©Gmail, via MHD

Uma das funcionalidades mais desejadas do Gmail já está disponível

Embora muitos não tenham conhecimento, o Gmail já tem disponível uma ferramenta extremamente útil no que toca a questões de privacidade.

Não há grandes dúvidas de que é preciso ter cada vez mais cuidado com o que se partilha e publica na Internet. Se, por um lado, veio revolucionar a forma como se comunica, também não é menos verdade que é cada vez mais fácil ser roubado ou burlado.

Há momentos em que é necessário enviar ficheiros e mensagens sensíveis, como por exemplo um e-mail com informações confidenciais, sejam informações financeiras da empresa ou até um contrato que inclui dados pessoais de um cliente. Como tal, é fundamental adotar medidas rigorosas para que este tipo de informação não ‘caia’ nas mãos erradas.

Lê Também:   Waze disponibiliza funcionalidade que vai permitir aos condutores poupar no combustível

Para garantir uma experiência mais privada no Gmail, existem duas opções à tua disposição. A Google oferece um recurso conhecido como Modo Confidencial. Este permite enviar e-mails encriptados, tal como acontece com as mensagens que envias no WhatsApp. A segunda hipótese é válida para aqueles que têm uma conta no Google Workspace.




COMO ATIVAR O MODO CONFIDENCIAL NO GMAIL

gmail
Foto de Solen Feyissa no © Unsplash
  1. Abre um browser ou a aplicação e faz login no Gmail;
  2. No lado esquerdo, carrega em “Escrever”;
  3. Na parte inferior do rascunho da mensagem, clica no ícone de cadeado para ativar o Modo Confidencial;

Na janela do Modo Confidencial, escolhe a data de expiração e cria um código de acesso. A opção “Sem código de acesso via SMS” permite que os destinatários que também tenham Gmail recebam a mensagem sem usar uma password.

Já em relação àqueles que não têm uma conta Gmail, será enviado um código de acesso. Se selecionares “Código de acesso via SMS”, irás precisar de inserir o número de telemóvel do destinatário para desbloquear o e-mail. Após selecionares uma destas hipóteses, clicas em “Guardar” e, posteriormente, em “Enviar”.

Se por acaso te enganares no destinatário ou simplesmente mudares de ideias, podes aceder à pasta de “Enviados” no Gmail, abrir o e-mail e clicar em “Remover acesso”.




COMO VER UM EMAIL COM O MODO CONFIDENCIAL ATIVADO

Tens Gmail ou iCloud? Google e Apple vão eliminar estas contas
Foto de Justin Morgan no © Unsplash

Para garantir que percorreste os passos todos de forma correta, e que realmente o Modo Confidencial já está ativado, só tens de te assegurar que o ícone do cadeado está visível na parte inferior do email que estás a escrever.

Além disso, também podes consultar a pasta “Enviados”, que irá apresentar o ícone de cadeado (que já conheces) e também o ícone de um relógio um pouco mais acima. Assim, o destinatário não vai poder copiar, colar, transferir, imprimir ou encaminhar o texto da mensagem bem como os anexos incluídos no e-mail.

Lê Também:   WhatsApp disponibiliza finalmente funcionalidade de Inteligência Artificial que vai rivalizar com o ChatGPT

Com a utilização desta ferramenta tão útil, o email que enviaste será automaticamente excluído assim que a data de expiração definida por ti seja atingida. Porém, deves ter em consideração que, apesar de ser uma funcionalidade que vai aumentar a privacidade, não garante que o destinatário não possa, por exemplo, fazer capturas de ecrã (printscreens) e guardá-las noutro local.

Já conhecias esta funcionalidade?

One thought on “Uma das funcionalidades mais desejadas do Gmail já está disponível

  • Mais um componente imprtante para todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *