9 Coisas que (possivelmente) não sabias sobre X-Men: Apocalipse

X-Men: Apocalipse chega esta semana às nossas salas, razão mais do que suficiente para mergulharmos em alguns dos seus maiores segredos e curiosidades.

Desta feita, a nossa equipa de mutantes favorita terá de enfrentar o seu maior vilão até ao momento: uma criatura com semelhanças a deus que reúne o poder de vários outros mutantes.

A propósito da grande estreia do novo Apocalipse, aproveitamos para relembrar algumas curiosidades importantes sobre esta nova produção que é também (e infelizmente) o último filme da saga realizado por Bryan Singer.

 

O passado é o presente

apoca3

Bryan Singer confirmou que o filme será passado no ano de 1983 e que encontrará várias personagens novas na sua juventude.

 

De Star Wars para X-Men

apoca2

Antes de Oscar Isaac ser escolhido, Tom Hardy e Idris Elba foram considerados para o papel de Apocalipse.

 

Queixas dos Fãs

apoca

Vê também: Novo trailer de X-Men: Apocalipse

Evidentemente e como sucede sempre, Apocalipse foi severamente criticado, particularmente ao nível da aparência. Comparado ao infame Ivan Ooze do filme de 1995 dos Power Rangers, o vilão foi também criticado pela baixa estatura de Oscar Isaac (1,74 m) para tão imponente papel. Curiosamente, em 2000, Hugh Jackman, hoje tremendamente adorado pela massa de fãs, também foi alvo de queixas de quem defendia que o ator australiano era demasiado alto para o papel (o ator tem 1,88 m enquanto o personagem não ultrapassa os 1,62 m).

 

O fechar de uma trilogia

apoca7

Este será o último filme do arco narrativo de O Início, que consistiu de X-Men: O Início (2011) e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), além do novo filme X-Men: Apocalipse. Este último representa o culminar da análise à relação entre Xavier e Erik (Magneto): “O Início foi sobre como o Erik ganhou o seu poder; Dias de um Futuro Esquecido foi sobre como o Xavier ganhou o seu poder; este novo filme encontra ambos no pico das suas forças e finalmente em confronto”.

 

Analogia sobre Deus e a Religião

apoca6

Bryan Singer escolheu Apocalipse como o antagonista do novo filme porque lhe permitia não só analisar as origens dos mutantes na Terra como estabelecer um curioso paralelo com a origem dos Deuses, da Religião e do Culto.

 

Adeus Hugh…?

wolverine

Lê também: Nova série do universo X-Men a ser preparada

Hugh Jackman anunciou que X-Men: Apocalipse e a próxima sequela ainda sem título sobre Wolverine (2017) serão os seus últimos filmes como o mais icónico dos mutantes X-Men. Esta será a sua oitava vez na pele do personagem desde que a assumiu, em 2000, estando a nona marcada para o terceiro filme a solo de Wolverine – assim, Jackman esteve em todos os filmes do X-Men à exceção de Deadpool. Existem, no entanto, rumores de que Jackman poderá voltar à personagem numa produção que reúna Wade e Logan ou numa adaptação da famosa X-Force.

 

Cronologia desarrumada

apoca8

Em Dias de um Futuro Esquecido, ao enviar Wolverine ao passado para alterar os eventos da história, toda a timeline de filmes até aqui criada sofreu alterações. De facto, tudo o que vemos a partir daqui é uma nova história, sendo que um único Passado que continua a existir é o de X-Men: O Início – tudo foi apagado e pronto a ser reescrito, incluindo os arcos e aventuras a solo de Wolverine. Como resultado, tudo a partir daqui será completamente novo, o que poderá significar personagens a aparecer em locais inesperados, arcos renovados, novos eventos traumáticos, vilões a tornarem-se heróis (ex: Mystique) ou heróis a tornarem-se vilões. A única certeza que temos para já… é a do futuro – exato, o futuro – que podemos visitar brevemente no final de Dias de um Futuro Esquecido.

 

Darwinismo para Mutantes

apoca4

A filosofia de Apocalipse aproxima-se muito de uma versão radicalizada do Darwinismo – a teoria de Charles Darwin previa a sobrevivência das espécies de acordo com a sua maior ou menor adaptação ao ambiente. O famoso mote “survival of the fittest” parece ser também partilhado por Apocalipse, que crê que apenas os mais fortes e aptos devem sobreviver – quer sejam ou não mutantes.

 

Os Cavaleiros do Apocalipse, segundo a Bíblia

apoca9

Lê ainda: Conhece os Quatro Cavaleiros do Apocalipse de X-Men

“Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” é uma das passagens mais célebres do livro das Revelações na Bíblia, mas segundo o novo filme dos X-Men… o livro sagrado inspirou-se no novo vilão da saga. Ao longo da sua grande carreira de supervilão, Apocalipse tem nomeado e aprisionado vários grupos de quatro servos a quem dá o nome de Morte, Guerra, Fome e Pestilência. No universo da Marvel, vários heróis estiveram na seleção de Apocalipse, incluindo Hulk, Wolverine e Gambit. No novo filme estes quatro cavaleiros serão Angel, Storm, Magneto e Psylocke.


 

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *