American Football - Uncomfortably Numb

American Football e Hayley Williams divulgam “Uncomfortably Numb”

Os American Football colaboram com Hayley Williams, vocalista dos Paramore, em “Uncomfortably Numb”, o segundo single do seu terceiro álbum de estúdio.

A banda emo American Football partilhou o segundo single do seu novo álbum de estúdio American Football (LP3), cujo lançamento se encontra agendado para 22 de março de 2019, via Polyvinyl Record Co. (Alvvays, Jeff Rosenstock). O grupo de Illinois já havia divulgado “Silhouettes“, o primeiro single do disco, em dezembro de 2018 e agora podemos ouvir “Uncomfortably Numb”. A canção presta uma homenagem ao clássico dos Pink Floyd, “Comfortably Numb”, e conta com a participação de Hayley Williams, vocalista dos Paramore. Esta é a primeira das colaborações do novo álbum que nos é dado conhecer, esperando-nos ainda Elizabeth Powell, dos Land Of Talk, e Rachel Goswell, dos Slowdive.

Lê Também:
Sharon Van Etten, Remind Me Tomorrow | em análise

American Football (LP3), produzido pela própria banda e Jason Cupp (The Ataris, Jimmy Eat World), é o sucessor de American Football (2016), álbum de estúdio lançado mais de uma década depois do seu aclamado disco de estreia homónimo American Football (1999), um dos mais notáveis projectos da segunda vaga de emo, juntamente com Shmap’n Shmazz (1994) dos Cap’n Jazz (banda da qual os irmãos Kinsella faziam parte) e Something To Write Home About (1994) dos The Get Up Kids. Este movimento, desenvolvido durante a década de 90 na região centro-oeste dos Estados Unidos da América (daí a alcunha “midwest emo”), ficou célebre por converter o pós-hardcore de D.C. (Embrace, Rites Of Spring) em música maleável e catártica.

American Football
American Football

Com o seu terceiro disco, a banda dos irmãos Mike (guitarrista e vocalista) e Nate Kinsella (baixista), Steve Holmes (guitarrista) e Steve Lamos (baterista) caminha na direcção do amadurecimento. A infame casa em Urbana, Illinois que ilustrou as capas dos dois primeiros álbuns é, finalmente, preterida por outro estilo de arte. A evolução dos American Football é, igualmente, detectável nas letras de Mike Kinsella. O artista substitui as suas antigas tendências diarísticas por poesia flutuante sobre paternidade e a estranheza de crescer num género de música associado à adolescência.

Lê Também:
Tallies, Tallies | em análise

“Uncomfortably Numb” é um dueto sentimental entre Hayley Williams e Mike Kinsella, que dividem a liderança da canção, complementando-se um ao outro com harmonias vocais e contracantos. Um devaneio melancólico sobre como a vida se vai tornando cada vez mais labiríntica e árdua à medida que crescemos, tema que Hayley Williams aborda no último disco dos Paramore, After Laughter (2016). “I blamed my father in my youth/ Now as a father, I blame the booze”, canta o guitarrista e vocalista dos American Football. Mais tarde, o par junta-se para proclamar “The lessons are so much less obvious/ The further you get from home”.

 Até que o novo álbum seja lançado, podes ir ouvindo o single “Uncomfortably Numb”, assim como rever o teledisco de “Silhouettes”.

AMERICAN FOOTBALL, LP3 | “UNCOMFORTABLY NUMB”

AMERICAN FOOTBALL, LP3 | “SILHOUETTES”

És fã do novo projecto?

Diogo Pereira

Ex-Farmacêutico que envergou pela rota da Sétima Arte. Cinema, Música, Literatura e Filosofia são as minhas áreas de eleição (excepto quando joga o Sporting). Devaneador por natureza, abraço a ideia de que as grandes viagens se desenrolam no cerne do ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *