Twice

Twice | Tudo o que precisas de saber

Aqui estamos para mais um ‘Tudo que precisas de saber’ de grupos k-pop. Desta vez é sobre as meninas de ouro do JYP Entertainment, as Twice.

As Twice são um grupo sul coreano formado pela JYP Entertainment, um dos ‘Big Three’ ou seja uma das três maiores empresas da industria k-pop, em 2015. A formação do grupo foi feita pelo programa “Sixteen”, tendo 9 membros: Nayeon Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. O grupo estreou-se a 20 de Outubro de 2015 com o EP “The Story Begins”.

1 de 10

A História

A 19 de Dezembro de 2013, a empresa anunciou que iria  formar um novo grupo feminino para estrear na primeira metade de 2014, isto seria um primeiro grupo feminino desde Miss A que estreou em 2010. No entanto, a Fevereiro de 2014, as trainees da companhia Lena e Cecilia foram confirmadas como membros do grupo 6mix, outros membros que constavam no grupo eram as trainees Nayeon, Jeongyeon, Jisoo (agora Jihyo) e Minyoung. Com a saída de Cecilia da agência, Sana foi substitui-la e as 6mix estavam prestes para estrear quando Lena também deixou o grupo, cancelando assim a estreia.

No entanto, a ideia de um novo grupo feminino não caiu por terra pois, a 11 de Fevereiro de 2015, Park Jin Young anunciou que o próximo grupo com sete membros iria ser escolhido pelo programa “Sixteen”. O programa terminou com Nayeon, Jeongyon, Jihyo, Sana, Mina, Dahyun e Chaeyoung a formarem os 7 membros do novo grupo. Contudo, a JYP decidiu aumentar o número de membros para 9, adicionando Tzuyu, como a escolha do público já que ela era a pessoa mais popular do programa, e Momo, porque acreditavam que o grupo precisava de alguém com o talento dela. Esta decisão foi muito contestada na altura.

Em Outubro desse ano, o grupo estreou-se com o single “Like Ooh-Aah”. O grupo fez um showcase com todas as músicas do EP.

O segundo EP do grupo, “Page Two”, saiu a 26 de Abril de 2016. Este EP inclui os singles: “Cheer Up”, “Precious Love” (o remake de uma música de JYP), e “I’m Gonna Be a Star”, que foi tema do programa “Sixteen”. Foi com “Cheer Up” que o grupo teve a sua primeira vitória em “Music Bank” e “Inkigayo”. O EP bateu recordes, fazendo do conjunto o primeiro grupo feminino a vender mais de 100,000 unidades nesse ano. “Cheer Up” também conseguiu arrecadar prémios nos Melon Music Awards e nos MAMA.

Para celebrar o primeiro aniversário do grupo, foi lançada uma nova música, “One in a Million”, do seu novo EP “Twicecoaster: Lane 1”. No entanto, o single principal deste EP foi “TT” que saiu a 24 de Outubro.

No ano seguinte, a empresa anunciou que o grupo iria fazer a sua primeira tour a solo, apenas a 1 ano e 4 meses depois de estrear. A tour começou com três dias esgotados no SK Olympic Handball Gymnasium, “Twice 1st Tour: Twiceland – The Opening”, a tour depois passou pela Tailândia e Singapura. No dia 20 de Fevereiro, o grupo lançou o single “Knock Knock”, do álbum especial “Twicecoaster: Lane 2”.

O conjunto também se aventurou no mercado japonês nessa altura, lançando um álbum de compilação “#Twice”, que foi publicado a 28 de Junho de 2017.

Em Maio desse ano, o grupo tinha lançado o EP “Signal” com o single com o mesmo nome. Já em Junho, o conjunto lançou as versões japonesas de “Signal” e “TT”. Após a estreia no mercado japonês, o grupo fez um showcase em Tóquio no Tokyo Metropolitan Gymnasium. O grupo em Outubro acabou por lançar o seu primeiro single japonês “One More Time”, que bateu recordes.

Também em Outubro, o grupo lançou o seu primeiro álbum “Twicetagram” com o single “Likey”, o MV foi filmado no Canadá em Setembro. Tanto o álbum como o single conseguiram entrar no Billboard World Albums e World Digital Song Sales. Perto do Natal foi lançado a versão ‘repackaged’ do álbum com um novo single, “Heart Shaker”.

O segundo single japonês do grupo, “Candy Pop”, foi lançado a Fevereiro de 2018 e embarcaram na sua primeira tour no Japão com “Twice Showcase Live Tour 2018 Candy Pop” que começou em Janeiro em Aichi.

“What Is Love?”

Em Abril, saiu mais um EP, “What Is Love?”, com o single com o mesmo nome que foi seguido por um novo single japonês, “Wake Me Up”. As artistas embarcaram na sua segunda tour em Maio que começou em Seul e passou por 6 cidades pela Ásia.

Já em Julho, foi lançado o EP ‘repackaged’ que mudou de nome para “Summer Nights” que teve como single “Dance the Night Away”. Logo em Setembro saiu o primeiro álbum em japonês “DBZ” que teve o single com o mesmo nome. O álbum foi seguido por uma tour que começou em Chiba.

Em Novembro desse mesmo ano, o grupo lançou mais um EP, “Yes or Yes”. Já em 2019, as artistas lançaram o seu segundo álbum de compilações japonês “#Twice2” que foi certificado platinum pela RIAJ. Após lançamento o grupo foi numa nova tour pelo Japão chamada “#Dreamday”. Já recentemente lançaram o EP “Fancy You” que fez com que vendessem 3,750,000 de cópias, batendo o grupo feminino S.E.S.

1 de 10

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *