Absolutely Fabulous e Looking estreiam no Queer Lisboa

O Festival Internacional de Cinema Queer celebra o 20º aniversário em setembro com uma retrospetiva dedicada ao cineasta britânico Derek Jarman. Está garantida a segunda edição do Queer Porto, em outubro.

Em 2016, o Queer Lisboa assinala 20 anos com uma edição que contará com uma retrospetiva da obra de Derek Jarman, um dos principais nomes do cinema queer, que faleceu em 1994. No total, serão exibidos mais de 40 projetos, entre curtas e longas-metragens, onde estão incluídos os emblemáticos títulos “Caravaggio” (1986), “The Last of England” (1987), “Edward II” (1991) e “Blue” (1993).

A propósito da retrospetiva, será ainda realizado, na Cinemateca Portuguesa, um debate com importantes figuras ligadas ao cineasta, como o produtor James Mackay, o antigo parceiro Keith Collins e William Fowler, programador do British Film Institute.

queer lisboa
“Absolutely Fabulous: The Movie”

Lê também: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

A abertura da 20º edição do Queer Lisboa está a cargo da, muito aguardada, estreia nacional de “Absolutely Fabulous: The Movie“. Realizado por Mandie Fletcher, o título transpõe para as salas de cinema a icónica série britânica de comédia protagonizada por Jennifer Saunders e Joanna Lumley. O filme terá também a responsabilidade de encerrar a segunda edição do Queer Porto.

Para a sessão de encerramento do festival em Lisboa será exibido, no dia 24 de setembro, no Cinema São Jorge, em estreia nacional, “Looking: The Movie“. Realizado por Andrew Haigh, a longa-metragem serve de capítulo final à série da HBO, transmitida entre 2014 e 2015 e que rapidamente se tornou num fenómeno. Mais tarde o filme será transmitido nos canais  TV Cine & Séries.

Consulta ainda: Calendário | Festivais de Cinema 2016

queer lisboa
“Looking”

Relativamente ao Queer Porto, irá ser realizada uma secção dedicada ao New Queer Cinema, com alguns dos títulos mais representativos deste movimento que dominou a década de 90 e que alterou o panorama do cinema independente americano. “Mala Noche” (1985) de Gus Van Sant, “The Living End” (1992) de Gregg Araki, “Poison” (1991) de Todd Haynes, “Go Fish” (1994) de Rose Troche, “The Watermelon Woman” (1996) de Cheryl Dunye e “Swoon” (1991) de Tom Kalin são as longas-metragens que integram a Retrospetiva New Queer Cinema. Além disto, é também esperada a presença do cineasta Tom Kalin, que vai realizar uma aula na malavoadora.porto sobre a evolução das estéticas e narrativas do cinema queer, no Queer Porto.

A 20ª edição do Queer Lisboa realiza-se entre os dias 16 e 24 de setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. No Porto, o festival decorre de 5 a 9 de outubro no Teatro Municipal Rivoli, no Maus Hábitos, na malavoadora.porto e na Galeria Wrong Weather.


 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *