As palavras que nunca deves usar no WhatsApp para não ficares sem conta
O WhatsApp, plataforma de mensagens utilizada por mais de dois mil milhões de utilizadores, tem regras bastante restritas no que diz respeito à utilização de certas palavras.
Nos últimos dias, trouxemos-te um alerta muito sério relativo a uma lista de aplicações que podem resultar na eliminação da tua conta do WhatsApp. Agora, é altura de te informarmos acerca de outra situação potencialmente ‘desastrosa’ e que também pode levar a que a tua conta seja temporariamente bloqueada ou até mesmo apagada.
Assim, para evitar complicações com a Meta, é fundamental tomar precauções com as palavras que usas nas tuas conversas na plataforma de mensagens mais utilizada em todo o mundo. A verdade é que a grande esmagadora maioria das pessoas que descarregam uma aplicação simplesmente aceitam os Termos & Condições sem se preocuparem com o que lá consta.
O WhatsApp não é exceção e, tal como nas restantes, ignorar – seja ou não por desconhecimento – as regras pode ter consequências sérias. Caso se verifique qualquer infração por parte dos utilizadores, a plataforma da Meta tem o poder de tomar medidas drásticas. Tal inclui, por exemplo, a utilização das tais “palavras proibidas”.
Ainda assim, nunca é demais frisar que WhatsApp utiliza a criptografia ponto a ponto para proteger a privacidade dos utilizadores. O que significa que as nossas conversas não estão a ser espiadas. Então – questiona-se (e bem) o leitor – como é que o uso de certas palavras pode dar direito a punições? Muito simples…
QUAIS SÃO AS PALAVRAS PROIBIDAS?
A resposta é simples: através de denúncias. Embora o uso casual de certas palavras com amigos de confiança seja natural e seguro, provocar ou gozar com a pessoa errada pode ter um desfecho ‘azedo’. Nestes casos, a Meta pode ter acesso às últimas cinco mensagens enviadas para o contacto ou grupo denunciado para averiguar a situação.
Recomendamos, portanto, evitar termos como “pedofilia”, “pornografia” e sinónimos, seja em tom de brincadeira ou não. Se alguém fizer uma denúncia relacionada com essas palavras, as consequências podem ser severas.
É que para além do ban, o grupo em questão pode ser dissolvido. Além disso, a duração do bloqueio depende da gravidade da situação, podendo variar de horas a até… para sempre. O mesmo se aplica em casos de ameaça, ofensa ou difamação, seja em áudio ou vídeo. Como tal, é importante manteres um uso responsável e respeitador do WhatsApp para evitar problemas futuros.
Já conhecias esta situação? Já tiveste problemas do género com o WhatsApp?
Não comento nem uso palavras inconvenientes. Concordo com as regras.
Não uso
Gmail é o único que uso desde sempre, tenho 80 anos e só uso o necessário, se no tirarem, fico sem recordações,e já não consigo aprender novamente.
Olá Ilídia,
Se tem usado o Gmail com relativa regularidade nos últimos dois anos então não tem de se preocupar!