Will Smith em "Projeto Gemini" | ©2019 Paramount Pictures

Will Smith e as consequências dos Óscares 2022

Na noite em que arrecadou uma cobiçada estatueta dos Óscares, Will Smith protagonizou um momento deveras insólito. As consequências já se sentem.

Os prémios da Academia oferecem aos fãs da sétima arte uma noite de celebração, momentos musicais e consagração dos melhores trabalhos em cinema no ano anterior. Este ano, nos Óscares 2022, a tradição manteve-se mas a noite ficou também marcada por um dos momentos mais insólitos de sempre na história das edições da Academia: uma agressão em palco.

Lê Também:   Óscares 2022 | Os recordes da 94ª cerimónia

Foi nesta 94ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que a audiência mundial assistiu a um momento inusitado entre Chris Rock e Will Smith, um dos nomeados a Melhor Actor Principal neste ano. Chris Rock, actor e comediante, fez um set humorístico antes do anúncio do vencedor de uma categoria mas, tendo como ‘alvo’ de uma das piadas Jada Pinkett Smith, a situação, à falta de melhor expressão, azedou.

Uma piada que para alguns foi inofensiva, mas que para outros passou os limites devido à doença de Jada, deu lugar a Will Smith levantar-se do seu lugar e agredir Chris Rock com um estalo em pleno palco da cerimónia. No momento imediatamente a seguir, o público permaneceu incrédulo, especulando-se inclusive ser algo ensaiado, mas que rapidamente se descobriu no pós-cerimónia tratar-se de uma real agressão e acção espontânea de Will Smith.

Lê Também:   Óscares 2022 | O post-mortem que tanto esperavas

Mas, não querendo alongar num tema que certamente ainda é de discussão entre muitos meios, a verdade é que este momento insólito tem acarretado as mais diversas consequências para Will Smith. Apesar do actor ter ganho o Óscar de Melhor Actor Principal por “King Richard” nessa noite, o pós-Óscares 2022 de Smith está-se a centrar apenas em consequências negativas.

King Richard Destaque
Apesar de ter ganho o Óscar, a noite ficará sempre marcada por outros motivos para Will Smith © Cinemundo

Com o actor a retratar-se do momento nos dias seguintes à cerimónia, e perante a indignação geral do público e de alguns colegas de profissão, a carreira do actor começou a ressentir-se já com projectos futuros que estavam em desenvolvimento – a Paramount já cancelou um dos filmes em desenvolvimento, “Fast and Loose” já foi parado pela Netflix (mas ainda não cancelado), assim como o próximo “Bad Boys” está em stand-by.

Agora, a última grande consequência para Will Smith vem da própria Academia. Depois de se ter remetido ao silêncio durante alguns dias, e após convocar uma reunião da direcção para decidir o que iria acontecer, finalmente comunicaram a decisão final: o actor está banido de toda e qualquer cerimónia durante os próximos 10 anos, começando a 8 de abril de 2022.

Lê Também:   Óscares 2022 | As audiências em ano de mudanças

Não se centrando apenas nos Óscares, a decisão abrange todo e qualquer evento promovido pela Academia, seja ele presencial ou online. No comunicado oficial a Academia retrata-se também pela posição durante a cerimónia, pedindo desculpa por não ter tomado qualquer posição no momento e não ter deixado um exemplo perante a situação, e agradece a Chris Rock por ter mantido a compostura no momento.

Face à decisão, Will Smith apenas lançou um comunicado afirmando aceitar e respeitar a decisão da Academia; tendo em conta que o próprio havia resignado da Academia dias antes, a organização não tinha outras sanções para aplicar também. No entanto, esta proibição de presença nos eventos não é proibitiva de Will Smith ser nomeado ou ganhar prémios da Academia no futuro.

Will Smith não é o primeiro actor a ser banido dos Óscares mas é o primeiro por um momento deste género. Nos últimos anos, mantendo também já todos os Óscares que haviam arrecadado, Harvey Weinstein e Roman Polanski também foram afastados da Academia devido ao movimento #MeToo e às acusações que ambos foram alvo pelas suas condutas impróprias.

Tendo já feito correr tanta tinta pelo mundo, pensas que Will Smith irá recuperar deste momento?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *