Os 10 principais géneros de animes
Interessado e curioso mas pouco confiante em tudo conseguir entender e apreciar na arte dos Animes? Então este artigo é para ti. Nele tentaremos explicar os principais géneros deste mundo nipónico.
É possível encontrar nas animações japonesas géneros mais tradicionais e mais comuns às obras produzidas na zona ocidental do mundo como romance, drama, ficção científica, ação, comédia, terror, entre tantos outros. Contudo uma das principais características deste universo nipónico, e que de certa forma lhe confere alguma singularidade, é ter géneros que só existem no seu mundo e nas suas obras, não havendo qualquer tipo de correspondente no ocidente. Assim, a Magazine.HD decidiu reunir os dez principais géneros de animes existentes, apresentando uma breve explicação dos mesmos e exemplificando com séries ou filmes, para facilitar a introdução dos leitores menos familiarizados com este mundo tão adorado por milhares de pessoas por todo o mundo.
Lê mais: Outsider Films celebra o 30º aniversário do Studio Ghibli
Os géneros da nossa lista não tiveram critérios de seleção muito rigorosos. Numa primeira fase, considerámos importante incluir os géneros que não têm um correspondente no ocidente. Em seguida seleccionámos géneros populares no mundo dos animes. Embora possam ser por vezes encontrados nas produções ocidentais, surgem com mais frequência e são bastante mais desenvolvidos no Japão, sendo portanto muito comum encontrarmos animes desses géneros assim que entramos neste universo nipónico.
Vê também: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)
Nota: Cinco dos dez géneros que apresentamos na lista (Kodomo, Shounen, Shoujo, Seinen e Josei) são, na verdade, demografias. Ou seja, focam-se num determinado público-alvo. Como a maior parte dos animes são adaptações de mangas, as demografias de cada anime variam consoante a revista em que a manga original foi publicada. Contudo, para simplificar este universo tão complexo, decidimos incluir estas cinco demografias nesta lista como géneros, apresentando os elementos mais recorrentes em cada, embora existam sempre excepções à regra.
Vejamos então os vários géneros que podemos encontrar nas séries/filmes anime e os seus aspetos gerais.
Pingback:As séries manga mais vendidas no Japão | Primeira metade de 2016