Watchmen

Que atores deviam entrar em Watchmen (HBO)?

A HBO está a preparar a adaptação de uma das melhores bandas desenhadas de todos os tempos. A série “Watchmen” está entregue a Damon Lindelof, autor de “Lost” e “The Leftovers”, mas quem fará parte do elenco?

2009

Watchmen
Watchmen (2009)

Damon Lindelof marcou a televisão com “Lost” e aperfeiçoou a sua técnica com “The Leftovers“, série da HBO e uma das mais subvalorizadas dos últimos anos. Fã dos Watchmen (DC) desde que o seu pai lhe entregou uma BD da criação de Alan Moore e Dave Gibbons quando tinha 12 anos, o autor volta a colaborar com a casa de “Game of Thrones” e “Westworld” e tem um tremendo peso nos ombros.

Em 2009, Zack Snyder levou Rorschach, Dr. Manhattan, The Comedian e companhia ao cinema. O filme dividiu e muito a audiência, talvez por ser à data demasiado cedo para tão complexa obra, repleta de metacomunicação sobre o universo de super-heróis e mais suscetível de resultar num formato maior, como série ou mini-série.

Lindelof revelou estar a preparar uma série “perigosa”, que nos fará repensar a forma como olhamos para super-heróis. O piloto será realizado por Nicole Kassell, podemos torcer para que Max Richter volte a compor a banda sonora de uma série da HBO e de Lindelof, e podemos também começar a imaginar quem serão os cinco atores principais. Há quase dez anos atrás, Jackie Earle Haley foi Rorschach, Jeffrey Dean Morgan foi The Comedian, Billy Crudup foi Dr. Manhattan, Patrick Wilson foi Nite Owl, Matthew Goode foi Ozymandias e Malin Åkerman foi Silk Spectre II. Ignorando outras personagens (Silk Spectre, Janey Slater, Hollis Mason, etc.), quem seriam boas opções – minimamente realistas – para o elenco da nova série da HBO?




#1 Adrien Veidt / Ozymandias

Nikolaj Coster-Waldau
Nikolaj Coster-Waldau

Ator: Nikolaj Coster-Waldau

Em 2009, Matthew Goode tinha 31 anos quando foi Adrien Veidt. O dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau tem 47, mas é o match perfeito para o que a personagem Ozymandias pede. Prestes a terminar o seu trajeto como Jaime Lannister em “Game of Thrones”, Coster-Waldau ganharia em manter-se ligado à HBO.

Ozymandias é o clássico vilão ou antagonista que, moralmente bem sustentado e construído, acredita ser o herói da sua própria história. O arco e evolução de Jaime Lannister, desde o execrável homem que empurrou Bran Stark da torre até se tornar porventura a personagem mais interessante da série de David Benioff e D. B. Weiss, é a prova de que dificilmente haveria melhor escolha para o alto (Waldau mede 1,87m, o mesmo que Matthew Goode) e inteligente super-herói germânico.




#2 Adrien Veidt / Ozymandias

Alexander Skarsgård
Alexander Skarsgård

Ator: Alexander Skarsgård

Capaz de olhar para baixo para Matthew Goode e Nikolaj Coster-Waldau com o seu 1,94m, Alexander Skarsgård só guarda boas memórias dos momentos em que se vinculou à HBO. Na carreira do ator sueco, “True Blood” e “Big Little Lies” saltam à vista, dois originais da Home Box Office.

Como não há duas sem três, a série “Watchmen” podia muito bem ser a nova casa de Skarsgård, que mostrou ao lado de Nicole Kidman a sua brutal capacidade de apresentar duas caras. O irmão de Bill e filho de Stellan tem o carisma e a impressionante facilidade em criar empatia com o espectador, elementos fulcrais para que a série retrate Ozymandias de forma adequada.




#3 Adrien Veidt / Ozymandias

Michael Pitt
Michael Pitt

Ator: Michael Pitt

Provavelmente mais acessível (€) do que Coster-Waldau e Skarsgård, Michael Pitt (36 anos, mais novo que ambos) ofereceria total imprevisibilidade à personagem. Outrora também associado à HBO graças a “Boardwalk Empire”, Pitt é um daqueles casos clássicos de muito potencial à espera do desafio certo.

Atendendo ao nível que Carrie Coon, Justin Theroux, Amy Brenneman, Christopher Eccleston e Ann Dowd atingiram com os guiões e supervisão de Damon Lindelof em “The Leftovers”, imaginar o talento de Michael Pitt a ser espremido da mesma forma faz crescer água na boca de qualquer fã de séries e cinema.




Edward Blake / The Comedian

Jon Hamm
Jon Hamm

Ator: Jon Hamm 

Recuando até 2009, “Watchmen: Os Guardiões” teve provavelmente em Jackie Earle Haley (sobretudo ele!) e Jeffrey Dean Morgan os principais destaques como Rorschach e The Comedian. Ao contrário das restantes quatro personagens, para Edward Blake proponho um só nome: Jon Hamm.

A partir do momento em que se imagina o ator de “Mad Men” como The Comedian, é praticamente impossível pensar numa alternativa. O ex-Don Draper tem a estrutura física, a confiança, arrogância e até o humor para superar Jeffrey Dean Morgan. E não custa nada imaginá-lo a fumar, uma vez que em “Mad Men” difícil era encontrar um plano dele sem um cigarro na boca.

Embora já esteja ligado à mini-série “The Good Omens”, The Comedian podia perfeitamente ser a oportunidade de reafirmação de um ator cuja carreira não explodiu no pós-“Mad Men” como se antecipava.




#1 Laurie Jupiter / Silk Spectre II

Olivia Wilde
Olivia Wilde

Atriz: Olivia Wilde 

A prestação de Malin Åkerman em 2009 foi a menos convincente para os fãs. Não será por isso difícil a nova versão de Silk Spectre II, filha de Sally Jupiter, bater a concorrência passada e afirmar-se como a interpretação definitiva da personagem.

Com poucos projetos nos últimos anos, Olivia Wilde não brilha desde “Vinyl” (série da HBO de Martin Scorsese e Mick Jagger, cancelada para azar da atriz). “Meadowland” e “Companheiros de Copos” deixaram indicações de que Wilde pode surpreender com a personagem certa, e o regresso a um meio que serviu para a sua apresentação – como Thirteen em “Dr. House” – podia ser uma movimentação acertada para todas as partes.




#2 Laurie Jupiter / Silk Spectre II

Mary Elizabeth Winstead
Mary Elizabeth Winstead

Atriz: Mary Elizabeth Winstead

Garantir uma boa atriz para Silk Spectre II, uma mulher num mundo de homens, é um dos pontos mais importantes no casting. Sobretudo atentendo à renovada importância que a personagem poderá ter no atual contexto hollywoodesco.

Mary Elizabeth Winstead provou em “Fargo” e “10 Cloverfield Lane” quão badass é, mostrou em “Smashed – Decisão Dura” a sua amplitude como atriz, e marcou o imaginário de muitos quando foi Ramona em “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, filme de Edgar Wright inspirado em bandas desenhadas.

Está a filmar “Gemini Man” com Will Smith, Clive Owen e Benedict Wong, mas certamente seria capaz de conciliar a produção do filme de Ang Lee com o traje amarelo e preto.




#3 Laurie Jupiter / Silk Spectre II

Mackenzie Davis
Mackenzie Davis

Atriz: Mackenzie Davis

Aos 30 anos – mais nova que Wilde (34) e Winstead (33) -, a ascensão de Mackenzie Davis nos últimos quatro anos impressiona qualquer um. A série “Halt and Catch Fire” serviu para lançar a atriz canadiana, facilmente associada a “Black Mirror” e “Blade Runner 2049“.

Vários rumores têm apontado Davis ao reboot da saga “Exterminador Implacável”, o que não nos impede de sonhar…




#4 Laurie Jupiter / Silk Spectre II

Carrie Coon
Carrie Coon

Atriz: Carrie Coon

A lógica diria que, depois de “The Leftovers” e “Fargo”, Carrie Coon deseja dar o salto para a sétima arte, agarrando papéis que a façam – porque tem capacidade para isso – lutar por Óscares. A forma como os Emmy e os Globos de Ouro ignoraram a sua Nora Durst, uma das interpretações mais fortes de 2017, foi um escândalo, mas a atriz não deverá sequer pestanejar se Damon Lindelof a quiser incluir num novo projeto seu.

Aos 37 anos é mais velha que qualquer uma das três atrizes anteriormente apresentadas, mas é uma atriz mais madura e destemida que contribuiria para elevar o nível da série. Ainda assim, poderia ser interessante vê-la envolvida em “Watchmen” fazendo brilhar uma personagem com menos tempo de ecrã como Janey Slater. 



#1 Walter Kovacs / Rorschach

Sam Rockwell
Sam Rockwell

Ator: Sam Rockwell

Rorschach é uma personagem incrível, e Jackie Earle Haley foi o destaque maior no filme de Zack Snyder. No casting para o novo Walter Kovacs, interessa garantir um ator que saiba comunicar com o corpo, tendo o rosto tapado quase sempre (desta vez não te caberá a ti, Tom Hardy, não te preocupes), e que construa ou tenha uma voz emblemática.

Acabado de ganhar um Óscar como melhor ator secundário, já tem o seu próximo grande filme (“Backseat”) em fase de pós-produção, e deve nesta fase estar a colecionar guiões para ler e ofertas. Como a participação futura de Meryl Streep em “Big Little Lies” mostra, “descer” à televisão é um preconceito do passado.




#2 Walter Kovacs / Rorschach

Aaron Paul
Aaron Paul

Ator: Aaron Paul

Depois de “Breaking Bad”, Aaron Paul tem tido dificuldade em encontrar personagens que o desafiem como Jesse Pinkman. “BoJack Horseman” é o testemunho do excelente trabalho de Paul como voice actor, e não custa imaginar quão brutal seria Walter Kovacs numa versão mais grave da sua voz.

Com a mesma altura de Sam Rockwell – 1,73m -, ambos mais altos do que o original Jackie Earle Haley (1,66m), Aaron Paul parece ter o pacote completo para agarrar uma personagem negra, profundamente danificada pelo passado, e adorada pelos fãs. Ben Foster também seria uma boa escolha por similares motivos.




#3 Walter Kovacs / Rorschach

Ben Mendelsohn
Ben Mendelsohn

Ator: Ben Mendelsohn

Sam Rockwell tem 49 anos, Aaron Paul 38 e Jackie Earle Haley tinha 48 quando filmou “Watchmen: Os Guardiões”. Ben Mendelsohn tem 48.

Camaleão por natureza, e ótimo a trabalhar personagens em conflito, é graças à voz que aqui coloco o australiano Mendelsohn. Nesse prisma, não haveria melhor Walter Kovacs. Problema 99% impeditivo: Ben Mendelsohn está a trabalhar em “Captain Marvel”.




#1 Jon Osterman / Dr. Manhattan

Justin Theroux
Justin Theroux

Ator: Justin Theroux

Dr. Manhattan é o único dos cinco Watchmen que tem realmente super-poderes. O corpo, a voz e a sua gradual alienação relativamente à humanidade são os traços fortes na escolha de potenciais candidatos para ser Jon Osterman.

Sem pensar muito, Justin Theroux, protagonista de “The Leftovers”, poderá ser um dos primeiros pedidos de Lindelof caso o autor queira repetir colaborações. O marido de Jennifer Aniston tem claramente o corpo para ser Doctor Manhattan e, num universo em que Carrie Coon fosse escolhida para Silk Spectre II ou Janey Slater, a química estava garantida.




#2 Jon Osterman / Dr. Manhattan

Lee Pace
Lee Pace

Ator: Lee Pace

Terminado “Halt and Catch Fire“, não faltarão filmes e séries a tentar agarrar Lee Pace. O ator de 1,96m já foi Ronan em “Guardiões da Galáxia” e Thranduil na saga “O Hobbit”. Mas a realização pessoal que terá atingido com a série do AMC (infelizmente, não reconhecida pela crítica) certamente o fará sentir-se seduzido por novo projeto televisivo.

Pace tem todos os elementos necessários para construir o melhor Dr. Manhattan, com especial destaque para a naturalidade com que se impõe como figura central em qualquer cena ou espaço, e para a sua cuidada dicção.




#3 Jon Osterman / Dr. Manhattan

Michael Fassbender
Michael Fassbender

Ator: Michael Fassbender

O alemão Michael Fassbender seria uma verdadeira opção de sonho para interpretar Dr. Manhattan. Porém, o ator com casa em Portugal está profundamente ligado à Marvel graças a Magneto e por isso supõe-se impossível tê-lo numa série rival. Fica o desabafo.




#4 Jon Osterman / Dr. Manhattan | #1 Daniel Dreiberg / Nite Owl

Aden Young
Aden Young

Ator: Aden Young

É difícil de compreender como ou porque é que a carreira de Aden Young não disparou depois de fazer do seu Daniel Holden em “Rectify” uma das melhores personagens da televisão desta década.

Ator subvalorizado, o canadiano de 46 anos poderia ser uma brilhante escolha tanto para Dr. Manhattan como para Nite Owl. O seu olhar, a calma que a sua voz transmite e a profundamente devastadora capacidade que mostrou em “Rectify” de se manter perdido e alienado fariam dele um Jon Osterman extraordinário. Mas também é possível imaginá-lo como sucessor de Patrick Wilson.




#2 Daniel Dreiberg / Nite Owl

Peter Sarsgaard
Peter Sarsgaard

Ator: Peter Sarsgaard

Nite Owl é, na versão de banda desenhada, alguém com o modus operandi de um Batman. Uma figura descuidada do ponto de vista físico. Um super-herói quase na meia-idade.

A sua mulher, Maggie Gyllenhaal, encontrou na HBO em “The Deuce” uma oportunidade única na carreira, e o sempre convincente Peter Sarsgaard – com alguma caracterização – podia acrescentar camadas à personagem menos atrativa nas BD’s e que por isso pode precisar de um excelente ator.




#3 Daniel Dreiberg / Nite Owl

Corey Stoll
Corey Stoll

Ator: Corey Stoll

Na linha de Sarsgaard, Corey Stoll (poderemos vê-lo este ano ao lado de Ryan Gosling no próximo filme de Damien Chazelle, “First Man”, como Buzz Aldrin), preenche os requisitos para o que se pede a Nite Owl. Há alguns anos, Patrick Wilson engordou 11 quilos para a personagem. Cabe à HBO encontrar um ator mais anafado. Ou dar luz verde para alguém assaltar a loja de donuts.

Qual destes atores escolhias para cada uma das personagens? Acrescentarias alguém para algum dos Watchmen num elenco de sonho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.