© NOS Audiovisuais

Star Wars: A Ascensão de Skywalker | As vozes da cena final

[tps_header]

Já foste ver “Star Wars: A Ascensão de Skywalker”? Conseguiste identificar todas as vozes da cena final? Nós damos uma ajuda!

JJ Abrams tem vindo a ganhar reputação enquanto um ‘cineasta nostálgico’ e “Star Wars: A Ascensão de Skywalker” é outra prova disso. Para além disso, e como seria algo expectante, o nono filme de um franchise com mais de 40 anos teria de vir com Easter eggs, piadas privadas e outros brindes para os verdadeiros fãs. Mas um destes momentos teve um recheio maior que os outros…

[/tps_header]

[A partir deste momento existirão alguns SPOILERS]

star wars ascensao de skywalker critica primeiras impressoes
© NOS Audiovisuais

Referimo-nos à cena final, em que Rey (Daisy Ridley) regressa a Tatooine para dar o devido descanso aos sabres de Leia (Carrie Fisher) e Luke (Mark Hamill). Por isso, se já viste o episódio IX sabes que este momento é brindado por vozes da saga que nunca deixarão a Força morrer. Será que os conseguiste identificar a todos?




LUMINARA UNDULI (OLIVIA D’ABO)

star wars The Clone Wars
Luminara Unduli, Obi-Wan Kenobi e Aayla Secura | © Disney Media Distribution

Embora o nosso primeiro contacto seja na trilogia prequela em “O Ataque dos Clones,” a Mestre Jedi Luminara Unduli é mais facilmente associada à famosa série de animação inspirada no mesmo episódio, onde Olivia d’Abo lhe dá voz. A atriz desempendo o papel da Mestre em sete episódios da série, bem como no videojogo de 2009 “Star Wars: The Clone Wars – Republic Heroes.”




AAYLA SECURA (JENNIFER HALE)

Star Wars: The Clone Wars
© Disney Media Distribution

Igualmente apresentada na trilogia prequela (interpretada por Amy Allen), Aayla Secura ganhou a voz de Jennifer Hale na série “The Clone Wars.”




MACE WINDU (SAMUEL L. JACKSON)

star wars mace windu
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Ainda que a Disney tenha desenvolvido uma atenção especial por Samuel L. Jackson, George Lucas já o havia escolhido antes da fusão para desempenhar o papel do Mestre Mace Windu, o braço direito de Yoda na trilogia prequela. Para além de que tinha o sabre mais fixe da Galáxia, que emanava uma luz roxa.

Depois da sua morte no episódio III, Jackson voltou a vestir a pele do Mestre Jedi para a versão animada de “O Ataque dos Clones,” tendo Terrence C. Carson tomado o seu lugar na série.




AHSOKA TANO (ASHLEY ECKSTEIN)

star wars
© Disney Media Distribution

Apresentada na versão animada de “The Clone Wars” e na respetiva série, Ahsoka Tano era inicialmente a Padawan aprendiz de Anakin. À semelhança de Rey, também Ahsoka é um importante marco para a positiva representação feminina no universo de Star Wars.




OBI-WAN KENOBI (EWAN MCGREGOR E ALEC GUINNESS)

Star Wars
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

O primeiro Mestre Jedi da saga que conhecemos. Obi-Wan Kenobi é um dos mais icónicos e inesquecíveis personagens criados por Lucas, personificando não só uma sabedoria estoica, como também uma ingenuidade ou tendência para ver o bem nos outros.

Obi-Wan foi desempenhado na trilogia original por Sir Alec Guinness e por Ewan McGregor na prequela. Em “A Ascensão de Skywalker,” a maioria das palavras deste Mestre são ditas por McGregor, à excepção de uma – “Rey.” O nome da protagonista da mais recente trilogia é fruto de uma gravação áudio do falecido Guinness durante a sua interpretação enquanto Obi-Wan Kenobi.




ADI GALLIA (ANGELIQUE PERRIN)

Adi Gallia
© Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved

Adi Gallia é uma personagem oriunda do episódio I, “A Ameaça Fantasma,” onde foi interpretada por Gin Clarke. Mas foi na série de animação que a Mestre Jedi teve o seu grande destaque, com a voz de Angelique Perrin, que agora regressou para a “Ascensão de Skywalker.”




ANAKIN SKYWALKER (HAYDEN CHRISTENSEN)

star wars
© Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved

Pedimos desculpa a todos os que não gostaram da prequela, mas Hayden Christensen retomou uma última vez o seu papel enquanto Anakin Skywalker aka Darth Vader, aka pai de Luke e Leia, aka avô de Kylo Ren/Ben Solo. A sua inclusão neste rol de vozes Jedi significa que, apesar de todas as suas acções enquanto Vader, conseguiu a redenção em “O Regresso de Jedi,” sacrificando-se (aparentemente em vão) para salvar Luke.

A última vez que vimos Christensen foi no episódio III, apesar de o ator ter sido adicionado como um fantasma da Força na Edição Especial do episódio IV.




KANAN JARRUS (FREDDIE PRINZE JR.)

star wars
© Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved

Uma das personagens principais da série “Star Wars Rebels,” Kanan Jarru é um Jedi que tem mais de Han Solo do que Skywalker. É um pouco dado à rebeldia e com uma tendência para desastres acidentais.




QUI-GON JINN (LIAM NEESON)

star wars qui-gon
© Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved

Provavelmente uma das personagens com a vida mais curta da saga, já que o conhecemos e nos despedimos de Qui-Gon Jinn em “A Ameaça Fantasma.” O mentor de Obi-Wan e o tipo que, basicamente, nos meteu a todos nesta trapalhada por causa de uma profecia – no tempo em que se pensava que Anakin poderia ser o salvador da Galáxia…

A verdade é que sem ele não existiria Vader, nem Rey ou Guerra das Estrelas, por isso faz todo o sentido que tenha umas últimas palavras no fechar do ciclo Skywalker.




YODA (FRANK OZ)

Yoda
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A sua primeira aparição foi em “O Império Contra-Ataca” e desde então que Yoda é o mais reconhecido e amado personagem da saga de George Lucas – tanto que não lhe conseguimos resistir em ponto pequeno no spin-off da Disney+ “The Mandalorian,” ainda que estejemos cientes que na realidade não seja o Mestre Jedi, mas apenas um elemento da sua espécie.

O responsável pelo treino de muitos Jedis, incluindo de Luke, foi com um grande arrepio que reconhecemos a voz original do artista de teatro de marionetes Frank Oz, imortalizado através do pequeno grande Mestre verde. Acreditamos que este não te tenha falhado!

Conseguiste identificar todos estes Jedi?

[tps_footer]

Lê Também:   Classic Fever | Star Wars (1977)

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *