© PEV Entertainment

Concertos em dezembro | MHD

Fica a conhecer os principais concertos que vão acontecer em dezembro de Norte a Sul do país, sem esquecer as ilhas!

Chegou o mês do Natal e não sabes que prenda dar àquela pessoa especial? Porque não oferecer um bilhete para um concerto do seu artista preferido? Seja em salas de espetáculos, centros culturais ou salas de teatro, Portugal tem uma agenda eclética de concertos para todos os gostos. De Norte a Sul do País, sem esquecer os Açores e a Madeira, grandes artistas nacionais e internacionais serão os protagonistas de espetáculos memoráveis que celebram anos de carreira, lançamentos de novos álbuns ou a apresentação de novos cantores. Para dezembro, conta-se com grandes nomes conhecidos pelo público em geral a atuar pelo país fora. Para que não te escape nenhum espetáculo, a Magazine.HD preparou uma agenda com vinte concertos que não deves mesmo perder!

ANAQUIM | 03 DEZEMBRO | MODIM DE BASTO

Anaquim
© Convento São Francisco

Para os fãs de “Star Wars“, Anakin Skywalker é um nome que dispensa apresentações. Apesar de ser o principal antagonista da aclamada saga, Darth Vader é um verdadeiro herói para muitos fãs da obra de George Lucas. Para José Rebola, o fanatismo pelo ciborgue levou a que a sua banda tivesse o nome da sua personagem preferida. Os Anaquim são uma banda conimbricense criada em 2007. Numa mistura de música portuguesa com ritmos Balcãs, o grupo musical composto por José Rebola, João Santiago, Pedro Ferreira, Filipe Ferreira e Luís Duarte, lançou o seu primeiro álbum em 2010. Em dezembro, a banda celebra os 15 anos de carreira com dois concertos muito especiais. O primeiro espetáculo tem data marcada para dia 3, no Favo das Artes, em Modim de Basto e no dia 11 atuarão na sua cidade natal, no Convento de São Francisco.




DAVID CARREIRA | 03 DEZEMBRO | PORTO

David Carreira
© Super Bock Arena

Poucos artistas nacionais se podem gabar de terem pisado o palco da Altice Arena. Porém, David Carreira é um dos nomes que se pode vangloriar de ter atingido esse feito, sendo considerado o artista mais jovem a esgotar a respeitada sala de espetáculos. Apesar de ter iniciado a sua carreira enquanto jogador de futebol, modelo e, mais tarde, ator, foi enquanto cantor que o filho de Tony Carreira mais se destacou. Assumindo um estilo mais Pop, em contraste com o estilo romântico do seu pai, David lançou o seu primeiro álbum em 2011, tendo logo entrado para o top de discos mais vendidos em Portugal. Desde o lançamento de “Nº1” já se passaram dez anos, um marco que David Carreira fez questão de assinalar com uma digressão pelo país. A 03 de dezembro, o cantor vai encerrar a digressão de celebração da década de carreira com um concerto muito especial no Super Bock Arena, no Porto.




MIMI FROES | 03 DEZEMBRO | LISBOA

Mimi Froes
© Capitólio

Mimi Froes, nome artístico de Mariana Froes, pode estar ainda a dar os seus primeiros passos no mundo da música, mas com apenas 24 anos de idade, a jovem cantora conta já com dois EP’s de grande sucesso – Não Faz Mal Não Estar Bem Declarações de Meia-Noite. Aos 16 anos, Mimi deu-se a conhecer ao mundo ao participar no famoso programa de talentos “Factor X”. Esse foi apenas o início de uma carreira que não para de crescer. Depois da nomeação para o Globo de Ouro, a cantora vai dar um concerto no Capitólio de Lisboa já no próximo dia 03 de dezembro. Segue-se um concerto na Sala M.Ou.Co, no Porto, no dia 09 de dezembro.




ABBA GOLD | 03 DEZEMBRO | LISBOA

Abba Gold
© M80

Depois da sua participação no Festival da Eurovisão de 1974, do qual saíram vencedores, os Abba tornaram-se numa das bandas de maior sucesso a nível internacional. Conhecida por temas como WaterlooDancing Queen, a banda sueca jamais deixou de ser popular, mesmo após os membros terem seguido outros projetos artísticos, muito por conta do filme “Mamma Mia“. Por onde quer que os Abba passassem, uma legião de fãs fazia esgotar o recinto, atingindo o epicentro da loucura. Porém, findos os tempos aureos da banda, o seu legado continua a viver através de inúmeros tributos realizados por este mundo fora. Os Abba Gold são um dos maiores exemplos disso, continuando a esgotar salas de espetáculo em todos os países em que atuam. A maior banda de tributo aos cantores de Chiquitita vão estar em Portugal já no próximo dia 03 de dezembro, com um concerto agendado para a Altice Arena, em Lisboa e no dia 04 de dezembro no Multiusos de Guimarães.




JOÃO PEDRO PAIS | 03 DEZEMBRO | AÇORES

João Pedro Pais
© Centro Cultural Olga Cadaval

Nome inconfundível da música portuguesa, João Pedro Pais conta já com mais de duas décadas de carreira. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, em 2007, o músico já vendeu mais de 420 mil discos, fazendo os seus temas parte do imaginário da música nacional. Canções como Ninguém (é de ninguém) ou Mentira consolidaram a carreira deste artista que chegou mesmo a fazer parte da digressão ibérica de Bryan Adams. Após ter percorrido o país de norte a sul, o cantor brindou os seus fãs com um novo álbum, “Amor Urbano”, em novembro deste ano. Para apresentar o seu novo disco, João Pedro Pais vai atuar já no próximo dia 03 de dezembro na Ilha Terceira e no dia 09 de dezembro atuará no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.




GAMA | 04 DEZEMBRO | PORTO

Gama
© Coliseu do Porto AGEAS

Já lá vai o tempo em que o Hip-Hop era visto como um estilo de música marginal. Felizmente, as mentalidades estão a mudar e hoje já ninguém estranha ao ouvir este tipo de canções a passarem nas rádios nacionais. Este feito foi alcançado graças à luta de muitos rappers  que lutaram para romper as fronteiras até então existentes entre a sociedade e o Hip-Hop. Apesar de ser ainda muito novo nestas andanças, Gama tem feito de tudo para lutar por este rompimento. Em 2019, o jovem cantor lançou o single 100 Problemas, dando início a uma carreira que desde logo se afigurou bastante otimista. Mal lançou o tema Borboletas, Gama atingiu logo o galardão de ouro, tendo em apenas três meses alcançado os dois milhões de visualizações no Youtube ao ser considerada uma das músicas mais tocadas em todas as plataformas digitais. Agora chega a vez de o jovem portuense se estrear no Coliseu do Porto já no dia 04 de dezembro.




SURMA | 06 DEZEMBRO | LEIRIA

Surma
© Culturgest

Mais conhecida pelo nome artístico de Surma, Débora Umbelino tem visto o seu projeto musical a crescer desde que se lançou a solo, em 2015. Com o lançamento do álbum “Antwerpen”, em 2017, a jovem proveniente de Vale do Horto ganhou um lugar na lista dos novos valores da música nacional, tendo o tema Hemma sido nomeado para melhor canção daquele ano. A partir desse momento, a carreira artística da jovem de 27 anos descolou para apresentações ao vivo em todo o mundo. Em 2019, a artista chegou mesmo a ser finalista do aclamado Festival da Canção. Este ano, a cantora lançou o seu segundo álbum, “Alla” e vai agora apresentá-lo ao vivo em algumas salas do país. De volta às raízes, Surma vai dar um concerto no Teatro José Lúcio Da Silva, em Leiria, a 06 de dezembro. Segue-se uma apresentação no espaço gnration, em Baga, a 10 de dezembro e outa no Coliseu Do Porto a 11 de dezembro. Por fim, a cantora passará pelo Teatro Gretua, em Aveiro, no dia 16 de dezembro e no dia seguinte atuará na Culturgest, em Lisboa.




RUI VELOSO | 06 DEZEMBRO | LISBOA

Rui Veloso
© Fórum Municipal Luísa Todi

Desde muito novo que Rui Veloso mostrou ter uma grande paixão pela música. Influenciado por grandes nomes como Eric Clapton e Bob Dylan, o cantor lisboeta criado no Porto fez parte de uma banda amadora durante a sua juventude, atuando em bares e festas privadas. Mas a sua carreira de sucesso teria início apenas após o lançamento de “Ar de Rock”, o seu primeiro álbum, disco que se tornou platina logo em 1980. Desde o lançamento do álbum de estreia de Rui Veloso, já se passaram mais de quarenta anos, mas temas de sucesso como Chico FininhoPorto Covo Não Há Estrelas no Céu nunca deixaram de estar presentes na vida dos portugueses. Admirado por muitos, Rui Veloso regressa aos palcos para um concerto intimista, fazendo-se acompanhar por um trio de guitarras. O primeiro espetáculo decorre já no próximo dia 06 de dezembro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e no dia 12 cabe ao Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, receber o respeitado cantor.




MÁRCIA | 07 DEZEMBRO | LISBOA

Márcia
© Agenda Cultural Lisboa

Márcia é uma cantora portuguesa, membro integrante da banda Real Combo Lisbonense que surgiu com o objetivo de fazer ressurgir a tradição das orquestras e conjuntos que antigamente atuavam em bailes e bares portugueses. Paralelamente a este projeto musical, Márcia lançou-se a solo em 2009 com o lançamento do EP A Pele Que Há em Mim. Desde então, a artista já lançou quatro discos, tendo arrecadado três nomeações para os Globos de Ouro. Para além da sua carreira enquanto cantora, Márcia distinguiu-se também com a publicação do livro “As Estradas São Para Ir“. Agora, após uma pausa exigida por motivos de saúde, a cantora regressa aos palcos para o lançamento do álbum “Picos e Vales”. O concerto está marcado para dia 07 de dezembro no Tivoli BBVA, em Lisboa.




LUÍSA SONZA| 07 DEZEMBRO | LISBOA

Luísa Sonza
© FNAC

Conhecida pelos mais novos como a ‘Rainha dos Covers’, Luísa Sonza iniciou a sua carreira através do Youtube ao publicar vídeos seus a fazer covers de conhecidas músicas no seu canal. Em 2017, a artista brasileira lançou a sua carreira enquanto cantora ao assinar um contrato com a Universal Music. Desde então, a jovem de 24 anos já lançou dois álbuns que se tornaram verdadeiros sucessos. Em dezembro, Luísa Sonza vem a Portugal para um concerto muito especial no Campo Pequeno em Lisboa, no dia 07 de dezembro.




VINI VICI| 07 DEZEMBRO | MARINHA GRANDE 

Vini Vici
© RFM Somni

Talvez o nome ‘Sesto Sento’ não diga nada aos fãs de música eletrónica, porém este era o nome original da aclamada banda israelita criada em 2001, agora conhecida como Vini Vici. Inicialmente composto por três elementos, o trio juntou-se com apenas 15 anos de idade, atingindo cinco anos depois a distinção de disco de ouro com o lançamento de “Come Together”.  Apesar de em 2013 a banda ter ficado reduzida a dois membros, um novo projeto viu surgir a luz do dia – os ‘Vini Vici’. Apesar de não ser a primeira vez do duo em Portugal, um novo concerto de música eletrónica vai acontecer no dia 07 de dezembro, na Discoteca Império Romano Club, na Marinha Grande.




PETE ROCK | 07 DEZEMBRO | LISBOA

Pete Rock
© FNAC

Considerado um dos melhores produtores de música Hip-Hop de sempre, Peter Philips, mais conhecido como Pete Rock é um dos pioneiros da fusão deste tipo musical com o Jazz. Nos anos 90, na altura em que o Rap dava os primeiros passos nas ruas dos EUA, Pete fazia dupla com CL Smooth, formando um dos duos mais aclamados da época. Após a separação do grupo, o cantor norte-americano deu continuidade a uma carreira a solo, atingindo um grande sucesso mundial. Com mais de 35 anos de carreira, Pete Rock regressa a Portugal para um concerto imperdível no Tokyo Lisboa, a 07 de dezembro.




ANTÓNIO ZAMBUJO| 10 DEZEMBRO | CARTAXO

António Zambujo
© Rita Carmo

António Zambujo é já uma voz inconfundível do panorama musical português. Apesar de ter estudado vários instrumentos musicais em tenra idade, foi após ouvir um álbum de João Gilberto, aos 16 anos de idade, que o jovem sonhou em cantar como o seu ídolo brasileiro. Nascido no Alentejo, é notória a presença das suas raízes em cada fado que canta. Com mais de duas décadas de carreira, o fadista teve já nomeado diversas vezes ao Grammy Latino, tendo sido agraciado com a Ordem de D. Henrique em 2015. Em 2021, Zambujo lançou o seu sétimo álbum, uma homenagem ao seu ídolo de infância, João Gilberto, intitulado “Voz e Violão”, fazendo referência ao disco “João Voz e Violão”. Para apresentar o seu mais recente álbum, o artista estará no Auditório do Cartaxo, no próximo dia 10 de dezembro.




MATIAS DAMÁSIO | 10 DEZEMBRO | LISBOA

Matias Damásio
© PEV Entertainment

Nascido em Angola, Matias Damásio licenciou-se em Psicologia. Porém, a sua paixão pela música fê-lo mudar de rumo e em 2000 participou no seu primeiro programa televisivo, “Estrelas no Palco”, tendo posteriormente participado em diversos concursos de talentos, alcançando sempre resultados prestigiantes, chegando mesmo a vencer o Festival da Canção de Luanda. Foi com o tema Loucos que o sucesso de Matias Damásio se fez sentir em Portugal, tornando-se numa das músicas mais ouvidas de 2016. A partir daí, o cantor angolano fez do nosso país a sua casa e é já uma referência na música nacional. No dia 10 de dezembro, Matias Damásio atuará no Campo Pequeno, seguindo-se um concerto no Super Bock Arena a 16 de dezembro.




RUI REININHO| 10 DEZEMBRO | ALMADA

Rui Reininho
© Teatro Municipal Joaquim Benite

Os GNR, sigla para Grupo Novo Rock, surgiu nos anos oitenta, numa altura em que o Rock Português estava numa fase de grande expansão. Atualmente, da banda que deu vida a temas como Dunas Pronúncia do Norte fazem parte Tóli César Machado, Jorge Romão e Rui Reininho. Este último é considerado o ‘Rei da Pop-Rock nacional’, contando com mais de quarenta anos de carreira. O seu primeiro álbum a solo, “Companhia das Índias” foi lançado em 2008 e desde então mantém um projeto a solo ao mesmo tempo que dá continuidade à aclamada banda GNR. Ainda este mês vai ser possível assistir a dois concertos do músico português. O primeiro acontece no dia 10 de dezembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, seguindo-se um outro espetáculo a 17 de dezembro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.




EVANESCENCE| 12 DEZEMBRO | LISBOA

Evanescense
© Evanescense

Apesar de se ter formado nos anos noventa, foi somente em 2003 que a banda norte-americana Evanescense obteve notoriedade internacional, aquando do lançamento do álbum ” Fallen”, que se tornou sete vezes Disco de Platina. Em quase trinta anos de existência, o grupo de Metal tem conquistado fãs em todo o mundo, tendo sido distinguindo com altos prémios do panorama musical, como o Grammy. Para encerrar a digressão “World’s Collide Tour”, os Evanescense atuarão em Portugal com um concerto cheio de vida no Campo Pequeno, a 12 de dezembro.




THE CINEMATIC ORCHESTRA | 12 DEZEMBRO | PORTO

Cinematic Orchestra
© Smooth FM

Criada em 1999 pelo músico britânico Jason Swinscoe, a The Cinematic Orchestra é um grupo de Jazz que obteve sucesso desde a sua criação. Com o lançamento do álbum “Motion”, nesse mesmo ano, a banda foi convidada a atuar na cerimónia do Director’s Guild Awards, durante a entrega do Prémio de Carreira para Stanley Kubrick. Dois anos depois, o grupo foi convidado a compor um tema para ser apresentado ao vivo aquando da projeção do filme mudo “Man With a Movie Camera”, no Festival Cidade Capital Europeia da Cultura, no Porto. Onze anos depois, a banda regressa ao Norte de Portugal para um concerto imperdível no Coliseu do Porto, a 12 de Dezembro, e no dia seguinte no Coliseu de Lisboa.




CAMANÉ & MÁRIO LAGINHA | 17 DEZEMBRO | AÇORES

Camané
© Teatro Micaelense

Camané, nome artístico de Carlos Manuel, desde sempre teve uma ligação ao Fado por conta dos discos que ouvia em casa dos pais. Ainda em tenra idade, com apenas 13 anos, venceu a “Grande Noite do Fado” e desde então é visto como a voz mais representativa da nova geração do Fado. Por outro lado, Mário Laginha cresceu com um piano agarrado às mãos, tendo aprendido a tocar este instrumento ainda muito novo. Tendo desenvolvido uma enorme aptidão para o Jazz, o músico português já atuou nos maiores festivais internacionais, como o Festival de Jazz de Montreux. Apesar dos distintos universos de onde provém Camané e Mário Laginha, os dois formam a dupla que deu vida ao álbum “Aqui Está-se Sossegado” e que subirá ao palco do Teatro Micaelense, nos Açores, no dia 17 de dezembro.




TIAGO BETTENCOURT | 18 DEZEMBRO | PORTO

Tiago Bettencourt
© Agenda Cultural Lisboa

No ano em que celebra 20 anos de carreira, Tiago Bettencourt relembra o seu percurso profissional, que teve início com a banda Toranja, em dois concertos muito especiais. Apesar da curta duração do grupo, o músico português estreou-se a solo, tendo gravado o seu primeiro disco no Canadá, em 2007. A esse seguiram-se mais seis e em 2022 o artista tem-se dedicado à apresentação do seu último álbum, ” 2019 Rumo ao Eclipse”, cuja digressão fora impedida pela pandemia. Os dois concertos estão marcados para o dia 18 de dezembro, na Casa da Música, no Porto, e para o dia 22, no Coliseu de Lisboa.




WALT DISNEY IN CONCERT | 28 DEZEMBRO | LISBOA

Walt DIsney in Concert
© Coliseu dos Recreios

O mês de dezembro é o mais mágico do ano dado o espírito natalício que envolve a atmosfera. Nada melhor para acrescentar magia a esta época que as músicas dos filmes produzidos por Walt Disney, o grande mestre do mundo animado. Desde o aparecimento do Rato Mickey nos grandes ecrãs, miúdos e graúdos têm-se deliciado com as fantasias mais variadas de personagens que têm o dom de entreter qualquer geração. Para ajudar a manter vivo o espírito mágico que tanto nos fascina, a Hollywood Symphony Orchestra, que se dedica a preservar e a honrar as canções que compõe o imaginário dos filmes mais conhecidos a nível mundial, vem a Portugal protagonizar um concerto que convida todos a reviverem os momentos mais marcantes da sua infância. O espetáculo mais mágico deste Natal acontece no dia 28 de dezembro, no Coliseu de Lisboa.

Vais assistir a algum destes concertos? Que artista gostarias de ver atuar ao vivo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.