"A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca" (2019) |©NOS Audiovisuais/ Aardman/ Studio Canal

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca | As referências do novo filme

[tps_header]

O novo capítulo de “A Ovelha Choné”, “A Quinta Contra-Ataca” está nos cinemas! Esta divertida aventura espacial, trazida até nós pelo conceituado Estúdio britânico Aardman, especialista em animação stop-motion, estreou a 12 de dezembro e continua em exibição na maioria das salas de norte a sul de Portugal.

Já vos trouxemos a entrevista com os realizadores e produtor da obra, a crítica e, agora, fazemos um levantamento de algumas das referências cinematográficas que vão povoar este “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon”, um tributo sentido ao género da ficção científica. Quantos destes elementos conseguiste detetar ao ver o filme? E que outros adicionais?

[/tps_header]

O TÍTULO EM PORTUGUÊS  – A OVELHA CHONÉ: A QUINTA CONTRA-ATACA (2019) 

Shaun the Sheep
“A Quinta-Contra Ataca” (2019) |©NOS Audiovisuais/ Aardman/ Studio Canal

Tal é o nível de citação e influência neste novo capítulo de “A Ovelha Choné” que os trocadilhos com  obras de referências se começam a sentir desde logo no título, seja o título nacional, em português, ou o título inglês, original, da obra. Neste caso “A Quinta Contra-Ataca” é uma clara referência a “Star Wars” e ao seu “O Império Contra-Ataca”, capítulo V da saga original.

Neste caso, “A Guerra das Estrelas” não é propriamente uma referência central nesta nova aventura da Ovelha Choné. A narrativa aborda outros clássicos da ficção científica, mas este trocadilho assentava na perfeição, pois, de facto, a Quinta da Ovelha Choné defende-se neste capítulo de muitas ameaças, sejam elas internas ou externas…Curiosos?


O TÍTULO EM INGLÊS – A SHAUN THE SHEEP MOVIE: FARMAGEDDON (2019) 

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca
No original “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon” (2019) |© NOS Audiovisuais/ Aardman Animation

O título original do filme reveste-se de uma intenção semelhante. Pretende estabelecer uma aproximação entre este capítulo de “Shaun the Sheep” e um fenómeno da ficção científica. “Farmageddon” (em português seria qualquer coisa como Farmagedão) é uma clara referência ao filme de 1998, “Armageddon”, e ao próprio conceito de Armageddon, um conceito bíblico que remete para a luta final entre as forças do bem e do mal (no final dos tempos).

Quanto ao filme de Michael Bay, esta criação que mistura acção, aventura e sci-fi recupera o trabalho de um conjunto de astronautas, que no decurso de uma reparação de rotina são surpreendidos com uma chuva de asteróides. Para conseguirem impedir que estes enormes asteróides atinjam o Planeta Terra, há que recrutar uma equipa de…..especialistas de perfuração (??) para travar o inevitável. Uma criação cinematográfica francamente má, mas que permitiu a criação de um título bem inteligente, e que deixa adivinhar o que esperar deste filme de stop-motion.


O PRIMEIRO CONTACTO (2016)

arrival
Amy Adams em “O Primeiro Contacto” (2016) |©Paramount Pictures

Arrival“, ou em português “O Primeiro Contacto” é uma grande obra de ficção científica realizada por Denis Villeneuve, que com o novo capítulo de “Blade Runner” e com a nova adaptação de “Dune”, promete ser uma nova grande certeza dentro do género.

Em “Arrival”, Amy Adams é uma profissional de linguística a estabelecer contacto com uma raça extra-terrestre, a qual chega à terra com uma abordagem aparentemente não ameaçadora. E embora as referências visuais sejam equiparáveis em alguns momentos, a abordagem em “A Ovelha Choné”, por parte das instituições governamentais, é muito mais agressiva, com o contacto com os aliens dominado por “mal entendidos”.


GRAVIDADE (2013) 

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca
Poster – Paródia de “Gravidade” | ©Página Oficial de Facebook/ Studio Canal/ Aardman Animations
“Gravidade” é uma referência incontornável no mundo desta sequela de “Shaun the Sheep”. No verão, o Estúdio chegou até a publicar posters em estilo de paródia, sendo um deles alusivos a este filme protagonizado por Sandra Bullock. A menção visual chega quando a Ovelha Choné e os seus companheiros de aventuram embarcam rumo a um planeta alien, e, pelo caminho, param numa estação espacial. Perdidos (temporariamente) no espaço, os amigos lá encontram forma de voltar ao Planeta Terra para cumprir a sua missão.


DEBAIXO DA PELE (2013)

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca
Paródia “Debaixo da Pele” |©Página Oficial/ Studio Canal/ Aardman Animations

“Under the Skin” é um filme pesado, uma ficção científica de terror, e que não tem, tematicamente, grande afinidade com esta animada aventura da Ovelha Choné. Contudo, tem algo em comum. A história é contada, em grande parte, do ponto de vista de um alien. Assim, os criadores desta obra de animação quiseram prestar homenagem a uma das suas inspirações mais contemporâneas, a obra de Jonathan Glazer protagonizada por Scarlet Johansson. Esta homenagem passou por mais um poster em estilo paródia. De resto, Lu-la é uma visitante bem mais simpática do que a protagonista de “Debaixo da Pele”.


SINAIS (2002) 

Choné - backtage
“A Ovelha Choné” ou “Sinais” , de M. Night Shyamalan? |© Aaardman Animation/ NOS Audiovisuais
Os paralelos são mais que evidentes, e esta maquete do filme “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” torna-os ainda mais fáceis de identificar. Em “Sinais”, do rei das reviravoltas M.Night Shyamalan, uma família que vive numa quinta repara em círculos misteriosos nas suas colheitas, os quais sugerem que algo assustador se está a aproximar….
Aqui, Lu-la, a visitante de uma outra dimensão, chega à quinta da Choné e faz também ela uma viagem especial, desta vez de trator! Caso tenham ficado dúvidas, aqui fica o Poster Promocionais alusivo a “Signs”.


HOMENS DE NEGRO (1997 – PRESENTE) 

MIB - Homens de Negro
MIB | © Columbia Pictures

A saga dos “Men in Black” continua a atrair espectadores em 2019, com novas versões deste clássico sobre vida extra-terrestre. Na sequela de “A Ovelha Choné”, conseguimos encontrar na Agente Vermelha,  a antagonista do filme, uma clara alusão a estes “Homens de Negro”, bem habituados à presença de vida alien.

Como sabemos, em “Homens de Negro”, os aliens vêm em todas as formas e feitios, o que certamente também poderia ser verdade neste “Farmaggedon”, mas a verdade é que os únicos aliens que conhecemos são Lu-la e os seus pais, uma espécie colorida, energética e pouco ameaçadora, um pouco como os personagens de “Men in Black”.


X-FILES/ FICHEIROS SECRETOS (1993 – 2018) 

A Ovelha Choné: A Quinta Contra Ataca
A Antagonista de “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” (2019) |© Aardman Animations Limited and Studiocanal S.A.S.

Aqui, uma referência sonora. A famosa música do genérico de “X-Files”, que qualquer amante de cultura pop consegue recuperar na sua mente, serve, neste novo capítulo da Ovelha Choné, como código de porta secreto numa instalação governamental dedicada à captura de aliens. O franchise iniciado nos anos 90, e que continua a regressar com novos filmes e temporadas da série, traz consigo uma iconografia e banda-sonora essenciais, que aqui merecem um breve piscar de olhos.

A antagonista do filme, a “Agente Vermelha”, é aquela que utiliza esta música como código secreto.


E.T – O EXTRA-TERRESTRE (1982) 

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca
A Ovelha Choné em 2019 |© Aardman/ Studio Canal/ NOS Audiovisuais

Várias são as referências que conseguimos identificar neste filme que requerem pouco esforço, mas a mais incontornável de todas é muito provavelmente “E.T”. Esta é a referência mais directa, especialmente se considerarmos que “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” homenageia, em primeiro plano, a obra de  Steven Spielberg.

Este mural alusivo à viagem de Elliot e E.T rumo à lua é uma dica visual imperdível, mas toda a estrutura da narrativa nos leva até esta homenagem. Lu-la, como “E.T”, é um pequeno alien, simpático, jovem, curioso, ligeiramente distraído e propenso a fazer disparates, mesmo que de forma não intencional. Tão encantadora e irreverente como o personagem clássico de Spielberg, Lu-la é uma presença que preenche o ecrã e traz consigo todos estes ecos.


ENCONTROS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977) 

Choné
Encontros Imediatos na Quinta ….Dimensão |©NOS Audiovisuais

Chegamos a uma das referências mais centrais deste capítulo da “Ovelha Choné”, inclusive indicada como linha promocional do filme. O filme de 1977, realizado por Steven Spielberg, faz as lides do poster nacional e internacional. Em português ficou “Encontros Imediatos na Quinta…Dimensão”. Em inglês, ainda é possível brincar com a alusão animal, sendo a frase promocional: “Close Encounters of the Furred Kind”, onde o trocadilho reside na troca de “third” (terceiro) por “furred”, que nos remete para criaturas peludas.

“Close Encounters of the Third Kind”, de Spielberg, é uma narrativa clássica de cientistas que investigam vida alienígena. Simultaneamente, conta-nos a história de um homem comum e a sua busca incessante por um OVNI. Neste capítulo da Ovelha Choné temos tudo isso, desde Aliens a instituições governamentais que tudo fazem para os encontrar.

Adicionalmente, a nave espacial que aqui vemos, e a forma como ela aterra, também nos faz lembrar, e bastante, esta história contada por Spielberg.


O TUBARÃO (1975)

Shaun the Sheep A Ovelha Choné Influencias
“O Tubarão” (1975) |©Universal Pictures

Spielberg é uma das maiores referências, ou antes, um dos realizadores que mais é homenageado neste filme, como foi já referido. Ora,  como grande figura a quem se presta homenagem, não são apenas as suas obras de ficção científica que merecem menção. Adicionalmente, encontramos no filme uma outra referência bem curiosa.

Quando Lu-la e Choné estão no supermercado, onde Lu-la vive uma grande aventura, familiarizando-se com um conjunto de produtos alimentares que lhe são desconhecidos, vemos que esta mergulha no corredor dos congelados e “nada” neste, parecendo ter uma ameaçadora e familiar barbatana de fora! Se ainda não tiveres visto “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” fica atento a estes curiosos detalhes.


2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968) 

2001: A Space Odyssey (1968)
“2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968) |©Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)

“2001: A Space Odyssey” é uma das referências essenciais que os realizadores deste capítulo da Ovelha Choné, Richard Phelan e Will Becher, mencionam como central. Várias são as menções que podemos fazer, entre os fatos espaciais e, claro, sem esquecer a cena na Estação Espacial, que evoca diversos filmes dentro do género.

Contudo, em “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” o elemento que é mais evidentemente replicado é o monólito, um elemento visual importante em “2001”. Aqui, e de acordo com Phelan e Becher, o monólito é homenageado com humor, dando origem a um “pedaço de tosta queimado”.

Adicionalmente, diversas peças musicais presentes em “2001: Uma Odisseia no Espaço” podem ser encontradas no filme. Nomeadamente, no momento em que os personagens vão ao espaço podemos ouvir uma peça de Strauss, a célebre valsa  “Danúbio Azul”.


DOCTOR WHO  (1963 – PRESENTE)

A Ovelha Choné referências
“Doctor Who” (2005 – ) |©Simon Ridgway/BBC

“Doctor Who”, série britânica emitida entre 1963 e 1989 e posteriormente recuperada no século XXI, é um enorme sucesso junto de um determinado nicho de mercado, os fãs de ficção científica, que de certo não terão problemas em encontrar possíveis referências escondidas. Uma delas é uma alusão à famosa cabine telefónica, que surge na forma de uma casa de banho portátil. A ver (ou rever) este “Farmageddon” há que ficar à espreita e não perder estes piscares de olhos.


A INVASÃO DOS DISCOS VOADORES (1956) 

A Ovelha Choné influências
“A Invasão dos Discos Voadores” (1956) |©Columbia Pictures Corporation

“Earth Vs The Flying Saucer” é um thriller de ficção científica referenciado pelos criadores deste capítulo da Ovelha Choné como uma das inspirações que se reflectem nesta animação. Ainda pertencente ao período do preto e branco, recupera uma invasão alien bem menos afável do que a de Lu-la, a co-protagonista de “A Quinta Contra-Ataca”,  uma simpática visitante. Ao contrário de Lu-la, estes visitantes tinham como intenção escravizar o Planeta Terra!

Se repararmos bem, este filme é mais uma das notáveis influências que ajudaram a moldar a nave espacial que vemos nesta animação do Estúdio Aaardman.


O DIA EM QUE A TERRA PAROU (1951)

a ovelha choné
“O Dia em que a Terra Parou” (1951) |©Twentieth Century Fox

O filme de 1951  “The Day the Earth Stood Still”, foi um dos filmes que os realizadores de “A Quinta Contra-Ataca” mencionaram como influência aquando da nossa entrevista na Comic Con Portugal. O clássico de ficção científico, que voltou a ser adaptado ao ecrã em 2008, narra a história de uma invasão alien, na qual a terra recebe um embaixador intergalático, que dá pelo nome de Klaatu. Klaatu surge numa nave misteriosa, acompanhado por um robô silencioso com poderes incompreensíveis – Gort. A figura extra-terrestre declara vir em paz, mas vem também com um ultimato que pode colocar tudo em causa…

A iconografia deste robô e da saída da neve ecoa nesta aventura da Ovelha Choné.

“A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” é um festim de “Easter Eggs”. Uma narrativa simples, perfeita para miúdos e com muito para oferecer aos graúdos.

Estas são apenas algumas das referências cinematográficas e televisivas que podemos localizar no filme. Se és o Rei (ou Rainha) do sci-fi, encontra-as a todas! 

[tps_footer]

Lê Também:   A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca | Conversa com os criadores na Comic Con Portugal 2019

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *