Xbox Series X | Tudo o que precisas de saber
[tps_header]
Há duas consolas que irão marcar o início da próxima geração. Quais as especificações, funções e jogos de destaque da Xbox Series X? A Microsoft explica.
A fasquia para o lado verde e azul das consolas está alta, com specs, características e jogos de próxima geração a definirem a nova era que se avizinha.
Do lado da Xbox, a Microsoft não tenciona repetir o lançamento aquém da Xbox One em 2013, na altura liderado por Don Mattrick. Desde a chegada de Phil Spencer em 2014, que a equipa trabalha para apanhar os bocados e salvar o departamento. Nos últimos anos, os resultados têm sido melhores, impulsionados pelo sucesso de novidades como o Xbox Game Pass.
Entretanto, vimos iniciativas como Xbox Play Anywhere, Xbox Game Pass PC, Xbox Adaptive Controller e Project xCloud, consolas como a Xbox One X e Xbox One S All-Digital e o crescimento dos Xbox Game Studios com as novas adições, como a Ninja Theory, inXile Entertainment, Obsidian Entertainment e Double Fine Productions.
Será que a Xbox entra de pé direito nesta geração?
A Microsoft partilhou toda a informação que temos sobre a Xbox Series X, num artigo no blog oficial que será actualizado conforme houver mais novidades.
A consola será a mais poderosa do mercado e visa dar as ferramentas necessárias para que os estúdios possam desenvolver os seus jogos e tornar os seus sonhos realidade.
Os 15 estúdios da Xbox estão a trabalhar em diversos projectos, sendo que o título de lançamento de destaque com a nova consola será “Halo Infinite”, da 343 Industries.
Na próxima geração, o foco gira em torno dos jogadores de Xbox, PC e dispositivos móveis, no contínuo apoio a serviços como o Xbox Game Pass, Xbox Live e Project xCloud, e no trabalho necessário para que o mundo dos videojogos seja inclusivo para todos.
[/tps_header]
JOGOS MAIS IMERSIVOS E RESPONSIVOS DA CONSOLA MAIS PODEROSA
De acordo com a Microsoft, a Xbox Series X será a consola para os jogadores que procuram a melhor experiência gaming.
O dispositivo contém as mais recentes arquitecturas da AMD. O processador personalizado inclui um CPU 8 core Zen 2, trazendo um poder de processamento 4x maior do que a Xbox One. O GPU RDNA 2 de 12 TFLOPS melhora a performance 8x mais em relação à consola de 2013.
Emparelhada com a maior memória bandwidth GDDR6 de qualquer consola, um SSD personalizado da próxima geração, raytracing acelerado, taxa de actualização variável e baixa latência, a Xbox Series X irá providenciar o poder necessário para os developers puxarem as suas criações ao limite, com os maiores níveis de fidelidade, precisão e exactidão nunca antes vistos nas consolas.
O design ousado e único da estrutura permite que a Xbox Series X seja a consola mais poderosa da forma mais silenciosa e eficiente possível, podendo ser colocada de forma vertical ou horizontal.
Esta é acompanhada de um comando wireless não muito diferente do habitual, com melhorias na ergonomia para ser confortável ao maior número de pessoas, na conectividade com vários dispositivos distintos e com latência reduzida. Possui um d-pad inspirado no Xbox Elite Wireless Controller Series 2 e um novo botão Share, feito para capturar imagens e vídeos de forma instantânea.
O comando será compatível com a família de consolas Xbox One e os PCs com Windows 10.
A CONSOLA | RECORDA A APRESENTAÇÃO DA XBOX SERIES X
A TECNOLOGIA E ESPECIFICAÇÕES TRAZEM PODER E RAPIDEZ
Os diferentes aspectos técnicos para qualquer produto significam prioridades diferentes consoante o interesse e conhecimento de cada jogador. De forma mais simples, a Xbox Series X será definida por três características principais: poder, velocidade e compatibilidade.
Os 12 TFLOPS trazidos pelo GPU tornam-na a consola mais poderosa, conseguindo trazer jogos a 4K e 60FPS, com suporte de jogos até 8K e 120FPS. As novas capacidades como a taxa de actualização variável (VRS), raytracing acelerado e muito mais, ajudam os estúdios a entregar mundos incríveis, dinâmicos e vivos que envolvam os jogadores.
Há várias formas de tornar a Xbox Series X mais rápida. A Xbox Velocity Architecture evita ecrãs de carregamento longos, numa combinação de SSD de próxima geração, descompressão acelerada pelo hardware e integração profunda pelo software, acabando com os tempos de carregamento.
A nova arquitectura permite também a criação da nova função, Quick Resume, que permite que os jogadores possam continuar o progresso dos seus videojogos exactamente onde o deixaram, através de vários títulos diferentes ao mesmo tempo. Poderão trocar de jogo sem se preocuparem.
Uma das maiores exigências dos jogadores está na baixa latência, que é conseguida através das inovações do HDMI 2.1, Auto Low Latency Mode (ALLM) e Dynamic Latency Input (DLI). A equipa da Xbox analisou todos os passos para reduzir o lag entre o jogador e o jogo, desde o comando, à consola e ecrã.
A CONSOLA MAIS COMPATÍVEL DO MUNDO, COM MILHARES DE JOGOS NO LANÇAMENTO
Para a Xbox, a compatibilidade é essencial para que os jogadores das consolas mais antigas não sintam que foram deixados para trás. Toda a biblioteca de jogos da Xbox One será jogável na Xbox Series X, pronta a instalar logo no início. A lista de mais de 500 jogos retrocompatíveis da Xbox original e da Xbox 360 também será jogável na nova consola.
Os títulos aproveitam o poder para correrem de forma mais fluída e com melhor grafismo, especialmente se fizerem parte do grupo de videojogos especificamente optimizados para a Xbox Series X. Muitas vezes, terão melhor performance do que na altura do seu lançamento, com FPS mais estáveis e renderização máxima para a melhor qualidade visual.
São 4 gerações de videojogos jogáveis na Xbox Series X, na melhor qualidade, sem qualquer custo adicional.
Um dos investimentos da Xbox consiste na tecnologia de Smart Delivery, que irá garantir que os jogadores só precisem de comprar o jogo uma vez (se suportar a função) e desfrutarem-no na melhor versão possível, seja numa consola Xbox One ou Xbox Series X.
Todos os exclusivos dos Xbox Game Studios que são optimizados para a nova consola, como “Halo Infinite” e “Gears 5”, terão também a função Smart Delivery. Outros títulos 3rd party já foram confirmados como tendo essa característica: “Assassin’s Creed Valhalla”, “Call of the Sea”, “Chorus”, “Cyberpunk 2077”, “Destiny 2”, “DiRT 5”, “Scarlet Nexus”, “Second Extinction”, “The Ascent”, “Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2” e “Yakuza: Like a Dragon”.
A compatibilidade não se resume aos jogos. Todos os periféricos da família Xbox One serão compatíveis com a Xbox Series X, portanto, no salto entre gerações e na falta de um 2º comando, os jogadores não terão de comprar o novo Xbox Wireless Controller se tiverem o actual, por exemplo.
OS JOGOS DA PRÓXIMA GERAÇÃO
Quando a criatividade de um developer é apoiada pela consola mais poderosa do mundo, as possibilidades são infinitas. Os jogadores esperam que a nova geração defina os parâmetros da fidelidade gráfica, imersão e desempenho, convergindo em jogos que pareçam vivos, incríveis e imediatamente imersivos.
Os Xbox Game Studios consistem em 15 estúdios espalhados pelo mundo, responsáveis por franchises como “Halo”, “Forza”, “Age of Empires”, “Gears of War”, “Minecraft”, “Hellblade”, “State of Decay”, “Sea of Thieves” e muito mais, incluindo novos IPs.
O poder da Xbox Series X foi demonstrado logo após o seu anúncio em Dezembro de 2019, com a revelação de “Senua’s Saga: Hellblade II“. A Ninja Theory está a construir o jogo no novo motor Unreal Engine 5 e, emparelhado com o poder da nova geração, chegará a níveis nunca antes vistos.
Mais recentemente, vimos algum gameplay de jogos 3rd party na Xbox Series X. Foi o caso dos títulos da Electronic Arts (“Madden NFL 21”), Bandai Namco (“Scarlet Nexus”), Deep Silver (“Chorus”), Codemasters (“DiRT 5), SEGA (“Yakuza: Like a Dragon”) e a Ubisoft (“Assassin’s Creed Valhalla”). No mesmo Inside Xbox, foram apresentados exclusivos que chegarão ao Xbox Game Pass no dia de lançamento, como “Scorn” e “The Medium”.
TRAILER | RECORDA O ANÚNCIO DE “SENUA’S SAGA: HELLBLADE 2”
XBOX SERIES X + XBOX GAME PASS – MAIS DE 100 JOGOS, LIDERADOS POR “HALO INFINITE”
Também dos estúdios da Xbox, teremos a revelação mais completa de “Halo Infinite” no evento Xbox 20/20 de Julho, com data ainda por anunciar.
O shooter acompanha a jornada de Master Chief pela vasta galáxia cheia de segredos. O Spartan volta desta vez num novo motor de jogo, o Slipspace Engine, feito pela 343 Industries, para trazer a melhor versão de “Halo”.
O Xbox Game Pass mudou a forma como as pessoas desfrutam os videojogos, quebrando as restrições de dispositivos e jogos em comum entre amigos, que podem contar com a mesma biblioteca de videojogos na Xbox One e PC.
Mais de 10 milhões de membros juntaram-se ao serviço, que oferece um catálogo variado de títulos e ainda incluí as criações dos Xbox Game Studios desde o seu dia de lançamento, como “Forza Horizon 4”, “Sea of Thieves”, “Minecraft Dungeons” ou “The Outer Worlds”.
A subscrição continuará na próxima geração, com a Xbox Series X, e conta com “Halo Infinite” na sua estreia.
TRAILER | REDESCOBRE A ESPERANÇA EM “HALO INFINITE”
A PRIMEIRA CONSOLA DESENHADA COM A CLOUD EM MENTE
Com o Project xCloud, a Xbox está a construir não só a consola mais poderosa e compatível, como a cloud de videojogos mais rápida, poderosa e compatível. O serviço de streaming está previsto lançar no final de 2020, encontrando-se já em fase Preview em Portugal desde o início do ano, para os jogadores que possuem uma Xbox One e fazem parte do Xbox Insider Program.
O xCloud poderá ser desfrutado por qualquer membro que subscreva o serviço, que utilizará servidores dedicados espalhados pelo mundo para entregar a melhor experiência possível aos curiosos que não possuem uma consola Xbox. Os jogadores com consola poderão aceder à sua biblioteca total por console streaming, sem custo adicional.
Os subscritores do Xbox Game Pass também poderão usufruir desta função para jogarem com os amigos onde quiserem, sem instalar videojogos. Basta ligar e jogar.
Graças ao Project xCloud, será possível chegar aos 2 biliões de jogadores no mundo, tornando a Xbox acessível a mais pessoas, seja no telemóvel, tablet ou PC.
[tps_footer]
A Xbox Series X é a opção mais poderosa e compatível, com uma combinação de serviços e videojogos de todos os géneros. O departamento é mais do que o hardware, e convida todos os jogadores de todos os cantos a juntar-se à experiência Xbox, seja qual for o dispositivo.
Este é o futuro que a Xbox vê para os jogadores, com o conteúdo, comunidade e cloud disponíveis na melhor consola de videojogos, que coloca a ti e aos teus amigos – não o dispositivo – no centro da experiência Xbox.
O que estás a achar da nova abordagem da Xbox? Tencionas comprar a Xbox Series X?
[/tps_footer]
Pingback:Xbox Series X | Tudo o que precisas de saber | Magazine.HD – Dimenshix.xyz