WhatsApp acaba de disponibilizar duas importantes funcionalidades para PC
O WhatsApp continua a trabalhar em inúmeras novidades, não só para a versão mobile, mas também para PC.
O WhatsApp Web vai ficar ainda melhor com estas duas grandes novidades. Apesar de não serem revolucionárias, até porque já estão disponíveis na versão mobile para Android e iOS, são extremamente úteis. Ambas já estão em funcionamento na versão para computador.
A primeira trata-se da possibilidade de editar mensagens no prazo de 15 minutos após o seu envio, funcionalidade recentemente anunciada para smartphone e que já está disponível para alguns utilizadores.
O destinatário tem conhecimento desta modificação, já que a palavra “editada” aparece nestas mensagens, bem como a hora da alteração. Esta nova função da plataforma da Meta está presente no mesmo menu que usas para marcar uma mensagem como favorita ou para apagá-la.
A segunda trata-se da opção de partilhar o ecrã com outra pessoa durante uma videochamada. Tal como já acontece com plataformas como o Zoom, Skype, Discord, Google Meet, vais conseguir que os restante participantes vejam o ecrã do teu computador em tempo real.
Além disso, tu é que decides o que queres partilhar: se a totalidade ecrã ou se apenas uma parte. Porém, especialmente no segundo caso, pode ser um risco…
Isto porque pode ser uma porta aberta para os hackers caso te descuides. Uma partilha de ecrã ‘mal’ feita, pode expor as tuas palavras-passe, informações confidenciais, entre outros dados.
Portanto, o ideal é ter sempre o máximo de cuidado com quem fazes a partilha de ecrã. O erro mais comum que poderás cometer é aceitares um pedido de partilha de ecrã sem saberes quem está está do outro lado.
Estes são os cuidados que deves ter
Para começar, deves certificar-te de que tens a aplicação devidamente atualizada. Isto é importante porque pode ajudar a evitar vulnerabilidades e a corrigir erros que pessoas mal intencionadas possam aproveitar para fazer os tais ‘ataques’.
Além disso, é preciso ter bom senso. Se receberes um pedido de partilha de ecrã ou até uma simples videochamada de um número desconhecido, o melhor é mesmo não aceitares nenhuma delas. Tal raciocínio aplica-se aos tão famosos links que não passam de vírus e que podem ter consequências desastrosas.
Ter um bom antivírus instalado também é fundamental e uma boa forma de evitar problemas de segurança. Se te for enviado um ficheiro malicioso, este vai seguramente ser detetado e eliminado antes de ter tempo de atuar.
O que achas destas novidades?