A Caminho dos Óscares 2015 | Parte II

 

Não parece, mas os Óscares estão aí à porta. A cerimónia acontece só a 22 de fevereiro, mas estamos na altura ideal para fazer os escalonamento detalhado dos prováveis nomeados nas mais diversas categorias.

Unbroken / Invencível

ÓSCARES unbroken

Porque merece a nossa atenção: Sempre foi encarado como o mistério da temporada e aquele filme que oferecia mais garantias de poder virar a corrida num ápice. “Unbroken” começou a ser visionado há pouco mais de uma semana e, apesar da reação mista (já não é um concorrente tão forte quanto já foi), tem ainda alguns pontos a favor que podem ser fulcrais: o argumento é dos irmãos Coen, a banda sonora é de Alexandre Desplat, a fotografia é assinada por Roger Deakins e, claro, o filme é realizado pela sempre influente Angelina Jolie. Não esquecer também que estamos perante uma história verídica de superação, atributos que costumam agradar à Academia. Os desempenhos de Jack O’Connell e Miyavi foram amplamente elogiados, mas deverão ter de se contentar apenas com nomeação.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (Jack O’Connell), Melhor Ator Secundário (Miyavi), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som, Melhor Fotografia.

Estreia: 8 de janeiro de 2015

Foxcatcher

ÓSCARES - FOXCATCHER

Porque merece a nossa atenção: O filme de Bennett Miller parece ser o azarado da temporada. Depois da sua estreia em Cannes (recorde-se que esteve para concorrer na temporada de prémios deste ano), onde Steve Carell foi desde logo considerado vencedor do Óscar em 2015, o buzz em seu redor foi esmorecendo de uma forma bem vincada. As suas esperanças resumem-se à categoria de Melhor Filme e nas categorias de atores onde Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo parecem poder sonhar legitimamente com a nomeação. Apesar da frieza e brutalidade que rodeia este “Foxcatcher” (a Academia não costuma premiar filmes tão negros), convém não esquecer que Bennett Miller já esteve na corrida com “Capote” e “Moneyball”… não é de excluir uma terceira ronda.

Lê Também:   A nova adaptação deste clássico de Steven Spielberg está prestes a chegar à HBO Max

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (Steve Carell, Channing Tatum), Melhor Ator Secundário (Mark Ruffalo) Melhor Argumento Original, Melhor Maquilhagem e Penteados.

Estreia: 1 de janeiro de 2015

Into the Woods / Caminhos da Floresta

ÓSCARES - INTO THE WOODS

Porque merece a nossa atenção: Depois de “Os Miseráveis” voltarem a trazer os musicais à ribalta, é a vez de “Into the Woods”, baseado no musical da Broadway, tentar a sua sorte. A Disney quer, a todo o custo, conquistar a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Filme por um filme live-action desde “Mary Poppins” em 1965. Essa tarefa parece ser de fácil execução já que a Disney se encontra a fazer uma campanha massiva mas… e o resto? O filme foi relativamente bem recebido e tem um elenco recheado de estrelas, portanto não é impossível ver este “Into the Woods” como o filme mais nomeado a 15 de janeiro.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Atriz (Emily Blunt), Melhor Atriz Secundária (Meryl Streep, Anna Kendrick), Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Design de Produção, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Fotografia.

Estreia: 1 de janeiro de 2015

Whiplash / Whiplash – Nos Limites

Whiplash-5547.cr2

Porque merece a nossa atenção: “Whiplash” é mais um filme da armada de grandes filmes que chegam aos Óscares via Festival de Sundance. “Bue Valentine”, “Animal Kingdom”, “Searching for Sugar Man”, “Beasts of the Southern Wild”, “Winter’s Bone” ou “Precious” são apenas alguns dos filmes que aproveitaram a sua estadia em Sundance para saltarem para os Óscares mos últimos anos. Tem aparecido em quase todas as listas de melhores filmes de 2014 e não deve ficar de fora dos nomeados aos Óscares, ainda que em poucas categorias. Quanto a vitórias, J.K. Simmons parece já ter no bolso o Óscar para Melhor Ator Secundário.

Lê Também:   Óscares 2025 | Academia acaba de anunciar mudanças importantes nas regras

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Ator Secundário (J.K. Simmons), Melhor Argumento Original, Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Montagem.

Estreia: 5 de fevereiro de 2015

Mr. Turner

mr. turner ÓSCARES

Porque merece a nossa atenção: Mike Leigh já esteve nomeado para sete Óscares e nunca venceu nenhum. “Mr. Turner” parece ser um fortíssimo dark horse da temporada, e pode bem valer a Leigh o seu primeiro e já muito adiado prémio. Timothy Spall, apesar de não ser favorito, pode entrar na corrida ao Óscar de Melhor Ator e até mesmo vencê-la (a luta este ano está renhida e pode cair para qualquer lado).

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Ator (Timothy Spall), Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Mehor Guarda-Roupa.

Estreia: 25 de dezembro de 2014

Gone Girl / Em Parte Incerta

gone-girl

Porque merece a nossa atenção: Saber quanto vale a sátira do casamento, por David Fincher, para a Academia é uma das grandes incógnitas do momento. Infelizmente, apostaríamos em dizer que não deve valer grande coisa. “Gone Girl” tem sido ignorado de algumas listas e prémios e muito dificilmente chegará aos Óscares com nomeações capazes de se transformarem em vitórias. Melhor Filme e Melhor Realização são possíveis, mas é na categoria de Melhor Atiz que as certezas são maiores: Rosamund Pike não deve deixar fugir a nomeação.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz (Rosamund Pike), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original.

Estreia: Já em exibição

«« PARTE I | PARTE III »»

0 thoughts on “A Caminho dos Óscares 2015 | Parte II

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *