Mad Max entre os favoritos do Art Directors Guild | Lista completa de nomeados

 

O Art Directors Guild, o sindicato dos cenógrafos de Hollywood, anunciou os nomeados para os seus prémios com Star Wars, Mad Max: Estrada da Fúria, Ex-Machina e Crimson Peak entre os indicados.

Com a vaga de prémios de associações de críticos a chegar ao fim, passamos a outra fase da Awards Season, os prémios dos sindicatos de Hollywood. Tendo em conta que, tal como a Academia por detrás dos Óscares, estes sindicatos são compostos por profissionais do meio, muitas vezes estes prémios são uma melhor indicação do gosto que irá caracterizar os Óscares que os galardões da crítica.

Lê Também: Mad Max lidera as nomeações dos Critics’ Choice Awards

Um dos primeiros sindicatos a anunciar os nomeados para as suas honras foi o dos cenógrafos de Hollywood, O Art Directors Guild, cujos prémios, tanto de cinema como de televisão se dividem em diferentes subcategorias de design. No caso de cinema temos três distintas áreas, filmes de Época, Contemporâneos e de Fantasia.

 

Art Directors Guild Awards Crimson Peak
Crimson Peak – A Colina Vermelha

 

Entre os nomeados da categoria de melhor cenografia para um filme de época os nomeados temos a opulência gótica de Crimson Peak – A Colina Vermelha, concebida por Thomas E. Sanders, um designer que anteriormente arrecadou duas nomeações aos Óscares, incluindo por outro pesadelo de ensandecido design vitoriano, a versão de Francis Ford Coppola de Drácula. Apesar do reconhecimento de Crimson Peak ser uma merecida e agradável surpresa depois do filme ter sido praticamente ignorado pelas associações de críticos, a categorização do filme como uma obra de recriação de época é um pouco dúbia, tendo em consideração a forte estilização da obra que aproxima a sua estética muito mais de um registo fantasioso.

 

Art DIrectors Guild Awards
A Ponte dos Espiões

 

Nomeado na mesma categoria está Adam Stockhausen que o ano passado ganhou o Óscar pelo seu espetacular trabalho em Grand Budapest Hotel. Este ano, o cenógrafo é aqui reconhecido pelo seu exímio trabalho em A Ponte dos Espiões, onde uma inteligente mistura de opulência e sobriedade ajudam a dar vida ao mundo da Guerra Fria edificado por Steven Spielberg.

 

Art Directors Guild Awards
The Revenant – O Renascido

 

Jack Fisk, o cenógrafo de eleição de Terrence Malick, está nomeado pelo seu trabalho em The Revenant: O Renascido, um filme que mostra bem a admiração de Alejandro González Iñárritu pelo realizador texano de A Árvore da Vida e Coração de Copas. Os outos nomeados na categoria de cinema de época são Eve Stewart por A Rapariga Dinamarquesa e Mark Ricker por Trumbo, duas elegantes visões de clássica reconstrução de época.

 

Art Directors Guild Awards Mad Max Estrada da Fúria
Mad Max: Estrada da Fúria

 

Na mais vistosa categoria do Art Directors Guild, a de filmes de fantasia, Mad Max: Estrada da Fúria tem posição de destaque. Os designs completamente enlouquecidos de Colin Gibson são uma das componentes essenciais da estética apocalipticamente barroca da obra-prima de George Miller. O filme tem-se provado um dos grandes favoritos da crítica e parece que os profissionais de Hollywood vão seguir o mesmo caminho nesta Awards Season.

 

Cinderela Sandy Powell Art Directors Guild Awards Dante Ferretti
Cinderela

 

Cinderela de Kenneth Branagh também se encontra aqui nomeado pelo trabalho do lendário cenógrafo Dante Ferretti que já trabalhou com génios tão grandiosos como Fellini, Visconti, Pasolini e Martin Scorsese. Em registos menos requintados, mas igualmente formidáveis estão os também nomeados trabalhos de Scott Chambliss em Tomorrowland e de Rick Carter e Darren Gilford em Star Wars: O Despertar da Força.

 

Art Directors Guild Awards
Mundo Jurássico

 

A completar a categoria de Fantasia está um estranho nomeado, Mundo Jurássico, cujos cenários foram desenhados por Edward Verreaux. O filme, apesar da sua premissa fantasiosa, tem uma estética decididamente contemporânea especialmente quando comparado com alguns dos nomeados na categoria de design contemporâneo como o trabalho de Mark Rigby para Ex-Machina e de Arthur Max para Perdido em Marte.

 

Art Directors Guild Ex Machina
Ex-Machina

 

Igualmente curiosa é a nomeação de Judy Becker pelo seu trabalho em Joy, um filme que, apesar de se passar numa época recente, tem um design que tenta claramente recriar mundos do passado, nomeadamente as décadas de 60 e 80 do século XX. Mais seguramente contemporâneo é o trabalho dos dois restantes nomeados, Dennis Gassner por 007 Spectre e Patrice Vermette por Sicario: Infiltrado.

 

Art Directors Guild Awards Joy
Joy

 

Nos nomeados de cinema, a grande surpresa é a ausência de Carol que, independentemente de quaisquer apreciações narrativas, é um dos filmes mais cuidadosamente desenhados de 2015, recriando a atmosfera da fotografia dos anos 50, sem cair nos usuais clichés que caracterizam grande parte dos filmes de época situados nessa década. Infelizmente, juntamente com a sua ausência nas nomeações do sindicato dos produtores, parece que o triunfo de Carol nos Óscares já não é algo garantido.

Lê Ainda: Producers Guild Awards 2016 | Lista Completa de Nomeados

 

Art Directors Guild Awards Carol
Carol

 

Nas restantes categorias, dedicadas à produção televisiva e da internet, são de destacar as indicações de Downton Abbey e Mad Men, dois programas que terminaram em 2015. Curiosamente, visto que a última temporada da série sobre a família Crawley apenas começou a ser emitida este mês nos EUA, será possível que Donal Woods, o cenógrafo da série, se volte a encontrar na lista dos nomeados para o ano que vem.´

 

Art Directors Guild Downton Abbey
Downton Abbey

 

 

Lista Completa de Nomeados para Excelência em Cenografia de 2015

 

FILME DE ÉPOCA:

 

FILME DE FANTASIA:

 

FILME CONTEMPORÂNEO:

  • Joy, Judy Becker

 

SÉRIE DE FANTASIA OU ÉPOCA, 1 HORA, 1 CÂMARA:

  • Downton Abbey, Episódio: “A Moorland Holiday”, Donal Woods
  • Game of Thrones, Episódios: “High Sparrow,” “Unbowed, Unbent, Unbroken,” “Hardhome”, Deborah Riley
  • Gotham, Episódios: “Strike Force,” “Dammed If You Do…”, Richard Berg
  • The Knick, Episódios: “Ten Knots,” “The Best With the Best to Get the Best,” “Wonderful Surprises”, Howard Cummings
  • Mad Men, Episódio: “Person to Person”, Dan Bishop

 

SÉRIE CONTEMPORÂNEA, 1 HORA, 1 CÂMARA:

  • Better Call Saul, Episódios: “Five-O,” “Rico,” “Marco”, Tony Fanning
  • Empire, Episódio: “Pilot”, Steve Saklad
  • Homeland, Episódios: “The Tradition of Hospitality,” “All about Allison,” “The Litvinov Ruse”, John D. Kretschmer
  • House of Cards, Episódios: “Chapter 29,” “Chapter 36”, Steve Arnold
  • True Detective, Episódios: “The Western Book of the Dead,” “Night Finds You,” “Omega Station”, Alex Digerlando

 

FILME TELEVISIVO OU MINI-SÉRIE:

  • Fargo, Episódios: “Waiting for Dutch,” “Before the Law,” “Fear and Trembling”, Warren Alan Young
  • Tut, Episódios:”Power,” “Betrayal,” “Destiny”, Michael Hanan
  • Wolf Hall, Episódio: “Three Card Trick”, Pat Campbell

 

SÉRIE, MEIA-HORA, 1 CÂMARA:

  • The Last Man on Earth, Episódios: “Alive in Tucson,” “Is Anybody out There?,” “Silent Night”, Bruce Robert Hill
  • The Muppets, Episódios: “The Ex-Factor,” “Pig’s in a Blanket”, Denise Pizzini
  • Silicon Valley, Episódios: “Sand Hill Shuffle,” “Homicide,” “Adult Content”, Richard Toyon
  • Transparent, Episódios: “Kina Hora,” “The Book of Life,” “Oscillate”, Cat Smith
  • Veep, Episódios: “Joint Session,” “Election Night”, James Gloster

 

SÉRIE, MÚLTIPLAS CÂMARAS:

  • 2 Broke Girls, Episódios: “And the Escape Room,” “And the Maybe Baby,” “And the Coming out Party”, Glenda Rovello
  • The Big Bang Theory, Episódios: “The Skywalker Incursion,” “The Mystery Date Observation,” “The Platonic Permutation”, John Shaffner
  • Clipped, Episódios:”Dreamers,” “Wi-Fi,” “World’s Rudest Barbershop”, Greg Grande
  • Mom, Episódios: “Mashed Potatoes and a Little Nitrous,” “Six Popes and Red Ferrari,””Fun Girl Stuff and Eternal Salvation”, John Shaffner
  • Truth Be Told, Episódios: “Pilot,” “Big Black Coffee,” “Members Only”, Stephan Olson

 

CERIMÓNIA DE PRÉMIOS OU EVENTO ESPECIAL:

  • Saturday Night Live, Episódio: “40th Anniversary Special”, Keith Ian Raywood, Eugene Lee, Akira Yoshimura, N. Joseph Detullio e Peter Baran

 

WEB SERIES, VÍDEO MUSICAL OU ANÚNCIO:

  • Apple Music: “The History of Sound”, Jess Gonchor
  • Madonna: “Ghosttown”, Emma Fairley

 

REALITY SHOW, SÉRIE DE COMPETIÇÃO OU DE VARIEDADE:

  • Conan, Episódio: “At Comic-Con”, Christopher Goumas
  • Key & Peele, Episódios: “Ya’ll Ready for This?” “The End”, Gary Kordan
  • Saturday Night Live, Episódios: “Tracey Morgan/Demi Lovato,” “Scarlett Johansson/Wiz Khalifa,” “Miley Cyrus”, Keith Ian Raywood, Eugene Lee, Akira Yoshimura e N. Joseph Detullio
  • Top Chef, Episódio: “Stop the Presses”, James Pearse Connelly
  • The Voice, Episódios: “Blind Auditions Premiere,” “Battles Premiere,” “The Knockouts Premiere”, Anton Goss e James Pearse Connelly

 

Para saberes mais sobre a presente Awards Season  consulta o nosso Calendário da Awards Season 2015/2016.

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *