Globos de Ouro | © Golden Globes

Globos de Ouro 2022 | Vencedores e o que significam para os Óscares

Os Globos de Ouro 2022 escolheram os melhores filmes e séries do ano passado. Mas o que significam os seus vencedores para os Óscares?

A cerimónia dos Globos de Ouro (aka Golden Globes) decorreu na noite passada – 9 de janeiro – em privado. Foi a segunda vez que a cerimónia dos prémios mais divertidos de Hollywood não teve direito a transmissão televisiva, nem sequer a transmissão em streaming. Desta forma, também não houve direito a passadeira vermelha nem a qualquer desfile de estrelas ou maçadoras conversas Zoom.

Se pensam que tudo isso está relacionado com a pandemia COVID-19 e com o aumento dos casos nos Estados Unidos devido à variante Omicron, estão enganados. A HFPA – Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood tem estado debaixo de fogo desde a sua última edição, devido à falta de representatividade entre os seus membros e às escandalosas campanhas de marketing, que levaram ao suborno de alguns dos votantes. As celebridades responderam com o boicote.

o poder do cao critica leffest
“O Poder do Cão” | © Netflix

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood quis focar-se no que tem feito em prol do bem, com o seu trabalho junto a instituições sem fins lucrativos e voluntários que apoiam as suas respetivas comunidades. Até teve a ajuda de Jamie Lee Curtis e Arnold Schwarzenegger, dois vencedores dos Golden Globes. Mas faltou o anúncio dos vencedores poderia ter sido mais rápido. Quiseram manter igualmente o suspense, com anúncios no Twitter, no site oficial e nas histórias e perfil do Instagram.

Mas qual o propósito de entregar galardões este ano tendo em conta todas as polémicas? Na verdade, esta foi a solução encontrada pela organização para mostrar que é capaz de fazer melhor. Consegui-o? Terão os vencedores dos Globos de Ouro 2022 os mesmos nos Óscares 2022? Respondemos às tuas dúvidas após a lista completa de homenageados.

Vencedores dos Globos de Ouro 2022 – Cinema

Melhor Filme Drama

“O Poder do Cão”

Melhor Realizador

Jane Campion, “O Poder do Cão”

Melhor Argumento

Kenneth Branagh, “Belfast”

Melhor Atriz em Filme Dramático

Nicole Kidman, “Being the Ricardos”

Melhor Ator em Filme Dramático

Will Smith, “King Richard

Melhor Ator Secundário em Filme

Kodi Smith-McPhee, “O Poder do Cão”

Melhor Atriz Secundária em Filme

Ariana DeBose, “West Side Story”

West Side Story
© NOS Audiovisuais / 20th Century Studios

Melhor Filme Musical ou Comédia

“West Side Story”

Melhor Ator em Filme musical ou comédia

Andrew Garfield, “Tick, tick… BOOM”

Melhor Atriz em Filme musical ou comédia

Rachel Zegler, “West Side Story”

Melhor Filme de Animação

“Encanto” (Walt Disney)

Melhor Filme de Língua Estrangeira

“Drive My Car” (Japão)

Melhor Canção Original

“No Time To Die” – Billie Eilish, Miles Ale, Finneas O’Connell por “007: Sem Tempo Para Morrer”

Melhor Banda Sonora

Hans Zimmer, “Dune


Vencedores dos Globos de Ouro 2022 – Televisão

Melhor Série Dramática

“Succession” (HBO)

Melhor Atriz em Série Dramática

Michaela Jaé Rodriguez, “Pose” (FX)

Melhor Ator em Série Dramática

Jeremy Strong, “Succession” (HBO)

Melhor Atriz Secundária em Televisão

Sarah Snook, “Succession” (HBO)

Jeremy Strong Sucession Splendid Solution
©HBO Portugal

Melhor Ator Secundário em Televisão

O Yeong-su, “Squid Game” (Netflix)

Melhor Minissérie ou Filme para Televisão

“The Underground Railroad” (Amazon Prime)

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão

Kate Winslet, “Mare of Easttown” (HBO)

Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão

Michael Keaton, “Dopesick” (Hulu)

Melhor Série Musical ou Comédia

“Hacks” (HBO)

Melhor Atriz em série musical ou comédia

Jean Smart, “Hacks” (HBO)

Melhor Ator em série musical ou comédia

Jason Sudeikis, “Ted Lasso” (Apple TV+)

Globos de Ouro 2022: Passos para maior representatividade

Já deu para perceber que a questão da representatividade é muito importante em Hollywood, aliás nem sequer se deveríamos colocá-la nos dias que correm. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood enfrentou o mesmo problema na sua edição de 2014 que levou ao surgimento da hastag #OscarsSoWhite. De qualquer maneira, a HPFA tenha dado alguns passos interessantes nas suas escolhas, embora os seus membros continuem a ser maioritamente homens caucasianos. Não houve evidências de um esforço maior e isso acabou por prejudicar a edição deste ano. Os passos em prol da mudança teriam que ser mais evidentes, sobretudo porque falamos de uma organização supostamente estrangeira.

Nos galardões em si foram quebrados alguns muros a começar obviamente com a vitória do Globo de Ouro de Michaela Jaé Rodriguez na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática pelo seu desempenho em “Pose”. A atriz torna-se a primeira mulher transgénero a vencer um Globo de Ouro. Além disso, O Yeong-su tornou-se no primeiro ator coreano a vencer o Globo de Ouro, pela sua interpretação renhida em “Squid Game”.

squid game
Cr. Noh Juhan | © Netflix

Não podemos deixar de aplaudir a vitória de Jane Campion pelo filme “O Poder do Cão“, tornando-se apenas a terceira mulher a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Realizador. Barbra Streisand foi a primeira, quando venceu o prémio em 1984 pelo musical “Yentl” e Chloé Zhao a segunda, pelo aclamado “Nomadland – Sobreviver na América“. Will Smith e Ariana DeBose permitiram à HFPA abraçar a comunidade afro-americana, ao receberem os Globos de Ouro de Melhor Ator Drama e Melhor Atriz Secundária, respetivamente.

Quanto aos melhores filmes, “O Poder do Cão” vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Drama e “West Side Story” vencer do Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical, lidam com histórias sobre minorias. O primeiro lida sobre a homossexualidade no velho oeste, onde Jane Campion explora de maneira intensa e brilhante as distintas facetas da masculinidade. Já o segundo, é uma história sobre a comunidade latina nos Estados Unidos, que poucas vezes conseguiu espaço de antena no cinema comercial. As escolhas não poderiam ter sido as melhores, para os Globos de Ouro conseguirem atingir aquilo que tanto pretendem.

Globos de Ouro 2022 | Significam alguma coisa para os Óscares

Os Globos de Ouro 2022, independentemente das polémicas deste ano, continuam a ser indicadores mais ou menos fiáveis para os Óscares. Ou melhor, acabam por esclarecer algumas dúvidas no que diz respeito à Awards Season, além de fecharem oficialmente o primeiro período da temporada ligado à entrega de prémios por parte de associações de críticos.

As vitórias nos Globos de Ouro Kodi Smith-McPhee e Ariana DeBose como melhores atores secundários poderão ajudar nas nomeações aos SAG Awards, que serão anunciadas já no próximo dia 12. Os atores acumulam vários prémios e um Globo de Ouro parece ser uma cereja no topo do bolo. Como os seus filmes sairam também vencedores, muitos serão os votantes da Academia interessados em assistir a essas longas-metragens. Jane Campion também parece ser uma vitória praticamente assegurada em quase tudo aquilo que está por fim, seja BAFTA como Globos de Ouro, afinal tem ganho quase tudo até agora.

Amazon Prime Video
Being The Ricardos (Javier Bardem e Nicole Kidman) | © Amazon

São nas categorias de atores principais que continua a haver alguma dúvida, afinal a HFPA divide os desempenhos principais em drama e comédia. Nicole Kidman saiu a ganhar e derrotou o favoritismo de Kristen Stewart. É um dos seus desempenhos mais medíocres da atriz norte-americano, e talvez esteja a ter sucesso por interpretar Lucille Ball, uma comediante bastante célebre que no género de Judy Garland nunca ganhou o Óscar. O seu êxito nesta temporada pode ser semelhante ao de Renée Zellweger no filme “Judy”, quando venceu quase todos os prémios principais na temporada de prémios 2019/2020.

Contudo, convém não esquecer que a Academia gosta de musicais. Vimos Emma Stone a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e a levar depois o Óscar de Melhor Atriz. Rachel Zegler pode seguir o mesmo caminho. Poderá ser a primeira atriz de ascendência latina a triunfar nas estatuetas douradas e apenas a segunda atriz de cor a vencer o prémio de Melhor Atriz. Até ao momento, são elas que sobem nas previsões, enquanto Lady Gaga, Jessica Chastain ou até a estreante Alana Haim descem.

Apesar de tudo isto, ainda existe um problema danaHFPA – Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Falamos do facto dos Globos de Ouro não terem tido nenhum ator de um filme de língua não inglesa em competição. Penélope Cruz por “Mães Paralelas”, Javier Bardem por “O Bom Patrão” (conseguiu a nomeação por “Being the Ricardos!”) ou Hidetoshi Nishijima por “Conduz o Meu Carro” não conseguiram ser nomeados, apesar dos prémios e/ou êxito comercial dos seus projetos.

Outro problema é que os filmes de língua não inglesa ou os filmes de animação também não conseguirão ser aclamados em categorias principais, onde nem sequer estavam nomeados. A HFPA prometeu ter isso em atenção, aliás todos se lembram quando “Parasitas” foi ignorado, apesar de ter saído vencedor dos Óscares 2020.

Recordemos que muitos destes filmes são importantes novamente pela questão da representatividade e, ainda mais, porque esta é a “Imprensa Estrangeira de Hollywood”, portanto estarão habituados a ver filmes com legendas.

O que achas dos vencedores dos Globos de Ouro 2022? 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *