Crédito editorial: Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Óscares 2022 | O post-mortem que tanto esperavas

1 de 8

Terminou a temporada de prémios. Fechamos mais um capítulo com o nosso comentário post-mortem sobre os vencedores e derrotados dos Óscares 2022.

Foram finalmente entregues os Óscares 2022 que dão por terminada a temporada de prémios 2021/2022. Depois da edição do ano passado com algumas restrições devido à pandemia COVID-19, a edição no Dolby Theatre regressou em grande, para fazer jus à tradição. Neste post-mortem original reuniremos os melhores momentos da 94ª edição dos prémios mais dourados do mundo e vamos ainda comentar que possível futuro poderão ter as estatuetas mais relevantes do universo cinematográfico.

Tal como tem sido o papel da Academia de Hollywood, os Óscares focaram-se muito na inclusão e diversidade. A começar pelas suas anfitriãs, três mulheres: Regina Hall, Wanda Sykes e Amy Schumer. Depois Ariana DeBose, a primeira galardoada da noite, tornou-se na primeira mulher afro-americana queer a arrecadar um prémio de interpretação. Além disso, celebrou-se “CODA”, de Siân Heder que se tornou o primeiro filme de uma plataforma de streaming a vencer o Óscar de Melhor Filme, tratando-se ainda da primeira produção com pessoas surdas no seu elenco a conseguir tal feito. Os Óscares 2022 abriram as portas a novos autores, mas continuam a abraçar a tradição, como veremos ao longo deste texto.

CODA
A talentosa Ruby Rossi (Emilia Jones), a única falante. ©AppleTV+
Lê Também:
Óscares 2022 | Quantos prémios merece O Poder do Cão?

O mais curioso é que 8 das categorias dos Óscares não foram exibidas em direto, mas foram gravadas uma hora antes do início da cerimónia. Isso fez com que a transmissão conseguisse ser um pouco mais dinâmica – nem sempre aconteceu da melhor maneira -, mas infelizmente acabámos por conhecer alguns dos vencedores no Twitter. Afinal, a Academia não soube guardar tanto segredo como dizia ser capaz. Quanto ao filme mais premiado desta noite foi “Dune – Duna“, de Denis Villeneuve, com 6 vitórias. Curiosamente, o filme nem sequer estava nomeado a Melhor Realizador, apesar de ser uma mestria em termos de técnica.

Ainda não conheces todos os vencedores da 94ª edição dos Óscares da Academia? Consulta a lista completa de vencedores e prepara-te para o post-mortem mais honesto destes prémios. A análise final à cerimónia dos Óscares e à temporada de prémios pela MHD são da autoria do nosso Coordenador de Cinema Virgílio Jesus. Uma vez que havia de fazer esta análise garantimos-te que foram vistos todos os filmes nomeados e vencedores aos Óscares 2022, assim como acompanhada a cerimónia em direto.

A transmissão dos Óscares 2022 em Portugal foi garantida uma vez mais pela RTP1, numa emissão especial feita pelo crítico de cinema Mário Augusto e pela apresentadora Catarina Furtado desde o Centro Comercial Amoreiras.

1 de 8

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1404 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.