Top MHD | Os 10 melhores trailers de 2016 (Parte III)

Os melhores trailers do ano evidenciam magnífica montagem, uma seleção de imagens de cortar a respiração e escolhas musicais verdadeiramente geniais.

 


<< Parte II | Início >>


 

5. LA LA LAND – MELODIA DE AMOR

O primeiro trailer de La La Land, ao som de “City of Stars” cantado por Ryan Gosling, pode ser mais memorável e o seu terceiro, ao som da energética canção “Someone in the Crowd”, pode ser uma melhor sumarização da narrativa, mas é o seu segundo vídeo promocional que mais nos captou a atenção. Isso deve-se grandemente ao seu uso da melhor canção do filme, “Audition”, que é cantada com lacrimosa melancolia pela maravilhosa Emma Stone. Nessa escolha, os editores do trailer conseguiram telegrafar a natureza agridoce desta obra ao mesmo tempo que sugerem a inesperada complexidade emocional do seu romance central com uma beleza extraordinária.

 

4. THE HANDMAIDEN

A propulsão sónica e frenética da música que acompanha este trailer de The Handmaiden, o novo filme do visionário coreano Chan-Wook Park, é tão fantástica que qualquer sucessão de imagens ritmadas poderia resultar num vídeo espetacular, mas os editores do quarto melhor trailer de 2016 não se ficaram pela mera competência. Ao invés disso, esta montagem de arrebatadora velocidade é um turbilhão de imagens impactantes, eróticas, perversas e perturbadoras que, mesmo assim, possuem uma beleza venenosamente sedutora. O uso de jump-cuts, movimentos repetidos, quase encravados, autênticos soluços visuais, é a cereja no topo deste eletrizante bolo.

Lê Também:
50 filmes LGBTQ+ que marcaram a História do Cinema

Consulta Também: 10 realizadores revelam segredos de famosas cenas de sexo

 

3. JACKIE

A dissecação do mito histórico através do híper artificialismo operático e cáustica anti sentimentalidade é uma proposta artística que o trailer de Jackie tem de “vender” à sua audiência. Uma audiência que, tem de se dizer, está habituada a docudramas muito mais convencionais e despidos de tais ambições. Ou seja, é um verdadeiro milagre o que este vídeo promocional consegue fazer, realçando o requinte maniento da prestação de Natalie Portman e salientando o artificialismo lírico da sua imagética – veja-se, por exemplo, o destaque dado ao plano do carro e seu solene reflexo de filmagens de arquivo. E, como já é usual nesta lista, a música, um híbrido entre o musical Camelot e a abstração sónica da composição original de Mica Levi, é estupenda.

 

2. ESQUADRÃO SUICIDA

A genialidade da campanha promocional para Esquadrão Suicida, assim como a sua absurda discrepância qualitativa em relação ao filme, já é algo quase mítico. Aliás, este trailer bombástico, ao som da “Bohemian Rapsody” dos Queen, foi o exemplo dado aos editores do filme que deveriam capturar os ritmos frenéticos desta miniatura. Editores esses que tinham sido responsáveis pelo primeiro teaser divulgado em 2015. O resultado deste esquema dos produtores foi uma calamidade cinematográfica que parece uma colagem de 50 trailers e constantes montagens musicais, mas nada disso implica que os trailers que levaram a esse fim não sejam perfeitamente espetaculares. Na verdade, ver e rever este trailer 50 vezes é uma experiência ainda melhor do que sofrer, por uma só instância, a totalidade de Esquadrão Suicida.

Lê Também:
50 filmes LGBTQ+ que marcaram a História do Cinema

Lê Ainda: Esquadrão Suicida | Os 10 melhores posters alternativos

 

1. MOONLIGHT

Ao som da maravilhosa música de Nicholas Britell desenrola-se aquele que consideramos o melhor trailer do ano, um autêntico poema visual tão evocativo quão impressionista. É raro, ou absolutamente absurdo, encarar-se a edição de trailers promocionais como um gesto artístico, mas este vídeo que veio apresentar Moonlight ao mundo da cinefilia exige tais considerações, sendo tão sensorialmente intoxicante como é magistral na sua elaboração de uma colagem de instantes que pintam um sumário do tríptico fílmico que é esta obra sobre três fases na vida de um homem afro-americano homossexual a viver em Miami. Se o filme for tão bom como o seu trailer, é fácil perceber como é que se tem vindo a tornar num dos grandes candidatos para o Óscar de Melhor Filme.

 


<< Parte II | Início >>


 

Concordas com as nossas escolhas para os melhores trailers de 2016 ou terias selecionado outros vídeos? Deixa a tua resposta e possíveis sugestões nos comentários!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *