Rock in Rio - Lisboa 2019: Celebração dos 15 anos em Lisboa, Portugal, a 28 de Março de 2019. Foto: AgenciaZero.net

Celebration Year: o Rock in Rio não pára

Com 15 anos entre nós, o Rock in Rio traz um calendário abundante. Ficámos a saber tudo sobre este “celebration year” num evento festivo que comemorou o passado e prometeu futuro. 

Nascido no Rio de Janeiro em 1985, foi em 2004 que o Rock in Rio realizou a sua primeira edição em Portugal, em Lisboa, onde se estabeleceu a Cidade do Rock. Para celebrar os seus 15 anos em terras lusitanas, o festival apresentou-nos, no passado dia 28 de Março, um conjunto de eventos que reforçam a oferta cultural do país, neste seu Celebration Year. Numa comemoração, realizada  no Pátio da Galé, acompanhados por algumas celebridades portuguesas e pelo som da atuação de Carolina Deslandes, tivemos a oportunidade de fazer uma pequena viagem por estes últimos quinze anos e conhecer as novidades que nos esperam para as próximas edições.

Lê Também:   Mês em Música | Playlist de Março 2019

A primeira novidade, já bastante antecipada, foi-nos dada por Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio. Em 2020, o Rock in Rio está de regresso ao Parque da Bela Vista, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho.

A promessa de duas edições (2020 e 2022) veio acompanhada pelo anúncio de um novo patrocinador. A Galp vai ser Patrocinador Principal das próximas duas edições do festival, juntando-se às comemorações dos 15 anos do Rock in Rio-Lisboa, com várias iniciativas a terem lugar durante o ano de 2019.

Com esta associação ao Rock in Rio, a Galp dá, assim, um novo passo na sua estratégia de posicionamento no território da música. A Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, Joana Garoupa fala-nos das motivações desta parceria:

“As famílias portuguesas sabem que podem contar com a energia da Galp para viver, trabalhar, viajar… mas também para se divertirem e celebrarem. E nós queremos estar com elas, em todos esses momentos. E lá estaremos, agora também no Rock in Rio, para partilhar com elas a boa energia deste festival”.

Apesar de a próxima edição só estar agendada para 2020, o Rock in Rio apresenta já para 2019 um conjunto de eventos, seguindo assim a estratégia implementada no Brasil que visa dar vida a conteúdos do festival fora da Cidade do Rock. Podemos desde já contar com quatro propostas principais para este Celebration Year: Galp Music Valley Sessions, Worten Game City, Rock in Rio Innovation Week e Celebration.

15 anos Rock in Rio
Celebration Lisboa 15 anos de Rock in Rio

Depois do sucesso que o palco Music Valley alcançou na edição de 2018 do Rock in Rio-Lisboa, e reforçando a aposta na promoção da música portuguesa no Brasil, a Galp e o Rock in Rio levam Agir, Capitão Fausto, Carolina Deslandes, Blaya, Diego Miranda, Kura, Deejay Kamala e VanBreda à 8.ª edição do Rock in Rio, no Brasil. Mas antes disto, através de uma simbiose entre os dois palcos mais carismáticos da Cidade do Rock – o Music Valley, de Lisboa, e o Sunset, do Brasil -, nascem as Galp Music Valley Sessions, antecipando os encontros entre artistas brasileiros e portugueses que terão lugar em Setembro, no Brasil. Assim, durante abril e maio, o Capitólio recebe estes momentos musicais para um grupo restrito de convidados e um conjunto de fãs, seleccionados através de diferentes mecânicas promocionais.

2018 foi, também, o ano em que se estreou a arena de gaming na Cidade do Rock. Agora, Lisboa irá ver nascer a Worten Game City, um evento de três dias para gamers mas, também, para toda a família.

Em 2018, o Rock in Rio Innovation Week nasceu com o objetivo de dar palco a conversas sobre os desafios e as oportunidades de um mundo em constante transformação. Em 2019, o projeto volta maior, com mais espaços, para receber 2.000 pessoas, e com uma programação que se alarga no tempo, com encontros a partir do dia 08 de maio. De e 02 a 05 de julho, no LACS e arredores, a proposta é de explorar novos modelos mentais, através de três dimensões: Inspiração, Experimentação e Conexão.

15 anos Rock in Rio
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

O Rock in Rio promete-nos assim um calendário bastante concorrido que terá o seu apogeu em setembro, com três dias de festa na Torre de Belém, onde à música se junta o video mapping e o maior fogo de artifício jamais visto no Tejo. O evento, que será aberto ao público, abre no seu primeiro dia com um espectáculo comemorativo e especial, a cargo de Orquestra, que revisitará temas que marcaram as oito edições portuguesas do festival.

Lê Também:   Fontaines D.C. partilham "Boys In The Better Land"

2019 será assim uma excelente antecâmara para mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. Confere abaixo o calendário dos eventos já divulgados.

CELEBRATION YEAR | Datas e locais dos eventos

Galp Music Valley Sessions, Capitólio

11 de abril | Capitão Fausto e O Terno

30 de abril | Blaya e Lellê

23 de maio | Agir e Rael

28 de maio | Carolina Deslandes e Melim

Worten Game City, Cordoaria Nacional

31 de maio, 1 e 2 de junho

Rock in Rio Innovation Week, LACS

02 a 05 de julho

Celebration, Torre de Belém

6, 7 e 8 de Setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *