© NOS Audiovisuais

Academia de Hollywood rejeita “Listen” como candidato aos Óscares 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas rejeitou “Listen”, o candidato de Portugal para Melhor Filme Internacional nos Óscares 2021. 

Como anteriormente havíamos previsto (lê artigo aqui), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas responsável pela entrega anual dos Óscares, considerou o tão aclamado filme “Listen“, de Ana Rocha de Sousa, não elegível para a categoria de Óscar de Melhor Filme Internacional, solicitando o envio urgente de um novo candidato pela Academia Portuguesa de Cinema.

Listen foi rejeitado pelos Óscares 2021

Listen
Alex Cornes, ©NOS Audiovisuais

Tudo aconteceu, porque apesar do filme decorrer em Inglaterra e, a sua história justificar o recurso a diálogos em inglês, não respeita o critério de elegibilidade que obriga um filme candidato a essa categoria a ter pelo menos 50% dos seus diálogos em língua não-inglesa. O Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, já fez um comunicado sobre o sucedido, que podes ler na íntegra em baixo.

Ainda na fase de consideração de todos os filmes nacionais potencialmente elegíveis contactámos a AMPAS no sentido de obter esclarecimentos que fundamentassem a decisão de excluir ou incluir o filme de Ana Rocha de Sousa da lista de candidatos em consideração. Em resposta à APC, a AMPAS comunicou que apenas poderiam deliberar sobre a elegibilidade de um filme após o encerramento do prazo regular de submissões, existindo sempre a possibilidade de submeter um novo candidato caso o primeiro fosse rejeitado. Atendendo ao facto de que o filme justifica o recurso à língua inglesa por retratar a história de um casal imigrante português em Londres, e que uma parte considerável do mesmo tem diálogos em português e em língua gestual, o filme foi pré-selecionado pelo comité de seleção e acabou por ser o mais votado pelos membros da APC. Sabíamos que a aceitação do filme enquanto candidato de Portugal dependeria da flexibilidade do comité internacional da AMPAS e estávamos confiantes de que o contexto particular desta candidatura justificaria a sua aceitação, mas no final isso acabou por não acontecer.

Desta forma, os membros da Academia Portuguesa de Cinema têm desde à meia-noite desta sexta-feira 18 de dezembro até às 23h59 do próximo domingo, dia 20, para votar num novo candidato de Portugal aos Óscares 2021.

Mas então que filme poderemos levar para os Óscares 2021? Os filmes em votação são os 3 pré-selecionados anteriormente: “Mosquito”, do realizador João Nuno Pinto, “Patrick” do realizador Gonçalo Waddington e “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa.

Assim que soubermos quem é o novo candidato português aos Óscares da Academia, iremos partilhar na Magazine.HD. Fica atento às novidades sobre os Óscares 2021 e sobre a Awards Season 2020/2021.

One thought on “Academia de Hollywood rejeita “Listen” como candidato aos Óscares 2021

  • Parabéns à Academia de Hollywood por rejeitar “Listen” como candidato aos Óscares 2021 ao defender e, de certa forma – promover a língua portuguesa. Por uma feliz, estranha e premonitória coincidência, em datas, prazos e conteúdos, a nossa Fundação Geolíngua ficou a saber, nesta sexta-feira, pelo seu advogado e, não pelo Tribunal, que o seu presidente Roberto Moreno irá depor na segunda feira, dia 21 as 11h. no Tribunal da Propriedade Intelectual, em Lisboa, no âmbito da defesa e promoção da língua portuguesa como oficial e obrigatória em Portugal e nos países da CPLP. E, o mais coincidente é que todo o conteúdo deste julgamento no âmbito da efeméride “8 Séculos da Língua Portuguesa” será narrado em suporte livro, teatro e cinema, cuja produção teve o seu início em 2009, com o registo desta Obra na SPA e, com total conhecimento da sua congénere no Brasil a ABRAMUS. Este filme, no futuro, deverá ser um forte candidato ao Óscar e preencher 100% dos seus diálogos em língua não-inglesa, mas sim portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *