5 belos dramas para quem já sente falta de Gilded Age (HBO Max)
Agora que a 3ª temporada de “Gilded Age” terminou, há outros dramas que são boas opções para quem não aguenta esperar pelo novo capítulo.
Historicamente falando, a Era Dourada, também conhecida por Gilded Age, é o período entre 1870 e meados de 1900. Como tal, nessa altura, os Estados Unidos possuíam um salário superior ao dos Europeus, o que originou uma imigração em massa para o país. Além disso, a estabilidade financeira permitiu um enorme avanço tecnológico e o desenvolvimento das vias de comunicação.
Ao mesmo tempo, a alta sociedade norte-americana procurava à força toda formar ligações com títulos nobres de outros países, nomeadamente do Reino Unido. Como tal, na época surgiram guerras entre os novos ricos, um tema explorado na série de sucesso da HBO Max, “The Gilded Age”. Mas, agora que a terceira temporada da série protagonizada por Carrie Coon chegou ao fim, preparámos uma lista com cinco filmes e séries que também têm como ambiente a Era Dourada.
Jovens Rebeldes
Em 1938, foi publicado o romance inacabado “The Buccaneers”, escrito por Edith Wharton e publicado a título póstumo. Com base na obra, Katherine Jakeways desenvolveu a série “Jovens Rebeldes”, que se encontra disponível na Apple TV. Assim, o enredo acompanha a história de cinco mulheres, filhas de novos ricos americanos, que se vêm confrontadas com um choque cultural quando se deslocam a Londres em busca de encontrar alguém com quem casar. Consequentemente, as mulheres extrovertidas do jovem país esbarram na rigidez e tradição dos homens britânicos, proporcionando momentos hilariantes.
A série, que tem como ambiente a Era Dourada, conta com Kristine Froseth (“The Society”), Alisha Boe (“13 Reasons Why“), Aubri Ibrag (“Dive Club”), Josie Totah (“Jessie”) e Imogen Waterhouse (“Animais Noturnos”) fazem parte do elenco principal. Além disso, até ao momento, “Jovens Rebeldes” conta com duas temporadas, sendo que ainda não se sabe se existirá uma terceira.
O Alienista
Apesar de “O Alienista” ser uma série que se afasta do estilo romance de “The Gilded Age”, a verdade é que este é o melhor projeto televisivo para se ficar a conhecer um pouco melhor algumas figuras históricas da Era Dourada. Assim, personagens como Theodore Roosevelt (que se tornou no 26º Presidente dos EUA) e JP Morgan (um dos banqueiros mais famosos da época) fazem parte do enredo da série. Como tal, ao longo das duas temporadas investigam-se vários homicídios de crianças de rua que acontecem em Nova Iorque, misturando a ficção com alguns fatos reais.
Pub
Além disso, “O Alienista” conta com um elenco de peso, com nomes como Daniel Brühl (“Rush – No Limite da Emoção”), Luke Evans (“Velocidade Furiosa 8”) e Dakota Fanning (“Era Uma Vez… em Hollywood“). A série, com duas temporadas, encontra-se disponível na SkyShowtime.
A Casa da Felicidade
Nenhum filme descreve melhor a procura pela criação de alianças através do casamento com homens ricos do que o filme “A Casa da Felicidade”. No drama, Gillian Anderson (“The Crown“) dá vida a Lili, uma jovem socialite sem dinheiro que tenta casar a toda a força com um homem rico. No entanto, a busca incessante pelo poder acaba por se tornar num escândalo quando Lili é acusada de se aproximar de um sujeito casado, perdendo a oportunidade de encontrar o verdadeiro amor.
Da mesma forma, quase que podemos relacionar o enredo de “A Casa da Felicidade” com um episódio da terceira temporada de “The Gilded Age” em que Gladys Russel (interpretada por Taissa Farmiga) se vê obrigada a contrair matrimónio com um homem que não ama a troco de um título nobiliário.
As Asas do Amor
Um outro filme que nos fala sobre os casamentos arranjados da Era Dourada em troca de poder económico é “As Asas do Amor”. Como tal, no enredo, Maud acolhe a sua sobrinha Kate após a morte da mãe. Mas, na tentativa de afastar a sobrinha do destino enfadonho da mãe, a Tia Maud procura arranjar um matrimónio para Kate com um homem com posses económicas. No entanto, a jovem acaba por se apaixonar por outra pessoa, um jornalista de classe média. Como tal, obrigam-na a escolher entre o amor verdadeiro ou uma vida de privilégios concedidos pela tia. Contudo, o destino de Kate muda quando conhece uma jovem americana herdeira de uma fortuna e à beira da morte.
O filme “As Asas do Amor” foi amplamente elogiado, conquistando quatro nomeações aos Óscares. Além disso, a longa-metragem conta com um elenco de luxo, com Helena Bonham Carter (“O Discurso do Rei”), Alison Elliott (“Mulheres do Século XX”), Linus Roache (“Vikings”) e
Charlotte Rampling (“45 Anos”) nos papéis principais.
A Idade da Inocência
Em 1993, Martin Scorsese comprovou que não são apenas as mulheres que sofrem com os triângulos amorosos. Como tal, “A Idade da Inocência” segue a história de Newland Archer, um advogado norte-americano com posses. Este planeia casar-se com uma jovem pertencente à alta sociedade, mas acaba por se apaixonar pela prima da sua noiva, a Condessa Ellen. No entanto, Ellen é ostracizada pela sociedade após retribuir a traição do marido. Ainda assim, o passado escandaloso da Condessa parece não desmoralizar o encanto sentido pelo respeitado advogado. Ainda assim, este acaba casado com uma mulher linda, porém aborrecida.
O filme “A Idade da Inocência” venceu um dos cinco Óscares a que foi indicado, nomeadamente o de Melhor Figurino. Além disso, a longa-metragem contou com grandes nomes no elenco, como Daniel Day-Lewis (“Lincoln”), Michelle Pfeiffer (“Hairspray: Em Busca da Fama”) e Winona Ryder (“Beetlejuice Beetlejuice“).
És fã de “The Gilded Age”? Já assististe a algum destes dramas?