© Warner Bros

“Para mim, acabou-se” garante Joaquim Phoenix após Joker: Folie a Deux

Depois da grande transformação que sofreu para os dois filmes de “Joker”, Joaquin Phoenix confessa: “É a última vez para mim”.

Sumário:

  • Em 2019 estreou “Joker”, interpretado por Joaquin Phoenix que passou por uma dieta onde perdeu vinte e três quilos para interpretar o papel, que lhe valeu um Óscar;
  • Nesta sequela “Joker: Folie a Deux”, o ator confessou que foi mais difícil perder peso, devido à intensidade dos ensaios de dança, e que não fará novamente uma dieta destas;
  • Vários outros atores já passaram por transformações e dietas rígidas para interpretar papéis icónicos, como é o caso de Natalie Portman, Christian Bale, Matthew McConaughey e Cillian Murphy.
Lê Também:
Festival de Veneza 2024 | Joker: Loucura a Dois, o espetáculo continua no cinema

Em 2019, para interpretar oJoker”, que lhe valeu o Óscar de melhor ator, Joaquin Phoenix perdeu vinte e três quilos. No processo para atingir o visual de “Joker”, o ator passou por uma dieta em que comia, maioritariamente, vegetais cozidos e alface. Nesta edição do Festival de Cinema de Veneza, numa conferência de imprensa, o ator foi questionado sobre o processo de emagrecimento para Joker: Folie a Deux, onde vai atuar ao lado de Lady Gaga, a nova Harley Quinn. O ator revelou que desta vez foi mais complicado perder peso, devido à exigência das gravações, uma vez que a sequela é um musical. “Foram muitos ensaios de dança, o que eu não tive da última vez. Agora tenho 49 anos, provavelmente não devia fazer isto novamente. Provavelmente é a última vez para mim”, confessou Joaquin Phoenix.

Pub

O ator também disse à imprensa que não queria discutir muito sobre as especificidades da dieta e explorar muito o assunto da perda de peso e revelou: “Eu sei que fui o responsável por falar sobre isso da última vez, mas é algo difícil de fazer, então torna-se a tua obsessão porque trabalhas todos os dias para atingir aquele peso e acabas por falar sobre isso, mas no final já estava tão farto e zangado comigo por fazer um grande alarido sobre o assunto, porque tu simplesmente fazes aquilo que tens de fazer”.Joker: Folie a Deuxestreia em Portugal no dia 3 de outubro, mas enquanto espera pelo novo filme, pode ver ou rever o primeiro na Netflix ou na Max Portugal.

Outros atores que sofreram grandes transformações para papéis

Oppenheimer
Photo by Melinda Sue Gordon/Universal Pic/Melinda Sue Gordon – © Universal Pictures. All Rights Reserved.

Muitos atores transformam os seus corpos para interpretar um papel, às vezes para se adequar à personalidade da personagem, como é o caso de Joaquin Phoenix em “Joker”, outras vezes porque estão a interpretar alguém que existiu na realidade.

Pub Ad Banner

Alguns dos casos mais extremos foram Natalie Portman, que perdeu dez quilos para interpretar uma bailarina no thriller “Black Swan” (Disponível na Disney+). Para além da exigência dos ensaios de dança, a atriz ainda tinha uma dieta à base de cenouras e amêndoas. Christian Bale já é conhecido pelas suas transformações corporais, mas o seu limite foi para “The Machinist”, onde perdeu cinquenta e cinco quilos. O ator corria, tomava vitaminas e comia uma maçã e uma lata de atum por dia. Em cinco meses, Christian Bale voltou a ganhar quarenta e cinco quilos, para “Batman Begins”. Matthew McConaughey surgiu irreconhecível em “Dallas Buyers Club”, com uma dieta que o fez perder três quilos por semana e beber muita coca cola. O ator perdeu mais de vinte quilos para interpretar uma personagem real que tinha sida, quando ainda se sabia pouco sobre a doença.

Lê Também:
Festival de Veneza 2024: Daniel Craig regressa ao cinema Queer

O caso mais recente de transformação foi de Cillian Murphy, para interpretarOppenheimer” (Disponível na SkyShowtime em Portugal). O ator não quis revelar quanto peso perdeu, mas para se parecer com o inventor da bomba atómica, o ator recorreu ao Method Acting. Isto é, Cillian Murphy entrou completamente na vida da personagem e começou a imitar as suas rotinas. “Passei para um estado onde já não me preocupava com a comida nem nada. Estava tão imerso nisso, mas foi bom porque a personagem era assim. Ele nunca comia, vivia de cigarros e cachimbos”, revelou Murphy ao The Guardian. Todos os atores que passam por estes processos referem o quanto é perigoso fazê-lo, para a saúde, mas esta dedicação completa a uma personagem valeu, a quase todos, nomeações e prémios da Academia.

Pub

Conheces mais transformações de atores para papéis icónicos?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *