mais de 100 horas.
Com estreia marcada para o Festival de Veneza em 2024 (Biennale de Cinema), mais precisamente o seu programa imersivo, “Impulsive” é um documentário interativo que contará com a narração de Tilda Swinton.
Tilda Swinton empresta então a sua voz ao inovador projeto “Impulse: Playing With Reality”, um documentário interativo que explora a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
A sinopse oficial anuncia: “Um filme de 40 minutos interativo sobre a forma como percepcionamos o mundo à nossa volta, narrada através das histórias de quatro pessoas que procuram aceitar decisões que transformaram as suas vidas”.
É também possível seguir as redes sociais oficiais deste projeto imersivo liderado por May Abdalla e Barry Gene Murphy e que irá estrear no 81.º Festival Internacional de Cinema de Veneza.
“Impulse” é já a segunda entrada na série “Playing with Reality”, um projeto da produtora britânica Anagram que tem por objetivo utilizar formas de narrativa imersivas para representar condições de saúde mental. Aqui, a experiência com VR é utilizada a favor da narrativa. Outras co-produtoras incluem ainda a Floréal e a France Télévisions.
Documentário narrado por Tilda Swinton rumo à consciencialização
O documentário segue quatro indivíduos que se debatem com o seu diagnóstico de ADHD/ Défice de Atenção e oferece uma visão muito única para a sua forma de pensar, tomar decisões e ver o mundo. Ao todo, foram mais de 100 horas passadas com pessoas com PHDA para melhor representar a sua experiência.
As intenções de “Impulse”, de acordo com os seus criadores:
“Numa altura de crise global de saúde mental, este filme promove empatia para com uma doença profundamente incompreendida. As pessoas com TDAH são frequentemente rotuladas como desordeiras perigosas e rebeldes. A verdadeira realidade da doença é a luta contra a aceleração constante, frequentemente sobrecarregada por emoções intensas. Através de uma melhor compreensão do que impulsiona estes ritmos e da sua relação com os nossos, o projeto conduz-nos a revelações genuínas sobre como sintonizar os tempos específicos daqueles que amamos”.
Tilda Swinton narra este documentário inovador e que ajuda a compreender melhor a saúde mental de todos nós. Gostarias de ver “Impulse”?