© Sam Oyster

A polémica dos livros continua, com livro infantil censurado

A literatura poderá não voltar a ser a mesma, com os livros reeditados. Na Florida, a polémica dos livros continua, com um livro infantil censurado.

Nos últimos tempos, vários autores de renome internacional têm tido as suas obras reeditadas, para estarem de acordo com as sensibilidades modernas. Agatha Christie, Ian Fleming e Ronald Dahl tiveram os seus livros reeditados para trocar palavras mais neutras ou para retirar frases por completo. Agora, na Florida, Estados Unidos da América, há um livro infantil censurado. A discussão está na ordem do dia, depois de Tom Hanks também ter se posicionado sobre a mesma. 

Lê Também:   Stephen King | Os melhores livros do mestre do terror

Ao abrigo da Lei de Ron DeSantis, de 2021, que proibi a distribuição de qualquer imagem, fotografia ou desenho que represente nudez, a escritora australiana Mem Fox, viu o seu livro infantil, “Guess What?”, de 1988, banido. Porquê? Porque, numa passagem do livro, surge uma personagem a tomar banho. 

Desde que a lei foi implementada, mais de 500 livros foram proibidos na Florida. Além disso, o governador que deu origem à lei, está a preparar-se para eleições de 2024.

VIDEO | DESCOBRE MAIS SOBRE MEM FOX, QUE AGORA ENTRA NA POLÉMICA DOS LIVROS CENSURADOS E REEDITADOS

O que achas deste tipo de censura? Haverão mais livros infantis a seguir o mesmo caminho?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *