Rock in Rio - Lisboa 2019: Celebração dos 15 anos em Lisboa, Portugal, a 28 de Março de 2019. Foto: AgenciaZero.net

Celebration Year: o Rock in Rio não pára

Com 15 anos entre nós, o Rock in Rio traz um calendário abundante. Ficámos a saber tudo sobre este “celebration year” num evento festivo que comemorou o passado e prometeu futuro. 

Nascido no Rio de Janeiro em 1985, foi em 2004 que o Rock in Rio realizou a sua primeira edição em Portugal, em Lisboa, onde se estabeleceu a Cidade do Rock. Para celebrar os seus 15 anos em terras lusitanas, o festival apresentou-nos, no passado dia 28 de Março, um conjunto de eventos que reforçam a oferta cultural do país, neste seu Celebration Year. Numa comemoração, realizada  no Pátio da Galé, acompanhados por algumas celebridades portuguesas e pelo som da atuação de Carolina Deslandes, tivemos a oportunidade de fazer uma pequena viagem por estes últimos quinze anos e conhecer as novidades que nos esperam para as próximas edições.

A primeira novidade, já bastante antecipada, foi-nos dada por Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio. Em 2020, o Rock in Rio está de regresso ao Parque da Bela Vista, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho.

A promessa de duas edições (2020 e 2022) veio acompanhada pelo anúncio de um novo patrocinador. A Galp vai ser Patrocinador Principal das próximas duas edições do festival, juntando-se às comemorações dos 15 anos do Rock in Rio-Lisboa, com várias iniciativas a terem lugar durante o ano de 2019.

Com esta associação ao Rock in Rio, a Galp dá, assim, um novo passo na sua estratégia de posicionamento no território da música. A Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, Joana Garoupa fala-nos das motivações desta parceria:

“As famílias portuguesas sabem que podem contar com a energia da Galp para viver, trabalhar, viajar… mas também para se divertirem e celebrarem. E nós queremos estar com elas, em todos esses momentos. E lá estaremos, agora também no Rock in Rio, para partilhar com elas a boa energia deste festival”.

Apesar de a próxima edição só estar agendada para 2020, o Rock in Rio apresenta já para 2019 um conjunto de eventos, seguindo assim a estratégia implementada no Brasil que visa dar vida a conteúdos do festival fora da Cidade do Rock. Podemos desde já contar com quatro propostas principais para este Celebration Year: Galp Music Valley Sessions, Worten Game City, Rock in Rio Innovation Week e Celebration.

15 anos Rock in Rio
Celebration Lisboa 15 anos de Rock in Rio

Depois do sucesso que o palco Music Valley alcançou na edição de 2018 do Rock in Rio-Lisboa, e reforçando a aposta na promoção da música portuguesa no Brasil, a Galp e o Rock in Rio levam Agir, Capitão Fausto, Carolina Deslandes, Blaya, Diego Miranda, Kura, Deejay Kamala e VanBreda à 8.ª edição do Rock in Rio, no Brasil. Mas antes disto, através de uma simbiose entre os dois palcos mais carismáticos da Cidade do Rock – o Music Valley, de Lisboa, e o Sunset, do Brasil -, nascem as Galp Music Valley Sessions, antecipando os encontros entre artistas brasileiros e portugueses que terão lugar em Setembro, no Brasil. Assim, durante abril e maio, o Capitólio recebe estes momentos musicais para um grupo restrito de convidados e um conjunto de fãs, seleccionados através de diferentes mecânicas promocionais.

2018 foi, também, o ano em que se estreou a arena de gaming na Cidade do Rock. Agora, Lisboa irá ver nascer a Worten Game City, um evento de três dias para gamers mas, também, para toda a família.

Em 2018, o Rock in Rio Innovation Week nasceu com o objetivo de dar palco a conversas sobre os desafios e as oportunidades de um mundo em constante transformação. Em 2019, o projeto volta maior, com mais espaços, para receber 2.000 pessoas, e com uma programação que se alarga no tempo, com encontros a partir do dia 08 de maio. De e 02 a 05 de julho, no LACS e arredores, a proposta é de explorar novos modelos mentais, através de três dimensões: Inspiração, Experimentação e Conexão.

15 anos Rock in Rio
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

O Rock in Rio promete-nos assim um calendário bastante concorrido que terá o seu apogeu em setembro, com três dias de festa na Torre de Belém, onde à música se junta o video mapping e o maior fogo de artifício jamais visto no Tejo. O evento, que será aberto ao público, abre no seu primeiro dia com um espectáculo comemorativo e especial, a cargo de Orquestra, que revisitará temas que marcaram as oito edições portuguesas do festival.

2019 será assim uma excelente antecâmara para mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. Confere abaixo o calendário dos eventos já divulgados.

CELEBRATION YEAR | Datas e locais dos eventos

Galp Music Valley Sessions, Capitólio

11 de abril | Capitão Fausto e O Terno

30 de abril | Blaya e Lellê

23 de maio | Agir e Rael

28 de maio | Carolina Deslandes e Melim

Worten Game City, Cordoaria Nacional

31 de maio, 1 e 2 de junho

Rock in Rio Innovation Week, LACS

02 a 05 de julho

Celebration, Torre de Belém

6, 7 e 8 de Setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *