Rachel Zegler, "West Side Story" | © 20th Century Studios

West Side Story | 3 Globos de Ouro para o musical de Steven Spielberg

“West Side Story”, o primeiro musical de Steven Spielberg foi o filme estreado em sala mais galardoado nos Globos de Ouro 2022.

Após o anúncio dos vencedores da 79ª edição dos Globos de Ouro, há que fazer dar destaque ao filme estreado em sala mais galardoado na cerimónia. Falamos de “West Side Story” realizado por Steven Spielberg e que arrecadou os prémios de Melhor Filme Comédia ou Musical, Melhor Atriz em Comédia ou Musical para Rachel Zegler e Melhor Atriz Secundária em Comédia ou Musical para Ariana DeBose.

Steven Spielberg não venceu o prémio de Melhor Realizador, de qualquer maneira este é um grande êxito para o projeto com elenco de atores completamente latinos ou descendentes de latinos, ao contrário do que aconteceu com o primeiro “West Side Story“, realizado por Jerome Robbins e Robert Wise de 1961. A questão da representatividade foi aliás previamente discutida na nossa crónica “De Ao Ritmo de Washington Heights a West Side Story: o que mudou na representatividade?”.

Com guião do vencedor dos Prémios Pulitzer e Tony, Tony Kushner, “West Side Story” conta a clássica história de rivalidades ferozes e amor jovem em 1957, na cidade de Nova Iorque. Uma história política, mas também pessoal, a de Maria e Tony, dos Jets e Sharks, este é um musical que lança o alerta para o racismo, nacionalismo e pobreza, que se não forem contrariados, consomem os laços que unem a sociedade.

O musical foi adaptado para os cinemas da peça de teatro original da Broadway de 1957, com coreografia original de Jerome Robbins, baseada na peça de teatro, livro de Arthur Laurents, música de Leonard Bernstein, letra de Stephen Sondheim, com direção e coreografia de Jerome Robbins. Conta atualmente 32 prémios acumulados e 162 nomeações.

O filme de Steven Spielberg foi recentemente eleito como um dos melhores filmes do ano pelo American Film Institute e esteve nomeado a dois prémios entregues no passado fim de semana pela National Society of Film Critics Awards. Acumula ainda o National Board of Review de Melhor Atriz para Zegler, o mais jovem talento honrado pela conceituada instituição.

Rachel Zegler ficou surpresa com a vitória nos Globos de Ouro 2022. Aliás a atriz já fez um comunicado no Instagram. Ironicamente a atriz referiu que conseguiu o papel a 1 de janeiro de 2019 e três anos depois, a 9 de janeiro de 2022 venceu um Globo de Ouro. Coincidência ou não, Rachel Zegler é uma das grandes surpresas da temporada de prémios 2021/2022 e poderá estar em breve na corrida aos Óscares.

A última longa-metragem de Steven Spielberg continua em exibição em algumas salas de cinema do país. “O Poder do Cão” também conseguiu três vitórias, embora seja um filme lançado em streaming. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *