A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca | As referências do novo filme
[tps_header]
O novo capítulo de “A Ovelha Choné”, “A Quinta Contra-Ataca” está nos cinemas! Esta divertida aventura espacial, trazida até nós pelo conceituado Estúdio britânico Aardman, especialista em animação stop-motion, estreou a 12 de dezembro e continua em exibição na maioria das salas de norte a sul de Portugal.
Já vos trouxemos a entrevista com os realizadores e produtor da obra, a crítica e, agora, fazemos um levantamento de algumas das referências cinematográficas que vão povoar este “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon”, um tributo sentido ao género da ficção científica. Quantos destes elementos conseguiste detetar ao ver o filme? E que outros adicionais?
[/tps_header]
O TÍTULO EM PORTUGUÊS – A OVELHA CHONÉ: A QUINTA CONTRA-ATACA (2019)
Tal é o nível de citação e influência neste novo capítulo de “A Ovelha Choné” que os trocadilhos com obras de referências se começam a sentir desde logo no título, seja o título nacional, em português, ou o título inglês, original, da obra. Neste caso “A Quinta Contra-Ataca” é uma clara referência a “Star Wars” e ao seu “O Império Contra-Ataca”, capítulo V da saga original.
Neste caso, “A Guerra das Estrelas” não é propriamente uma referência central nesta nova aventura da Ovelha Choné. A narrativa aborda outros clássicos da ficção científica, mas este trocadilho assentava na perfeição, pois, de facto, a Quinta da Ovelha Choné defende-se neste capítulo de muitas ameaças, sejam elas internas ou externas…Curiosos?
O TÍTULO EM INGLÊS – A SHAUN THE SHEEP MOVIE: FARMAGEDDON (2019)
O título original do filme reveste-se de uma intenção semelhante. Pretende estabelecer uma aproximação entre este capítulo de “Shaun the Sheep” e um fenómeno da ficção científica. “Farmageddon” (em português seria qualquer coisa como Farmagedão) é uma clara referência ao filme de 1998, “Armageddon”, e ao próprio conceito de Armageddon, um conceito bíblico que remete para a luta final entre as forças do bem e do mal (no final dos tempos).
Quanto ao filme de Michael Bay, esta criação que mistura acção, aventura e sci-fi recupera o trabalho de um conjunto de astronautas, que no decurso de uma reparação de rotina são surpreendidos com uma chuva de asteróides. Para conseguirem impedir que estes enormes asteróides atinjam o Planeta Terra, há que recrutar uma equipa de…..especialistas de perfuração (??) para travar o inevitável. Uma criação cinematográfica francamente má, mas que permitiu a criação de um título bem inteligente, e que deixa adivinhar o que esperar deste filme de stop-motion.
O PRIMEIRO CONTACTO (2016)
“Arrival“, ou em português “O Primeiro Contacto” é uma grande obra de ficção científica realizada por Denis Villeneuve, que com o novo capítulo de “Blade Runner” e com a nova adaptação de “Dune”, promete ser uma nova grande certeza dentro do género.
Em “Arrival”, Amy Adams é uma profissional de linguística a estabelecer contacto com uma raça extra-terrestre, a qual chega à terra com uma abordagem aparentemente não ameaçadora. E embora as referências visuais sejam equiparáveis em alguns momentos, a abordagem em “A Ovelha Choné”, por parte das instituições governamentais, é muito mais agressiva, com o contacto com os aliens dominado por “mal entendidos”.
GRAVIDADE (2013)
DEBAIXO DA PELE (2013)
“Under the Skin” é um filme pesado, uma ficção científica de terror, e que não tem, tematicamente, grande afinidade com esta animada aventura da Ovelha Choné. Contudo, tem algo em comum. A história é contada, em grande parte, do ponto de vista de um alien. Assim, os criadores desta obra de animação quiseram prestar homenagem a uma das suas inspirações mais contemporâneas, a obra de Jonathan Glazer protagonizada por Scarlet Johansson. Esta homenagem passou por mais um poster em estilo paródia. De resto, Lu-la é uma visitante bem mais simpática do que a protagonista de “Debaixo da Pele”.
SINAIS (2002)
HOMENS DE NEGRO (1997 – PRESENTE)
A saga dos “Men in Black” continua a atrair espectadores em 2019, com novas versões deste clássico sobre vida extra-terrestre. Na sequela de “A Ovelha Choné”, conseguimos encontrar na Agente Vermelha, a antagonista do filme, uma clara alusão a estes “Homens de Negro”, bem habituados à presença de vida alien.
Como sabemos, em “Homens de Negro”, os aliens vêm em todas as formas e feitios, o que certamente também poderia ser verdade neste “Farmaggedon”, mas a verdade é que os únicos aliens que conhecemos são Lu-la e os seus pais, uma espécie colorida, energética e pouco ameaçadora, um pouco como os personagens de “Men in Black”.
X-FILES/ FICHEIROS SECRETOS (1993 – 2018)
Aqui, uma referência sonora. A famosa música do genérico de “X-Files”, que qualquer amante de cultura pop consegue recuperar na sua mente, serve, neste novo capítulo da Ovelha Choné, como código de porta secreto numa instalação governamental dedicada à captura de aliens. O franchise iniciado nos anos 90, e que continua a regressar com novos filmes e temporadas da série, traz consigo uma iconografia e banda-sonora essenciais, que aqui merecem um breve piscar de olhos.
A antagonista do filme, a “Agente Vermelha”, é aquela que utiliza esta música como código secreto.
E.T – O EXTRA-TERRESTRE (1982)
Várias são as referências que conseguimos identificar neste filme que requerem pouco esforço, mas a mais incontornável de todas é muito provavelmente “E.T”. Esta é a referência mais directa, especialmente se considerarmos que “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” homenageia, em primeiro plano, a obra de Steven Spielberg.
Este mural alusivo à viagem de Elliot e E.T rumo à lua é uma dica visual imperdível, mas toda a estrutura da narrativa nos leva até esta homenagem. Lu-la, como “E.T”, é um pequeno alien, simpático, jovem, curioso, ligeiramente distraído e propenso a fazer disparates, mesmo que de forma não intencional. Tão encantadora e irreverente como o personagem clássico de Spielberg, Lu-la é uma presença que preenche o ecrã e traz consigo todos estes ecos.
ENCONTROS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977)
Chegamos a uma das referências mais centrais deste capítulo da “Ovelha Choné”, inclusive indicada como linha promocional do filme. O filme de 1977, realizado por Steven Spielberg, faz as lides do poster nacional e internacional. Em português ficou “Encontros Imediatos na Quinta…Dimensão”. Em inglês, ainda é possível brincar com a alusão animal, sendo a frase promocional: “Close Encounters of the Furred Kind”, onde o trocadilho reside na troca de “third” (terceiro) por “furred”, que nos remete para criaturas peludas.
“Close Encounters of the Third Kind”, de Spielberg, é uma narrativa clássica de cientistas que investigam vida alienígena. Simultaneamente, conta-nos a história de um homem comum e a sua busca incessante por um OVNI. Neste capítulo da Ovelha Choné temos tudo isso, desde Aliens a instituições governamentais que tudo fazem para os encontrar.
Adicionalmente, a nave espacial que aqui vemos, e a forma como ela aterra, também nos faz lembrar, e bastante, esta história contada por Spielberg.
O TUBARÃO (1975)
Spielberg é uma das maiores referências, ou antes, um dos realizadores que mais é homenageado neste filme, como foi já referido. Ora, como grande figura a quem se presta homenagem, não são apenas as suas obras de ficção científica que merecem menção. Adicionalmente, encontramos no filme uma outra referência bem curiosa.
Quando Lu-la e Choné estão no supermercado, onde Lu-la vive uma grande aventura, familiarizando-se com um conjunto de produtos alimentares que lhe são desconhecidos, vemos que esta mergulha no corredor dos congelados e “nada” neste, parecendo ter uma ameaçadora e familiar barbatana de fora! Se ainda não tiveres visto “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” fica atento a estes curiosos detalhes.
2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)
“2001: A Space Odyssey” é uma das referências essenciais que os realizadores deste capítulo da Ovelha Choné, Richard Phelan e Will Becher, mencionam como central. Várias são as menções que podemos fazer, entre os fatos espaciais e, claro, sem esquecer a cena na Estação Espacial, que evoca diversos filmes dentro do género.
Contudo, em “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” o elemento que é mais evidentemente replicado é o monólito, um elemento visual importante em “2001”. Aqui, e de acordo com Phelan e Becher, o monólito é homenageado com humor, dando origem a um “pedaço de tosta queimado”.
Adicionalmente, diversas peças musicais presentes em “2001: Uma Odisseia no Espaço” podem ser encontradas no filme. Nomeadamente, no momento em que os personagens vão ao espaço podemos ouvir uma peça de Strauss, a célebre valsa “Danúbio Azul”.
DOCTOR WHO (1963 – PRESENTE)
“Doctor Who”, série britânica emitida entre 1963 e 1989 e posteriormente recuperada no século XXI, é um enorme sucesso junto de um determinado nicho de mercado, os fãs de ficção científica, que de certo não terão problemas em encontrar possíveis referências escondidas. Uma delas é uma alusão à famosa cabine telefónica, que surge na forma de uma casa de banho portátil. A ver (ou rever) este “Farmageddon” há que ficar à espreita e não perder estes piscares de olhos.
A INVASÃO DOS DISCOS VOADORES (1956)
“Earth Vs The Flying Saucer” é um thriller de ficção científica referenciado pelos criadores deste capítulo da Ovelha Choné como uma das inspirações que se reflectem nesta animação. Ainda pertencente ao período do preto e branco, recupera uma invasão alien bem menos afável do que a de Lu-la, a co-protagonista de “A Quinta Contra-Ataca”, uma simpática visitante. Ao contrário de Lu-la, estes visitantes tinham como intenção escravizar o Planeta Terra!
Se repararmos bem, este filme é mais uma das notáveis influências que ajudaram a moldar a nave espacial que vemos nesta animação do Estúdio Aaardman.
O DIA EM QUE A TERRA PAROU (1951)
O filme de 1951 “The Day the Earth Stood Still”, foi um dos filmes que os realizadores de “A Quinta Contra-Ataca” mencionaram como influência aquando da nossa entrevista na Comic Con Portugal. O clássico de ficção científico, que voltou a ser adaptado ao ecrã em 2008, narra a história de uma invasão alien, na qual a terra recebe um embaixador intergalático, que dá pelo nome de Klaatu. Klaatu surge numa nave misteriosa, acompanhado por um robô silencioso com poderes incompreensíveis – Gort. A figura extra-terrestre declara vir em paz, mas vem também com um ultimato que pode colocar tudo em causa…
A iconografia deste robô e da saída da neve ecoa nesta aventura da Ovelha Choné.
“A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” é um festim de “Easter Eggs”. Uma narrativa simples, perfeita para miúdos e com muito para oferecer aos graúdos.
Estas são apenas algumas das referências cinematográficas e televisivas que podemos localizar no filme. Se és o Rei (ou Rainha) do sci-fi, encontra-as a todas!
[tps_footer]
[/tps_footer]