Crédito editorial: DenPhotos / Shutterstock.com

WhatsApp | Descobre como ler mensagens apagadas no iPhone

Certamente já te aconteceu quereres ler uma mensagem que foi apagada mas não saberes como ou sequer se era possível.

Estás tranquilamente a enviar e a receber mensagens pelo WhatsApp quando te apercebes de que uma deles foi… eliminada! A verdade é que quando uma publicação é apagada do WhatsApp, é de forma permanente. Isto é, na verdade, uma vantagem em termos de privacidade. É praticamente impossível recuperar mensagens eliminadas… a não ser que estejas disposto a fazer alguns grandes sacrifícios!

As cópias de segurança podem ser a tua salvação. Quando eliminas uma mensagem do WhatsApp de um grupo ou de uma conversa individual, o aviso de mensagem apagada torna-se visível para todos e o seu conteúdo desaparece. Mas estas podem bem ser a tua salvação. Se realizares uma antes do momento em que a mensagem foi apagada, podes utilizá-la para a recuperar.




COMO RECUPERAR?

whatsapp
Crédito editorial: Melnikov Dmitriy / Shutterstock.com / ID: 1917078719

Assim, existem duas cópias de segurança do WhatsApp que podes considerar para este efeito: a cópia de segurança que a plataforma da Meta realiza de forma independente no iCloud e a cópia de segurança completa do iOS, que inclui todo o conteúdo do WhatsApp. A solução mais conveniente é se tiveres a primeira cópia de segurança independente do WhatsApp. Podes verificar se a tens e a sua data seguindo estes passos:

Lê Também:   WhatsApp recebe finalmente ferramenta de Inteligência Artificial há muito anunciada

Abre o WhatsApp > Vai a Definições > Clica em Conversas > Seleciona Cópia de segurança.

Se olhares com atenção, na parte superior do painel indica se a cópia foi realizada e a data em que foi concluída. Se essa data e hora forem anteriores à data em que apagaste a mensagem, estás com sorte: podes recuperar essa cópia de segurança para a encontrar.




O QUE ESTÁ EM QUESTÃO?

whatsapp iphone android partilha dados atualização
Crédito editorial: Diego Thomazini / Shutterstock.com

No entanto, é importante ter em conta o sacrifício que terás de fazer. “Poderá restaurar o seu histórico de conversas e ficheiros multimédia assim que reinstalar o WhatsApp.” Ou seja, terás de apagar completamente o WhatsApp do teu iPhone e reinstalá-lo novamente. E sim, perderás todas as mensagens e conteúdos que recebeste desde a última cópia de segurança realizada.

Assim, se a mensagem for tão importante que estejas disposto a fazer esse sacrifício (podes sempre guardar essas mensagens noutro local antes de desinstalar o WhatsApp), apaga o WhatsApp do iPhone e reinstala-o a partir da App Store. A própria aplicação irá oferecer-te a recuperação das mensagens a partir dessa cópia de segurança.

Lê Também:   iPhone disponibiliza finalmente atualização muito desejada pelos utilizadores

Se não tiveres a cópia de segurança do WhatsApp realizada ou se esta tiver uma data posterior ao momento em que apagaste a mensagem, poderás tentar recorrer à cópia de segurança do iOS 17. No entanto, aqui o sacrifício será maior, pois terás de restaurar completamente o iPhone para poder recuperar os dados dessa cópia.

Não só perderás as mensagens do WhatsApp após a cópia: perderás todos os dados de todas as aplicações do iPhone após essa cópia. Por isso, é algo que só recomendo fazer se a mensagem for muito, muito importante.

Já conhecias esta possibilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *