15 Filmes mais sobrevalorizados do século XXI | A Melhor Despedida de Solteira (2011)
“Bridesmaids” foi vendido em 2011 como a versão feminina de “A Ressaca” (começa mal no termo de comparação), e foi unanimemente aclamado pela crítica e público por ser uma comédia banal, com personagens superficiais que por acaso vestem saias.
Se a ideia era mesmo fazer a versão feminina de “A Ressaca”, então a tarefa de Paul Feig foi extremamente bem-sucedida. “A Melhor Despedida de Solteira” traduziu-se numa comédia vulgar de domingo à tarde, com algumas piadas inteligentes no seio de mil e uma piadas sexuais que já foram mil e uma vezes vistas.
Não se trata de melhorar a fórmula ou de introduzir o importante ponto-de-vista feminino para um género de cinema dominado (cada vez menos) por homens, mas sim de apenas substituir os personagens masculinos por personagens femininos. E isso é penosamente insuficiente para classificar este filme de Paul Feig como algo mais do que uma razoável comédia.
No entanto, em 2011 “Bridesmaids” foi elogiado em todo o lado, até nos cafés da aldeia mais remota, chegando-se ao ponto de ser construído um Óscar buzz desmedido que se traduziu em duas nomeações para Melhor Atriz Secundária (Melissa McCarthy igual a sempre) e Melhor Argumento Original. Até hoje, ainda não se conhecem as razões para tal ter acontecido.