King Richard © Cinemundo

Óscares 2022 | As audiências em ano de mudanças

Muito se tem falado dos Óscares desde a cerimónia de domingo passado mas… será que as audiências este ano reflectem a discussão do pós-cerimónia?

Numa cerimónia onde alguns favoritos não conseguiram as estatuetas douradas, onde alguns momentos extra vencedores ganharam maior protagonismo que o esperado, e onde a Academia procurou inovar ao retirar momentos de anúncios de vencedores e introduzir categorias de favoritos de fãs, os Óscares 2022 foram melhores que os anteriores… mas não muito.

Feitas as contas, e depois de uma cerimónia em 2021 que se apresentou como a de audiência mais baixa de sempre na história dos prémios da Academia, os Óscares 2022 conseguiram nesta sua 94ª edição cerca de 16.6 milhões de espectadores. De acordo com a data da Nielsen, o número representa um aumento de 58% face ao ano anterior, onde o ‘recorde’ histórico atingido havia ido de 10.5 milhões de espectadores.

Lê Também:   Óscares 2022 | O post-mortem que tanto esperavas

Os números, em termos de comparação, são uma clara melhoria aos olhos da Academia mas agora prende-se a questão sobre o impacto que eles irão efectivamente ter no futuro dos Óscares. Apesar do aumento das audiências, a Academia fez várias alterações este ano que não tiveram o resultado esperado junto do público, ou mesmo da comunidade cinematográfica; categorias mais técnicas foram retiradas da cerimónia, sendo anunciadas previamente, e foi introduzido a categoria popular que, apesar de puxar pelos fãs, foi alvo de duras críticas após o anúncio do vencedor na cerimónia. Apesar disso, a 94ª edição destacou-se por voltar a ter apresentador, neste caso 3 co-apresentadoras.

Emilia Jones in “CODA,” now streaming on Apple TV+. Emilia Jones, Troy Kotsur, Marlee Matlin and Daniel Durant in “CODA,” now streaming on Apple TV+. Daniel Durant in “CODA,” now streaming on Apple TV+. Emilia Jones and Troy Kotsur in “CODA,” óscares 2022
A vitória de Troy Kotsur foi um dos momentos altos dos Óscares 2022 |©Appletv+

E, numa visão geral, sabe-se que nestes Óscares 2022 os números tiveram maior relevância em três momentos: a vitória de Troy Kotsur na categoria de Melhor Actor Secundário, por “CODA”, o momento infame da gala da estalada de Will Smith a Chris Rock, e o discurso de aceitação do prémio de Will Smith por “King Richard”, onde ganhou o Óscar de Melhor Actor Principal. Todos estes momentos, aliados a outros, elevaram as interações nas redes sociais a 22.7 milhões, um aumento exponencial de 139% face ao último ano.

Lê Também:   Óscares 2022 | Os recordes da 94ª cerimónia

Apesar de tudo, a grande cerimónia dos prémios de Hollywood continua a ser palco de várias críticas por parte dos espectadores, fãs de cinema e membros da indústria cinematográfica todos os anos. Agora, resta perceber o impacto destes números na cerimónia do ano que vem, e se as mudanças implementadas em 2022 irão se manter ou se haverá retrocesso na decisão.

Viste a cerimónia dos Óscares 2022 em directo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *