Tiki King © ONTOP

ARcade Sports | Uma nova experiência interativa

Com dois jogos disponíveis, e outros três em desenvolvimento, a MHD foi experimentar a “ARcade Sports”, a próxima era do entretenimento, nos Cinemas NOS. 

No verão de 2016 o mundo conheceu um dos jogos para telemóveis mais bem sucedido de sempre, o “Pokémon GO!“. Por todo o lado havia alguém a apontar o telemóvel para apanhar os famosos Pokémon’s. Sem nos aperceberemos, tivemos a primeira experiência com a Realidade Aumentada. Resumidamente, é uma tecnologia que sobrepõe elementos digitais no nosso mundo, através de uma câmara, neste caso, os telemóveis. Diferente da Realidade Virtual, a RA não precisa de óculos, nem de outro acessórios adicionais. Além disso, têm experiências mais imersivas, e ao mesmo tempo físicas, dado que raramente vamos estar parados no mesmo sítio. Agora, a empresa portuguesa ONTOP, após alguns jogos de sucesso, incluindo “Ghostbusters Afterlife: scARe“, lançou um novo projeto de Realidade Aumentada, inovador dentro da área.

A “ARcade Sports” consiste numa arena de 25m2, dividida em quatro partes, para máximo de jogadores possível por jogo. No meio está o objeto de onde aparecerá os inimigos virtuais nos telemóveis. Nesse sentido, após o login dos jogadores efetuado nos telemóveis pessoais, serão disponibilizados smartphones Samsung S21FE, com um software criado especificamente para os jogos. Para ligar o mundo virtual ao mundo real, a “ARcade Sports” utiliza a rede 5G da NOS para dar aos jogadores a melhor experiência possível. Antes de começarmos a aventura, podemos escolher entre dois jogos, a “Morgana”, inspirada nas lendas do Rei Arthur, e “Tiki King”, um totem gigante que vai dar imensa luta. Apesar das dificuldades serem diferentes, o objetivo é igual, derrotar o inimigo e obter a maior pontuação possível. Contudo, cada jogo requer uma estratégia diferente, obrigando às equipas de dois a quatro elementos a trabalharem em conjunto. Cada partida tem a duração de 3-4 minutos, mas exige uma comunicação constante e onde acabamos por andar até 100 metros de distância. Para quem gosta de jogos, é uma excelente forma de praticar exercício.

Mas a “ARcade Sports” é muito mais que isso, é uma experiência divertida para grupos de amigos e famílias, dado que quem vai pela primeira vez, acaba por ficar por mais uma ou duas partidas. No final de cada, os jogadores ficam com um fotografia para recordar a heróica batalha que travaram. Os melhores resultados do dia ficam disponíveis na aplicação para todos.

ARcade Sports
Morgana © ONTOP

Nesse sentido, aliada à experiência inovadora e imersiva, está uma aplicação bem delineada, apesar de ter sido lançada há pouco tempo. O interface da aplicação é intuitivo, e em poucos minutos descobrimos todos os parâmetros e funcionalidades. Em cada jogo, os jogadores, além de acumularem pontos que vão se refletir na classificação geral, vão ter de apanhar moedas virtuais, que depois podem ser trocadas por prémios, desde topping para as pipocas dos Cinema NOS até um Gift Card de 25€. Quem for o melhor jogador individual em cada jogo, vai ser galardoado com um Passe Anual de Pipocas. Apesar de existir uma tabela de classificação individual, todas as partidas são jogadas em equipas. Ou seja, também existe um ranking para as equipas. E para mostrar que é sempre melhor jogar com alguém, a cada dez partidas jogadas com as mesmas pessoas, ganham um bilhete grátis. No futuro, as melhores equipas também vão ter direito a prémios, e a mudar o nome da equipa como bem entenderem.

Por detrás desta experiência está Nuno Folhadela e a sua equipa, prontos para receberem quem passa pelos Cinemas NOS do Centro Vasco da Gama e Parque Nascente. Enquanto esperávamos pela nossa vez, conversamos com o responsável sobre o futuro da “ARcade Sports”. Numa primeira fase, a ideia de Nuno Folhadela é levar esta experiência de entretenimento a outros locais, além dos Cinemas NOS, com capacidade para abranger arenas maiores, e assim estar sempre a melhorar a experiência. Por isso, uma das suas ideias ainda para este ano, é realizar uma fase final de “ARcade Sports” na ComicCon Portugal ou na Lisboa Games Week. Qual seja a escolha, a ideia passa em elevar a capacidade de grupos de quatro elementos para dez elementos. Com isto, mostra a capacidade que o projeto têm no que diz respeito à vertente de eSports. Depois disso, afirma que é continuar a crescer, dado que “a Realidade Aumentada vai ser o futuro do entretenimento daqui a vinte anos.”. Acrescenta que devido as tendências atuais, que deverão manter-se, “a vida é cada vez mais passada atrás de um telemóvel.”. A partir daí, vai tentar chegar a outros patamares, como por exemplo, às plataformas de streaming, dado que, “Portugal é um excelente tubo de ensaio, para perceber o mercado, e o que fazer a seguir.”.

De um projeto que iria ser apresentado no Qatar, mas foi cancelado e ficou em risco devido à pandemia, “ARcade Sports” conseguiu dar os primeiros passos, e em pouco tempo, vai estar por todo o país.

VÍDEO | ARCADE SPORTS É UMA NOVA FORMA DE ENTRETENIMENTO

Conhecias o conceito de Realidade Aumentada? Já passaste por lá?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *