As 10 melhores bandas sonoras de fevereiro
Já vamos no terceiro mês do ano e já contamos com grandes bandas sonoras em 2019. A Magazine.HD fez uma seleção das melhores de fevereiro que vais querer ouvir e reouvir!
A banda sonora é frequentemente um dos elementos mais esquecidos nos filmes (tal como nas séries), face a todos os outros aspetos mais visuais, mas todos nós sabemos o papel fundamental que desempenham nos mesmos. Som ambiente, efeitos sonoros, diálogos, música… o que seria de um filme sem banda sonora? Depois do nosso top das melhores bandas sonoras de 2018, eis pois a nossa seleção das melhores de fevereiro de 2019:
ROMA: MUSIC INSPIRED BY THE FILM
- Editora: Sony Masterworks
- Compositor: Vários artistas
Haverá algo mais bonito do que vários artistas juntarem as suas criações, que foram inspiradas pelo recente filme “Roma”? Apesar de não ser uma banda sonora oficial, este é um álbum único e que conta com contribuições de Patti Smith e Billie Eilish, entre outros. Vale a pena ser ouvido!
MÚSICA | OUVE UMA MÚSICA DO ÁLBUM
THE UMBRELLA ACADEMY
- Editora: Lakeshore Records
- Compositor: Jeff Russo
Jeff Russo foi o compositor de várias bandas sonoras icónicas, como a de “Fargo” (tendo ganho um prémio pela mesma), “Counterpart” e “The Night Of”, entre outras. Na famosa e recente série da Netflix, “The Umbrella Academy”, Russo criou uma banda sonora que nos lembra os filmes de animação e, assim, nos leva para o mundo entre a fantasia e a realidade. A banda sonora não original da série reúne clássicos dos “Queen” e dos “Doors”, tornando-a assim numa série com uma excelente banda sonora a todos os níveis.
MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA
COMO TREINARES O TEU DRAGÃO: O MUNDO SECRETO
- Editora: BackLot Music
- Compositor: John Powell
O nome de John Powell é um daqueles que fala por si: compositor de bandas sonoras de filmes como “Shrek”, “A Fuga das Galinhas”, “Ms. e Mr. Smith”, entre outros (e nos quais constam muitos filmes de animação, como este), em “Como Treinares o Teu Dragão: o Mundo Secreto“, John Powell compôs músicas potentes para orquestra, formando uma banda sonora que, na sua totalidade, vale por si só.
MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DE JOHN POWELL
HOUSE OF CARDS (TEMPORADA 6)
- Editora: Varèse Sarabande
- Compositor: Jeff Beal
Qualquer fã de “House of Cards” sabe que esta é uma série cuja banda sonora é sempre forte e muito importante, em qualquer temporada. Não é exceção no caso da sexta, para a qual Jeff Beal compôs músicas que criam sempre muito mistério e rigidez.
MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA DE HOUSE OF CARDS T6
O OUTRO LADO DO VENTO
- Editora: La-La Land Records
- Compositor: Michel Legrand
“O Outro Lado do Vento” é um filme com uma longa história, contando com mais de 40 anos em desenvolvimento, depois de Orson Welles ter morrido antes do filme estar concluído (estava na fase de pós-produção). Michel Legrand, que compôs a banda sonora para este filme, faleceu no início deste ano, a 26 de janeiro, mas deixou para trás músicas que são uma lufada de ar fresco, relembrando as bandas sonoras mais clássicas e o seu peso caraterístico nos filmes, dirigido ao espectador/ouvinte de um modo um pouco menos subtil e mais indireto do que acontece hoje em dia, na maioria das vezes. É um álbum que, mesmo se não for associado a um filme, tem um enorme valor.
MÚSICA | OUVE AS MÚSICAS DE MICHEL LEGRAND PARA O OUTRO LADO DO VENTO
O FILME LEGO 2
- Editora: WaterTower Music
- Compositor: Mark Mothersbaugh
Mothersbaugh compôs as bandas sonoras de filmes como “Hotel Transylvania”ou mesmo o primeiro filme da LEGO. Em “O Filme LEGO 2” o compositor joga muito bem com a música eletrónica, à semelhança do que acontece na saga “Hotel Transylvania”, dando um ritmo muito mais futurista às músicas, que andam entre as sonoridades que tipicamente ouvidos nos filmes de ação e simultaneamente nos de animação.
MÚSICA | ENTRA NO MUNDO DO LEGO 2 COM A SUA BANDA SONORA
ARCTIC
- Editora: Sony Classical
- Compositor: Joseph Trapanese
Em “Arctic” temos uma banda sonora muito mais subtil, em comparação com as outras da seleção deste mês, mas não deixa de ser intensa e misteriosa ao mesmo tempo que é algo monótona e simplista, resultando em músicas intensas, especialmente se associadas à história do filme (sem necessariamente implicar a sua visualização).
MÚSICA | OUVE A BANDA SONORA DE ARCTIC
DAS BOOT
- Editora: Bavaria Sonor Mediathek
- Compositor: Matthias Weber
Nesta banda sonora gravada em digital de “Das Boot” nota-se que existe uma edição de som que teve o cuidado de manter o ambiente típico da música analógica, que fez parte do filme de 1981 que deu origem à série. Na sua totalidade, é um álbum que, apesar de estar associado ao tema que está, tem partes e faixas bastante enérgicas.
MÚSICA | OUVE UMA FAIXA DA BANDA SONORA DE DAS BOOT
LANCASTER SKIES
- Editora: MovieScore Media
- Compositor: James Griffiths
A banda sonora de “Lancaster Skies” tem uma mistura interessante de músicas que nos transmitem sentimentos de esperança e compaixão como parecem saídas de um filme de animação, tal é a fantasia inerente às mesmas. É uma banda sonora onde se detetam facilmente várias influências, muitas vezes expressas na mesma música, tornando-a bastante original.
MÚSICA | OUVE A BANDA SONORA DE JAMES GRIFFITHS
OF FATHERS AND SONS
- Editora: Konigskinder
- Compositor: Karim Sebastian Elias
“Of Fathers and Sons” esteve nomeado nos Óscares, na categoria de Melhor Documentário e retrata o jihadismo e o terrorismo radical presente na Síria. Como não podia deixar de ser, a banda sonora deste filme é poderosamente perturbadora, fazendo uso de cordas ou de sons eletrónicos soltos para criar, por vezes, uma disparidade na restante melodia, causando um certo desconforto (que se justifica) ao ouvinte.
MÚSICA | NÃO VAIS FICAR INDIFERENTE À BANDA SONORA DE OF FATHERS AND SONS
O que pensas desta nossa seleção de fevereiro? Alguma banda sonora que acrescentarias ou retirarias?