Sunny Sandler em "You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah"| ©Netflix

You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah, em análise

“You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah”, estreado a 25 de agosto, é o novo resultado da parceria de filmes de comédia, produzidos por Adam Sandler em colaboração com a Netflix. Uma vez mais, o sucesso está garantido. Mas será que esta longa-metragem para o público adolescente traz algo mais ao universo Sandler? 

Lê Também:   Cine Quarentena: O Diamante Sandler

Adam Sandler é um ator que à partida podemos descartar, com os seus olhos semi-cerrados e expressão com pouca amplitude dramática, mas que uma e outra vez continua a dar cartadas como uma das estrelas de comédia capazes de produzir filmes para audiências amplas. Desta vez, a sua máquina apresenta-nos “You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” ou, em português, “Nem Penses Que Te Vou Convidar Para o Meu Bat Mitzvah”.

A longa-metragem baseia-se num romance YA (Young Adult, para Jovens Adultos) homónimo e escrito por Fiona Rosenbloom. O argumento, esse ficou a cargo de Alison Peck (“Ugly Dolls”, “Work It”) e Fiona Rosenbloom, com a realização nas mãos da jovem realizadora Sammi Cohen (“Crush”). Com uma equipa jovem e feminina, a tónica aqui é totalmente colocada no prisma da comédia adolescente, o afamado “coming of age tale” e menos no Adam Sandler na equação.

Nem Penses Que Te Vou Convidar Para o Meu Bat Mitzvah
©Netflix

Antes, Sandler encarna um mero pai típico (Danny Friedman), que vê as suas filhas crescerem, incapaz de saber como manter a ligação especial que em tempos os uniu. O seu papel no filme é simples e recorrente neste tipo de histórias, mas esta não é uma história sobre este ou sobre a sua personagem. Como é já habitual, Adam Sandler escolhe para os papéis principais membros da sua família – a sua esposa, presença habitual nas suas tramas, é uma amiga da família, a estrela da Broadway Idina Menzel é a sua esposa, quebrando um pouco a ‘intromissão’ familiar na arte, mas por outro lado as suas filhas na vida real, Sadie Sandler (17 anos) e Sunny Sandler (16 anos) interpretam também as suas filhas na trama.

Sunny Sandler é a grande estrela do enredo e, nepotismo à parte (que ninguém nega nem tenta negar), parece-nos que a jovem atriz conseguirá sonhar mais alto, para lá de ser escolhida diretamente pelo pai para participar em filmes. O seu carisma é notório, aliás bem mais presente do que o da sua mãe ou pai, e um futuro risonho na indústria de Hollywood parece bem provável.

Esta é a história simples mas identificável de duas melhores amigas de 13 anos de idade, Stacy (Sunny Sandler) e Lydia (Samantha Lorraine, “The Walking Dead: World Beyond”). O par, inseparável desde bebés, está agora a planear os seus bat mitzvahs – a cerimónia judaica que reconhece a maioridade e o início da idade adulta.

You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah Foto
Aqui, somos convidados a entrar no mundo dos exuberantes rituais de passagem judaicos. Na imagem: Samantha Lorraine| Cr. Scott Yamano/Netflix © 2023.

Claro que Stacy não é nenhuma adulta, e debate-se com todos os dramas que habitualmente perturbam os primeiros anos da adolescência – a popularidade que tanto quer e não parece conseguir alcançar, a paixoneta não correspondida pelo rapaz mais cool da escola Hebraica e as lealdades que se constroem e destroem no final da Básica.

Sem dúvida, “You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” é um filme com o qual nos conseguimos identificar. A épica zanga entre Stacy e Lydia, motivada por ciúmes e pela relação com as miúdas populares, é um lugar-comum das narrativas sobre adolescentes, mas não deixa de conservar uma aura de veracidade.

“Nem Penses Que Te Vou Convidar Para o Meu Bat Mitzvah” é engraçado, simples, leve, contemporâneo e socialmente relevante. Pinta a fé judaica de uma forma vibrante e distinta, como raramente a vemos. Somos convidados a entrar no Templo, na Escola Judaica, conhecemos uma rabina, Rebecca (Sarah Sherman, do elenco atual do “SNL”), jovem e amistosa, e testemunhamos a loucura que são os Bat Mitzvah (para mulheres) e os Bar Mitzvah (para homens). A certa altura, vemos até um B’nai Mitzvah, para uma pessoa não-binária.




Mais um sinal de que este divertido filme está sintonizado com o sinal dos tempos, e inclusive com as preocupações dos mais jovens. O diálogo brinca amistosamente com conceitos como “ser cancelado”, identidade sexual e utilização excessiva das redes sociais e das câmaras – enfatizando o lado negativo de uma realidade em que todos os momentos mais embaraçosos são gravados para a posteridade e reproduzíveis.

Nem Penses que Te Vou Convidar para o Meu Bat Mitzvah
Cr. Scott Yamano/Netflix © 2023.

Além disso, “You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” sabe usar da ironia para manter o público atento à história relativamente simples que se desenrola, sempre ancorada pela luminosa presença de Sunny (o nome assenta bem). No seu quarto, Stacy Friedman tem muitos posters de artistas pop – de Dua Lipa a Taylor Swift, de Olivia Rodrigo às judaicas HAIM. A música, essa foi co-escolhida precisamente por uma das irmãs HAIM – Este – e vários momentos musicais pintalgam esta história com as cores da pop contemporânea.

Embora a lista de músicas seja baseada em temas não originais, é adequada à angústia jovem retratada, com a escolha de momentos pertinentes para incluir músicas como “Traitor” de Olivia Rodrigo ou “Now I’m In It”(como habitual, música com vídeo realizado por Paul Thomas Anderson) , das próprias HAIM – três raparigas irreverentes, talentosas e capazes de exibir a sua fé judaica sem pruridos (tal e qual como as protagonistas deste filme).

“You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” sabe ligar-se à fé judaica, à cultura pop e ao aqui e agora dos adolescentes para criar uma comédia YA capaz de conquistar vários públicos. Sem dúvida, agradecemos a Adam Sandler por ter virado o holofote para os mais jovens. A aposta compensou!

TRAILER | YOU ARE SO NOT INVITED TO MY BAT MITZVAH 

You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah, em análise
You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah Poster

Movie title: You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah

Movie description: As melhores amigas Stacy e Lydia sempre sonharam ter bat mitzvahs épicos. Mas as coisas começam a dar hilariantemente para o torto quando um rapaz popular e um drama da escola secundária ameaçam a amizade entre ambas e o seu ritual de passagem.

Date published: 31 de August de 2023

Country: EstadosUnuidos

Duration: 103'

Author: Alison Peck, Fiona Rosenbloom

Director(s): Sammi Cohen

Actor(s): Adam Sandler, Jackie Sandler, Sunny Sandler, Idina Menzel

Genre: Comédia, Adolescente

[ More ]

  • Maggie Silva - 75
75

CONCLUSÃO

“You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” é divertido, leve e enternecedor. Por muito simples que seja o seu enredo, é difícil não torcer por ele, como uma carta de amor de um pai para as suas filhas. Adam Sandler afasta-se do papel de protagonista e cria um filme diferente das suas restantes produções.

Pros

  • Uma comédia divertida, com gargalhadas genuínas, acerca das dores do crescimento;
  • Uma apresentação invulgar e luminosa da fé judaica, e um filme com muita religião à mistura que não se apresenta como dogmático;
  • Uma pequena participação de Luis Guzmán, eterno membro do elenco da “Família Addams”;
  • Uma comédia adolescente verdadeiramente no feminino;
  • Uma estrela nasce em Sunny Sandler. Será que o nepotismo em Hollywood tem os seus méritos?

Cons

  • Por vezes ligeiramente infantilizado, o enredo de “You Are So Not Invited to My Bat Mitzvah” não é suficientemente inteligente ou bem apresentado para se tornar um marco do género Young Adult, mas não por falta de tentar.
Sending
User Review
5 (1 vote)

Leave a Reply