Os caóticos bastidores de Apocalypse Now, a obra-prima de Coppola, agora disponível no Streaming
Curiosidades sobre o grande filme de guerra de Francis Ford Coppola, “Apocalypse Now”, que já está disponível na Prime Video Portugal.
“Apocalypse Now” é a grande obra de guerra de Francis Ford Coppola. A história acontece durante a Guerra do Vietnam e segue a jornada do Capitão Willard, interpretado por Martin Sheen, do exército dos EUA, ao receber a missão de localizar e matar o Coronel Kurtz, interpretado por Marlon Brando, um oficial das forças especiais que enlouqueceu e criou um culto com nativos da selva do Camboja. Já é possível ver “Apocalypse Now”, considerado um dos melhores filmes de guerra de sempre, na Prime Video Portugal. Apesar do sucesso que teve, com os cem milhões de dólares que fez em box office, o filme de Coppola também ficou famoso pelo caos nas rodagens e dificuldades em manter o orçamento.
George Lucas quase foi o realizador de Apocalypse Now
Inicialmente, Francis Ford Coppola era para ser apenas produtor de “Apocalypse Now” e quem ia realizar o filme era o seu amigo George Lucas. No entanto, devido a problemas de agenda, Coppola ficou com o lugar de Lucas e não só realizou, como entrou no filme. É verdade, há um pequena cameo de Coppola em “Apocalypse Now”. Durante a batalha na praia, os soldados americanos reparam num realizador a gravar o que está a acontecer, para passar nas notícias. Este realizador pede-lhes que não olhem para a câmara e continuem a lutar. O realizador é, na verdade, o verdadeiro Francis Ford Coppola.
As dificuldades em gravar com Marlon Brando
O caos começou logo com o rebelde Marlon Brando, com quem sempre foi difícil gravar. O ator chegou às rodagens a pesar cento e trinta e seis quilos, quando era suposto retratar um homem imponente e musculado, para além de não saber as suas falas. No entanto, Coppola já conhecia o risco de gravar Marlon Brando, após trabalhar com o ator em “O Padrinho”, e teve de tomar decisões se queria manter o ator. Assim sendo, muitas das cenas com Brando tiveram de ser gravadas com o ator nas sobras ou em close-ups, que escondessem a sua forma física.
A estreia de Apocalypse Now foi adiada por dois anos
As gravações de “Apocalypse Now” estenderam-se muito além do esperado. O filme que era para ter sido gravado em cinco meses acabou por demorar dezasseis meses e em vez de sair em 1977, como era previsto, acabou por estrear em 1979. Sendo gravado nas Filipinas, com um elenco de luxo e com onze meses a mais do que o esperado, o orçamento também subiu e Coppola teve mesmo de investir sete milhões da sua própria carteira. Mesmo com o caos das filmagens, o orçamento acima do previsto e uma data adiada, “Apocalypse Now” venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e dois Óscares, entre os oito a que foi nomeado.
Conhecias estas curiosidades sobre “Apocalypse Now”?