TOP Filmes 2015 by MHD | 3. Birdman

 

<<  4. Star Wars: O Despertar da Força |   2. Divertida-Mente  >>

 

Vencedor do Óscar de Melhor Filme na última edição da Academia, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) destaca-se como uma sátira ao mundo do espetáculo e ao próprio deslumbramento que dele surge – o extremo, a extravagância, o exagero.

Auxiliado por uma metáfora constante com a embustice dos super-heróis e a vida que não existe, Alejandro González Iñárritu ressuscita um pensamento introspetivo alinhado com a perpétua luta na definição de nós mesmos. E assim nos estremece.

birdman

LÊ MAIS: Birdman, em análise

As personagens transluzem medo e abrigam-se atrás de máscaras que sabem não ser as suas faces, mas preferem ser cegas por defeito. Porque não há outra opção exequível. A Inesperada Virtude da Ignorância reflete sobre a melancolia que surge da sede de querer significar algo para os outros em detrimento de nós mesmos. A inquietação com os juízos alheios, a falsa aparência, a farsa do mundo do teatro e do cinema, a exaltação na forma de arte. Num universo em que cada vez mais se entende que o sucesso ou reconhecimento suplicam pelo absurdo, insere-se uma lógica quase sádica que nos lança olhares de censura e leva a questionar os limites do feito e da recompensa.

 

<<  4. Star Wars: O Despertar da Força |   2. Divertida-Mente  >>

 

Maria João Bilro

Sou doida por cinema - tenho um grave problema em aceitar que a minha vida não é um indie, mas tento fechar os olhos a esse pormenor e continuo a usar óculos escuros à noite e a dançar músicas dos anos 60 de forma (muito) estranha no meio da rua. Licenciada em Ciências da Comunicação, com formação em Realização e Fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *