O grande Xavier Dolan tem uma série e estreia na RTP2 dentro de poucos dias
Há uns dias publiquei uma lista com aquelas que considerava as 10 melhores minisséries atualmente disponíveis no streaming. Uma dessas séries é “A Noite em que Laurier Gaudreault Acordou”, realizada por Xavier Dolan.
Esta série, disponível na FilmIn com outro título (inspirado no título inglês), “A Noite em que Logan Despertou”, chega agora à televisão aberta através da RTP2 e com o título “restaurado”. Felizmente, dou graças à RTP2 por o ter feito pois digo mesmo que não faz qualquer sentido estar a traduzir-se o nome de uma personagem.
A Noite em que Laurier Gaudreault Acordou, na RTP2
A minissérie de Xavier Dolan, “A Noite em que Laurier Gaudreault Acordou”, vai estrear na RTP2 já na próxima noite de segunda-feira 21 para terça-feira 22 de julho. Infelizmente, o horário escolhido não é o melhor pois vai ser exibida à 01h00. Compreende-se, ainda assim, a decisão do canal público devido à natureza da série, que aborda um caso de uma relação sexual não consentida.
A série de 5 episódios vai ter exibição diária, concluindo-se na noite de sexta-feira 25 para sábado 26. Assim, caso não tenhas acesso à FilmIn, chegou a altura de veres esta poderosa série. Se não puderes ver no horário que a RTP2 propõe, podes sempre voltar atrás na box ou ver gratuitamente na plataforma RTP Play.
Sobre a minissérie de Xavier Dolan
“A Noite em que Laurier Gaudreault Acordou” inspira-se na peça de teatro homónima de Michel Marc Bouchard. Trata-se de uma série passada em dois tempos, ou seja, nos anos 90 do século XX e na atualidade. Aborda a história de uma família bastante difícil. A morte da mãe Madeleine Larouche (interpretada por Anne Dorval) é o ponto de partida para o reencontro de de 4 irmãos e para o seu passado ser relembrado.
Assim, esta é uma série dramática com algum humor negro e que traz das profundezas os problemas que existem numa família por uma falta de conexão entre diferentes irmãos.
“A Noite em que Laurier Gaudreault Acordou” decorre no Quebec. Nos anos 90, durante a sua infância e juventude, Mireille (interpretada, aos 14 anos, por Jasmine Lemée e, em adulta, por Julie Le Breton) e o irmão Julien (16 anos: Elijah Patrice-Baudelot; adulto: Patrick Hivon) são grandes amigos de Laurier Gaudreault (Pier-Gabriel Lajoie). Os rapazes jogam basebol, enquanto ela quer fazer vida no teatro. No entanto, numa noite fria, algo terrível acontece e as suas vidas ficam marcadas para sempre.
Mimi afastou-se dos irmãos e seguiu carreira como tanatologista. Agora, regressa para ajudar no funeral da mãe, conforme ela lhe pediu em testamento. O reencontro com os irmãos, um deles assolado pela toxicodependência, vai ser doloroso com todos os fantasmas a regressarem…