Mahesh Patel, ©Pixabay

Parlamento Europeu introduz carregador único

O tema sobre a implementação de um carregador único para telemóvel já é discutida há vários anos. Há poucos dias, foi decido no Parlamento Europeu, que vão surgir este ano no terceiro trimestre.

Recentemente, no Parlamento Europeu, discutiu-se sobre a introdução de um carregador único para telemóvel. A ação foi aprovada e será apresentada “uma medida legislativa até, o mais tardar, julho de 2020”.

O carregador único irá ser compatível com equipamentos móveis, incluindo telemóveis, tablets, leitores de livros digitais, câmaras inteligentes, e outros aparelhos electrónicos portáveis, segundo notícia o Parlamento Europeu. Com esta medida os consumidores deixam de ter a necessidade de adquirir um novo carregador quando mudam de dispositivo.

Lê Também:
Apple surpreende com novo serviço de streaming

Este novo objecto é descrito como um “instrumento fundamental para a plena participação na sociedade”, sendo utilizado para diferentes fins, nomeadamente como “meios de pagamento, motores de pesquisa e dispositivos de navegação”. É, ainda, uma alternativa sustentável, diminuindo os resíduos electrónicos. “A situação actual produz um enorme volume de lixo electrónico completamente desnecessário que se estima ascender a 50 mil toneladas de carregadores obsoletos por ano”, referiu, em comunicado a eurodeputada do PSD.

A Comissão Europeia comprometeu-se a arranjar uma proposta legislativa para os carregadores comuns no terceiro trimestre do ano.

Importa avaliar se o progresso tecnológico não será comprometido.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *