Music e Serenata à Chuva vão ser exibidos no Cinemundo
Todos os sábados de junho o canal Cinemundo tem vindo a realizar o especial “Quando Música é Vida”. No último sábado do mês, o canal continua, portanto, a investir no cinema musical com a exibição dos filmes “Music” (2021, Sia) e o clássico “Serenata à Chuva” (1952, Stanley Donen e Gene Kelly).
Enquanto “Music” é um retrato sentimental sobre a problemática do autismo, “Serenata à Chuva” é um filme que analisa o impacto do som no cinema.
Music, com Kate Hudson
O especial “Quando Música é Vida” deste sábado começa às 11h no canal Cinemundo com o filme “Music”. A longa-metragem foi a estreia na realização de cinema da cantora e compositora australiana Sia que já tinha realizado alguns dos seus videoclipes antes disso.
“Music” é um filme que gira em torno dos géneros musical, thriller e drama. Apesar de ser a estreia em cinema de uma cantora bastante conhecida, o filme foi um fracasso, quer na crítica quer junto do público. A obra acabou mesmo por vencer 3 prémios Razzie para pior realização, pior atriz (Kate Hudson) e pior atriz secundária (Maddie Ziegler).
O filme acompanha Zu (Kate Hudson), uma jovem problemática recém-sóbria, e a sua meia-irmã autista Music (Maddie Ziegler). Com a morte da avó, Zu fica responsável pela guarda de Music.
Serenata à Chuva, clássico musical no Cinemundo
Por fim, para encerrar o especial “Quando Música é Vida”, o Cinemundo vai exibir pelas 12h50 o grande clássico do cinema musical “Serenata à Chuva”.
Pub
A longa-metragem protagonizada por Gene Kelly, Donald O’Connor e Debbie Reynolds regressa ao passado. Assim, num filme realizado em 1952, a obra revisita a transição da idade de ouro do cinema mudo para o cinema sonoro, no final dos anos 20 do séc. XX, onde alguns atores tiveram dificuldades de adaptação e muitos mesmo terminaram as suas carreiras.
Em “Serenata à Chuva” Don Lockwood, uma estrela do cinema mudo, apaixona-se por uma jovem dançarina. Simultaneamente, enfrenta grandes dificuldades para terminar o seu novo filme, o seu primeiro sonoro. Para a História do Cinema ficam as longas sequências de dança protagonizadas por Gene Kelly bem como a interpretação de Jean Hagen (como Lina Lamont), com uma voz tremendamente esganiçada mostrando, assim, o declínio dos atores do mudo.
Contrariamente a “Music”, “Serenata à Chuva” é um filme de sucesso no cinema tendo sido nomeado a 2 Oscars: melhor atriz secundária (Jean Hagen) e melhor música.
Neste filme, apresentado pelo Cinemundo, assistimos igualmente a uma das primeiras interpretações de Rita Moreno, a única pessoa do elenco ainda viva neste momento.