Photo by Curtis Baker/Netflix - © Netflix (Editado por Vitor Carvalho, © MHD)

Stranger Things, da Netflix, deu nova vida a estes clássicos da música

Uma das séries mais populares da Netflix, “Stranger Things”, fez reviver o sucesso de várias músicas esquecidas no passado.

Desde o lançamento do primeiro episódio, em julho de 2016, “Stranger Things” tornou-se numa das séries mais bem-sucedidas da Netflix. O capítulo inicial acompanha o desaparecimento de uma criança, Will Byers (interpretado por Noah Schnapp), numa cidade fictícia norte-americana, levando os seus amigos a fazer uma busca incansável pelo companheiro. No entanto, ao longo dos vários episódios, o elenco enfrenta diversas personagens sobrenaturais, além de fazerem amizade com uma rapariga com poderes telecinéticos.

Pub

Esta é a premissa de uma série criada, escrita e realizada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, vencedores de importantes prémios televisivos. Curiosamente, os dois decidiram fazer uso da popularidade e sucesso de “Stranger Things” para renascer grandes clássicos da música. Ou seja, ao recuperarem canções de várias décadas na banda sonora da série, cuja pontuação no Rotten Tomatoes é de 90%, os irmãos fizeram disparar o consumo destas músicas, principalmente entre as camadas mais jovens.

Assim, ao longo de cinco temporadas, que totalizam mais de quarenta episódios, vários artistas populares nas décadas de sessenta a oitenta fizeram-se ouvir na banda sonora de “Stranger Things”, voltando a marcar as tendências musicais dos últimos anos.

Pub Ad Banner

Lê Também:
De Metallica a Kate Bush, as melhores músicas de Stranger Things

A 1ª temporada é uma homenagem aos anos 80

A primeira temporada de “Stranger Things” leva-nos ao desaparecimento de Will Byers, revelando a existência de um portal para uma dimensão sombria. Além disso, dá-nos também a conhecer os superpoderes de Eleven (interpretada por Millie Bobby Brown), uma rapariga que foge de um laboratório e decide ajudar os amigos de Will. No entanto, este primeiro capítulo é também uma homenagem aos anos 80, fazendo muitas referências cinematográficas aos trabalhos de Steven Spielberg e Stephen King.

Pub

Além disso, os irmãos Duffer decidiram incluir na banda sonora grandes êxitos desta década, destacando-se o tema “Should I Stay or Should I Go”, dos The Clash, que serviu de narrativa para a luta de Byers contra os perigos do sobrenatural. Também a canção “Africa”, lançada pelos Toto no mesmo ano, foi incluída, juntamente com temas como “Time After Time”, de Cyndi Lauper. Da mesma forma, “Every Breath You Take”, dos The Police, ganhou uma nova vida ao ser incluída na banda sonora, gerando um sentimento de nostalgia entre as camadas mais velhas e uma nova popularidade no Tik-Tok entre os mais jovens.

Lê Também:
De Stranger Things a Todos menos tu: Como estes filmes e séries reanimaram os clássicos da música

Pub

O 2º capítulo é uma continuação dos anos 80

Ao longo da segunda temporada, o lado sombrio de “Stranger Things” intensifica-se com o crescer de uma entidade sobrenatural que possui Will e se espalha pela cidade. Ao mesmo tempo, outras personagens com poderes surgem, numa altura em que Eleven descobre mais sobre o seu passado. No entanto, o grupo de amigos consegue temporariamente encerrar o portal para o Mundo Invertido.

Assim, numa sequência lógica da primeira temporada, a banda sonora do segundo capítulo de “Stranger Things” centra-se novamente na década de oitenta. Como tal, ao longo dos episódios foram utilizadas canções icónicas, como “Rock You Like a Hurricane”, dos Scorpions, “Girls On Film”, dos Duran Duran, e “The Way We Were”, da Barbra Streisand, tema do filme “O Nosso Amor de Ontem”, protagonizado por Robert Redford.

Pub

Lê Também:
Melhores Álbuns de 2025 by MHD | Ano de resistência cultural ao obscurantismo

A nostalgia continuou na 3ª temporada

Os episódios da terceira temporada de “Stranger Things” descentralizam a atenção da cidade fictícia de “Hawkins”, focando-se na abertura de Starcourt Mall, um shopping que serve de fachada para um laboratório russo. No entanto, as várias cenas do capítulo localizam-se temporalmente no verão de 1985, deixando espaço para músicas mais quentes.

Pub

Desta forma, destaca-se a empoderada canção de Madonna, “Material Girl”. Além disso, a banda sonora inclui ainda temas como “Wake Me Up Before You Go-Go”, da extinta banda Wham!. Já a música “Baba O’Riley”, dos The Who, atingiu uma nova popularidade, ganhando novas versões após surgir na série.

Lê Também:
Kate Bush para além de Stranger Things

Pub

Canção de Kate Bush tornou-se um hino de “Stranger Things”

A quarta temporada de “Stranger Things” chegou ao pequeno ecrã em 2022. No entanto, desde logo ficou explícito que este seria o capítulo mais sombrio de toda a série. Como tal, o enredo apresenta novas personagens e novos perigos, como o aparecimento de um novo vilão, Vecna (interpretado por Jamie Campbell Bower). Como não podia deixar de ser, o antagonista é baseado numa personagem pertencente a um jogo popular da década de setenta, “Dungeons & Dragons”.

Apesar de o sucesso de várias canções antigas ser notório nas três primeiras temporadas de “Stranger Things”, nenhum outro tema ganhou tanto destaque como “Running Up That Hill (A Deal with God)”, de Kate Bush. A música lançada há quase quarenta anos voltou ao topo de vendas após inclusão na banda sonora da série da Netflix, tornando-se numa das mais escutadas do Spotify. Outros destaques da temporada incluem os temas “Separate Ways (Worlds Apart)”, dos Journey, e “Master of Puppets”, dos Metallica.

Pub

Lê Também:
Stranger Things - Análise

Os heróis caídos reergueram-se na última temporada

Dado o crescente sucesso de “Stranger Things”, os produtores da série da Netflix optaram por dividir o lançamento da quinta temporada em três momentos diferentes. Além disso, fizeram uso de datas-chave para a publicação dos episódios. Inclusivamente, os últimos foram divulgados no dia de Natal e Passagem de Ano. Apesar dos dias de lançamento, o número de visualizações dos episódios dispararam e tornaram-se nos mais vistos da plataforma de streaming.

Curiosamente, assumindo um tom nostálgico, a mais recente temporada de “Stranger Things” fez uma homenagem a grandes nomes da música internacional, focando em artistas falecidos. O grande destaque foi o tema “Heroes”, de David Bowie, usado nos créditos finais dez anos após a morte do astro. Também Michael Jackson e Prince são relembrados através das canções “Rockin’ Robin” e “Purple Rain”.

Já assististe ao último episódio de “Stranger Things”? Qual destas canções passou a fazer parte da tua playlist?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *